
Tenho observado muita gente empolgada com a distribuição digital de filmes por aí, dizendo que é o futuro do Home Video. Já vi até alguns afirmando que o Blu-ray será “pulado” historicamente, pois os downloads vão substituir o DVD, sem passar pela mídia do raio azul. Sei que tem muita gente torcendo contra o BD (sem entender o motivo de tal repulsa) e de muita gente que tem “antipatia” justamente pelos preços altos de discos e players (aqui no Brasil, pois nos EUA já tem BD mais barato que DVD). Mas como já disse no post da popularização é uma questão de tempo para que a massificação ocorra e o preço comece a ficar atrativo.
E para aproveitar, vejam esta mensagem de 1996, onde o autor afirma praticamente as mesmas coisas que se diz hoje contra o Blu-ray, tantando provar por A mais B que o DVD “não daria certo”.
Abaixo, o meu ponto de vista como colecionador, mas ao mesmo tempo pensando no mercado como um todo (tanto do ponto de vista de quem produz quando daqueles que distribuem o conteúdo), sobre os downloads “oficiais” de filmes, séries e shows.
Vamos ao “Top Five”:
1 – SOBREVIVÊNCIA DOS ESTÚDIOS DE HOLYWOOD
Há muito tempo a bilheteria dos cinemas não é mais a única renda que as produtoras contam para lucrar. Desde o surgimento do DVD e sua popularização, muitas verdinhas engordam a conta dos estúdios todo ano. As vendas de DVDs em muitos casos são até maiores que as respectivas bilheterias. Definitivamente, eles não querem abrir mão de tal receita, muito pelo contrário. Com a atual saturação do mercado de DVDs (principalmente no catálogo) é fundamental que se busque outra fonte, pois a atual está secando (não vai dar pra sobreviver só de lançamentos). O Blu-ray já é a aposta de TODAS as produtoras como a salvação do mercado de Home Video. O download ou streaming não foram ainda colocados como alternativa principal, pois os estúdios tem um medão da pirataria que esse tipo de distribuição pode gerar (mesmo que existam meios de controlar isso através de DRM).
2 – LIMITAÇÔES DE CONEXÃO
Fazer download de música é barbadinha, mas o mesmo não acontece com vídeo em Full HD. Poucos países no mundo possuem infraestrutura suficiente para que arquivos tão grandes trafeguem de lá pra cá com desempenho mínimo (o que obviamente não inclui o Brasil). Pelo andar da carruagem digital, ainda deve demorar mais de CINCO anos para que exista uma banda larga que compense o investimento das produtoras na massificação da distribuição digital (coisa que ainda está difícil de acontecer pelos motivos apontados no item anterior). No Brasil então, com os preços abusivos cobrados pelos provedores, uma banda larga (que possa se chamar assim) ainda é coisa para poucos.
3 – LIMITAÇÕES DE QUALIDADE
Relatos de pessoas que usam a iTunes Store e a Netflix para comprar/alugar filmes nos EUA apontam para uma imagem pior (720p) e um áudio padrão de DVD (5.1 canais), que não chegam aos pés do que o Blu-ray oferece. Além disso o streaming de 1MB/s dos vídeos em HD não se compara aos 40MB/s do Blu-ray. Obviamente, essa diferença entre a qualidade da imagem só pode ser percebida em aparelhos de HDTV (na TV convencional tudo é nivelado por baixo). Assim sendo, o download de filmes na atualidade pode se comparar a “alugar um DVD melhorado online” e vai demorar MUITO (mesmo) para que o serviço chegue ao nível de um Blu-ray (se chegar).
4 – LIMITAÇÕES DE CONTEÚDO
Tudo bem que quem não é colecionador não dá bola para os extras. Quem ALUGA um filmezinho em DVD no final de semana só para assistir ao conteúdo principal, continuará fazendo isso fisicamente (ou virtualmente, quando os itens anteriores forem resolvidos). Mas e quem COMPRA, em sua maioria absoluta, gosta de saber os detalhes da produção, ou ouvir os comentários do seu diretor favorito. Se distribuir apenas o filme já é uma tarefa difícil (por tudo que envolve o controle de cópia e os direitos sobre a obra), imaginem o material adicional!
5 – O SER HUMANO É UM SER FÍSICO
É da natureza do ser humano “sentir” e “ter” posse de algo, o que não acontece com um produto que é formado apenas de zeros e ums, que não é tátil. Para o colecionador então, é quase impossível de se imaginar a quantidade de discos rígidos necessários para ter uma coleção mínima de filmes, seriados e shows com a MESMA qualidade de um Blu-ray. Abrir o celofane, ler o encarte, mostrar a aquisição para os amigos e outras atividades prazerosas são coisas que fazem parte do da vida de quem coleciona. Talvez neste aspecto o argumento seja mais subjetivo, mas não deve ser ignorado.
Concluindo: é fácil perceber o momento em que as produtoras só lançarão seu filme preferido em BD, forçando a troca do padrão motivadas pelo simples interesse econômico (sendo esse fato determinante na adoção do formato por aqueles que gostam de ter seu “cinema em casa”). Fica claro que o download de vídeo pela internet é muito mais um desejo de quem acha que vai pagar menos por isso (o que NÃO vai acontecer) do que uma realidade a curto prazo. O Blu-ray já está aí, e se não fosse a longa guerra dos formatos (que cessou só em 2008) e a crise econômica do final do ano passado, teríamos um quadro bem diferente hoje.
-----------------
Blu-rays com legendas em português:
Dificuldades em comprar na Amazon? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior
Posts relacionados:







março 15th, 2009 at 18:35
Acho que esse povo que gosta tanto de streaming e downloads é quem só baixa filmes na web ripados de DVD e BD, já vi rips de Blu-Ray LINDOS, mas você precisa de uma boa máquina para rodar, fora que armazenar isso não é simples (cerca de 6-8gb por filme). Mas isso não é legal, não são as distribuidoras que fornecem, então é "fácil" baixar.
O problema é que ninguém quer pagar 60-120 reais só pra assistir ao filme, que é o que MUITOS fazem hoje baixando ou comprando piratão.
Mas eu torço pelo Blu-Ray, não vejo a hora de começar minha coleção! E concordo, JC, o download não vai vencer, não conseguiram até hoje, não vai ser agora que vai funcionar…
março 15th, 2009 at 18:36
Acho que esse povo que gosta tanto de streaming e downloads é quem só baixa filmes na web ripados de DVD e BD, já vi rips de Blu-Ray LINDOS, mas você precisa de uma boa máquina para rodar, fora que armazenar isso não é simples (cerca de 6-8gb por filme). Mas isso não é legal, não são as distribuidoras que fornecem, então é fácil baixar, já que você não paga nada…
O problema é que ninguém quer pagar 60-120 reais só pra assistir ao filme, que é o que MUITOS fazem hoje baixando ou comprando piratão.
Mas eu torço pelo Blu-Ray, não vejo a hora de começar minha coleção! E concordo, JC, o download não vai vencer, não conseguiram até hoje, não vai ser agora que vai funcionar…
março 15th, 2009 at 18:57
Esse número 2 aí é o que derruba tudo…
Vejam essa reportagem sobre a banda larga no Brasil…
http://www.youtube.com/watch?v=z89Af2bOJM0
Não só o limite mensal de tráfego (que a Velox por ex. não tem, e a GVT parece que diz que tem, mas não aplica), como o traffic shapping aplicado, a grande indústria apelando agora pra transformar os provedores em dedo-duro… enfim, muita coisa está errada, e ultrapassada, a ganância não é só das distribuidoras, mas dos provedores de banda larga.
E no Brasil vimos a fusão da Oi/Telemar com a BR Telecom… o que representaria quase 50% do mercado. As pequenas como GVT quando foram pra capitais onde a Oi/Telemar reinava com seus preços abusivos (R$ 120/160 em 1 Mega, por ex.), rapidinho ela tratou de disponibilizar 2, 4 e 8 Megas e baixar (como faz no RJ e Minas). E olha que o preço ainda é maior que o que se paga por 30 Megas de fibra ótica em SP! Enfim, pra não me estender muito, basta dizer que a desigualdade nos preços dentro do próprio Brasil e no exterior é absurda.
Esse pra mim é o motivo número 1 pra venda pela internet/os downloads não prosperarem. A vantagem é que seria resolvido o problema da escassez, os títulos fora de catálogo, o monopólio do direito de cópia das distribuidoras. A gente poderia escolher o que levar, e não precisaria mais esperar eternamente pra um título ser lançado aqui.
Economizaria em frete, impostos, lucro do estabelecimento (bem maior quando esse é loja física)… E até mesmo na embalagem, se fosse o caso. Aliás, você tocou nesse ponto, mas isso é outra coisa que deveria ser vendida separadamente – estojos Amaray, Digipack, de covers diferentes. Não ficarmos mais atrelados àqueles escolhidos pela filial nacional.
Reconheço a vantagem de se comprar pelo meio físico, mas imagino que num futuro muito distante, ele seja mais deixado de lado. Eu mesmo não gosto da idéia de lidar com discos todo dia (ter que inserir toda vez no drive). Prefiro deixar tudo guardado como backup de segurança. E acessar minha coleção de um ponto único, um grande disco rígido. Ou algo nesse estilo… E, claro, não usar essa vantagem pra propagar esses mesmos títulos em menor qualidade, comprimidos.
Tecnologia nós temos, o que falta é boa vontade de muita gente… e, claro, pararem com essa bobagem de criar novas proteções, colocar DRM, propagandas que você não pode "pular" em DVDs ORIGINAIS contra a pirataria… nota-se que na lista de prioridades dessas companhias o colecionador sempre fica em segundo plano, seja aquele que se interessa por um método de vendas ou outro.
março 15th, 2009 at 19:42
Não vou comentar sobre as outras razões, apenas sobre a 5ª.
Posso falar por mim, o "prazer" que tenho em ver meus DVDs no armário, em poder apreciar uma edição melhor, com mais extras, enfim, não dá nempra descrever, só mesmo aqueles que também são colecionadores para entender.
Ainda não entrei na era do raio azul, pelo motivo principal, valores, mas com certeza, se tiver que abandonar meus DVDs e mudar para alguma outra mídia, acho difícil me encantar com a distribuição digital.
Por enquanto, fico aqui torcendo, para que os preços do blu-ray, passe a ser acessível. ( Ao meu bolso ainda não é. )
março 15th, 2009 at 19:51
Concordo, adoro apreciar minha coleção sempre que passo por ela ^^
E me exibir pros amigos mostrando ela também, haha!
março 15th, 2009 at 20:10
O post sobre como o DVD iria fracassar é simplesmente impagável! leitura obrigatória… Como diz à música: "Ai meu deus que palpite infeliz!" O cara errou MUITO feio… Juro q queria bater um papinho com ele e ver a cara dele com o mercado de DVDs de hoje…
março 15th, 2009 at 20:24
Eu sentirei saudades das midias fisicas se distribuição digital vingar algum dia.
março 15th, 2009 at 20:44
Talvez essa previsão fosse mais adequada na época que o laserdisc foi lançado, nos anos 80. Pois ele nunca competiu diretamente com o VHS, era bem diferente do Blu-ray hoje, quando o DVD já está consolidado, mas o ceticismo ainda está aí (agora com os downloads).
Além de desajeitado, era caro e não tinha como gravar (enquanto proliferavam as fitas VHS copiadas no mercado). Ainda mais você tinha que ficar virando de lado aquele trambolho, que podia até continuar em outro disco. Por isso que é normal que no mesmo ano que o DVD era lançado (1996), você ver alguém cético com relação à tecnologia. Pois o LD era caro, restrito mais aos colecionadores, mais fácil de estragar, e até mais barulhentos…
E na época que o DVD foi lançado, menos de 5% dos americanos ainda consumiam LDs. Além do mais, os aparelhos de DVD no começo eram muito caros, como toda nova tecnologia, ainda tinha muito chão pela frente.
É dito que no filme DVPF 2 há uma rápida cena onde se vê uma pilha de LDs (e discos menores) descartados, naquele ano de 2015. Essa sim seria uma previsão acertada? Hehe.
março 15th, 2009 at 21:48
boa noite jotacê… estou super interessado em começar minha coleção de blu-rays, mas tenho uma dúvida e gostaria de saber se vc pode me responder se não for muito encomodo… para eu poder começar minha coleção preciso ter um blu-ray player, mas não sei se ele pode ser utilizado em televisores antigos de 29"… será que o player funciona nessas televisões ou preciso de uma TV mais recente??? agradeço desde já a sua resposta…
março 15th, 2009 at 21:51
concordo com vc… se exibir por causa de seus dvds é muito bom, hehehe… a melhor parte de ser colecionador é poder admirar sua coleção e não quero fazer isto tendo que abrir pastas e arquivos no meu pc… torço para os BDs vencerem a batalha contra os downloads!!!!!!!!!!!!!!!
março 15th, 2009 at 21:53
É um assunto delicado, concordo em algumas coisas outras não.
março 15th, 2009 at 21:57
Com o que exatamente você não concorda? Fiquei curioso!
março 15th, 2009 at 22:02
Pô Jotacê,
Concordo com os quatro motivos mas não com o quinto. Seu pensamento é como o meu e todo mundo que nasceu analógico, fora da web. Mas a realidade hoje é outra. Eu tambem sinto prazer em colecionar, ter o dvd, vê-lo na prateleira mas minha sobrinha, por exemplo não se importa com isso. O exemplo mais forte é o cd, há tempos ela não liga pra cd, prefere baixar suas músicas e o sucesso do itunes nos EUA comprova isso, o cara compra a música que quiser, na hora que quiser. Eu ainda coleciono cdse dvds e a turma mais nova vê isso com um certo estranhamento.
março 15th, 2009 at 22:10
Ótimo ponto, me permite fazer uma observação que não fiz no post: a questão do CD é outra: os arquivos são MUITO menores que os de vídeo em Full HD e a qualidade do áudio na iTunes Store é tão boa quando o do CD original. Portanto, não podemos fazer uma relação direta. Outra: existem CDs MAIS CAROS que DVDs, e oferecem MUITO MENOS em termos de recursos. Tudo isso contribui para que a baixaria de arquivos de música seja enorme.
Em tempo: não sou tão velho assim não! :@
março 15th, 2009 at 22:11
obrigado pela resposta… home theater sério??? agora vai demorar ainda mais um pouco para a coleção começar, hehehe…
março 15th, 2009 at 22:11
Ótimo ponto, me permite fazer uma observação que não fiz no post: a questão do CD é outra: os arquivos são MUITO menores que os de vídeo em Full HD e a qualidade do áudio na iTunes Store é tão boa quando o do CD original. Portanto, não podemos fazer uma relação direta. Outra: existem CDs MAIS CAROS que DVDs, e oferecem MUITO MENOS em termos de recursos. Tudo isso contribui para que a baixaria de arquivos de música seja enorme.
Em tempo: não sou tão velho assim não! :@ :p
março 15th, 2009 at 22:11
Ótimo ponto, me permite fazer uma observação que não fiz no post: a questão do CD é outra: os arquivos são MUITO menores que os de vídeo em Full HD e a qualidade do áudio na iTunes Store é tão boa quando o do CD original. Portanto, não podemos fazer uma relação direta. Outra: existem CDs MAIS CAROS que DVDs, e oferecem MUITO MENOS em termos de recursos. Tudo isso contribui para que a baixaria de arquivos de música seja enorme.
Em tempo: não sou tão velho assim não! :@ :p
março 15th, 2009 at 22:16
Deixa eu explicar: você pode ouvir o Blu-ray mesmo sem Home Theater, porém não terá condições de usufruir do melhor recusrso da mídia ao meu ver. O som vai ser reproduzido, mas com compressão e em somente em dois canais.
março 15th, 2009 at 22:16
Deixa eu explicar: você pode ouvir o Blu-ray mesmo sem Home Theater, porém não terá condições de usufruir do melhor recurso da mídia ao meu ver. O som vai ser reproduzido, mas com compressão e em somente em dois canais. Agora ficou melhor explicado?
março 15th, 2009 at 22:16
Deixa eu explicar: você pode ouvir o Blu-ray mesmo sem Home Theater, porém não terá condições de usufruir do melhor recurso da mídia ao meu ver. O som vai ser reproduzido, mas com compressão e em somente em dois canais. Agora ficou melhor?
março 15th, 2009 at 21:00
"A vantagem é que seria resolvido o problema da escassez, os títulos fora de catálogo, o monopólio do direito de cópia das distribuidoras. A gente poderia escolher o que levar, e não precisaria mais esperar eternamente pra um título ser lançado aqui."
Apenas SONHE com isso, pois a distribuição digital será muito mais seletiva do que o meio físico. Para distribuir digitalmente, os direitos de distribuição são outros, e eu DUVIDO que alguma produtora refaça os contratos de filmes que não tenham apelo suficiente (ainda arriscando que alguém quebre o DRM e saia vendendo por aí mais barato).
Sente e espere.
março 15th, 2009 at 21:57
No começo eu também utilizava Blu-ray em TV de tubo. Eu percebia diferença (a imagem um pouco melhor), mas as outras pessoas não percebiam nada. Funcionar funciona, mas você pode se decepcionar (com a imagem) em uma TV convencional. Já para ter o áudio sem compressão que o BD oferece, você precisa de um receiver (Home Theater) compativel com as trilhas do Blu-ray.
março 15th, 2009 at 22:19
dvds eu acho ridiculo baixar da net e ter no pc… agora cd é diferente, pois no meu caso baixo da net… acho que naum vale a pena dar 30 reais para algo que vai ser copiado para o computador e guardado na gaveta… lógico que algum cd que é meu predileto vou querer ter na gaveta, mas naum é um caso geral… baixar cd jah é coisa normal no mundo de hj… o caso de dvds ainda eh reversivel graças a deus!!!… mas cada um com sua coleção e seus gostos (: viva a diferença de gosto dos seres humanos!!!!!!!!!!
março 16th, 2009 at 0:53
por isso boto menos fé nos cds do que nos BRs, mas quem baixa nem quer saber de qualidade, "dando pra ver", tá bom. Nem sou velho também, mas passei 18 anos sem saber o que era internet..rs
março 16th, 2009 at 3:04
Pra mim, como já disse anteriormente em outro post, o principal fator q emperra a massificação do BD são valores, q ao meu ver, não irão cair tão rapidamente. Segundo, o BD exige mto mais em relação a equipamentos do q o DVD exigia. Terceiro, mesmo pra quem não tem tanto essa limitação financeira, mas já possui uma coleção vasta de DVD's (q é o meu caso) fica desmotivado pra começar tudo de novo, não torço contra mas respeito o dinheiro q investi na minha coleção. Inclusive tenho vários amigos e conhecidos q pensam como eu.
março 16th, 2009 at 3:05
(Continuando)
A imagem do BD é melhor? Claro q sim, mas mtos esquecem q o DVD nas tv's HD tb ficam com ótima imagem qdo rodados em players com upscalling, o q torna o upgrade p/ o BD por enquanto algo somente p/ entusiastas. Ainda não me comovi com a nova tecnologia a ponto de achar q vale o investimento, pelo menos não nos próximos 3 ou 5 anos. Entrando agora no caso dos cd's, sou tão fã de música qto de filmes, e pra mim os valores são tão bem gastos pra um qto para o outro. E nos cd's tb temos as mídias de "alta definição" (SACD E DVD Áudio) e até hj nenhuma delas se popularizou. E garanto q mta gnt q compra DVD original tb compra cd original.
março 16th, 2009 at 11:41
concordo em tudooo….estou torcendo muito para que não acabem com a midia fisica…afinal como ficariamos nós colecionadores??? hehehe…a unica coisa que notei eh que com os blu-rays nao se ve mais digipacks e embalagens especiais como era no começo do dvd, eh uma pena pq era um charme essas embalagens :/
março 16th, 2009 at 11:43
Como ainda não faço parte da Comunidade do Raio Azul posso olhar apenas pelo ponto de vista dos DVD's. Eu faço meus downloads de filme ( e não são poucos ) mas nem por isso deixo de comprar os filmes. A grande maioria das vezes eu assisto filmes que eu não to muito afim de pagar para ver no cinema ou para saber se compensa ter o dvd. Eu também acredito que os arquivos de filmes não tiram espaço do mercado. Eu penso que quem não compra dvd's não compraria de qualquer forma. Supriria sua necessidade de filmes locando no fim de semana. Até porque como já foi dito nos comentários esse esquema de velocidade de internet aqui no Brasil é algo complicado e fora esse problema, ainda é imposto pelos provedores uma franquia de downloads. Eu com 3 megas já várias vezes excedi minha franquia de 30gb mensais por fazer muito download de filmes DVDRIP de 700mb a 1.4gb. Fosse baixar arquivos BDRIP onde o tamanho é em média algo em torno de 5gb limitaria muito. Eu não assisto só 6 filmes por mês. Fora isso como diz a razão 5, eu também me orgulho de ter a minha coleção para admirar, mostrar, pegar…. hehehe
março 16th, 2009 at 16:27
Uma mensagem de 1996 dizendo que o dvd não daria certo? Exagerada com certeza, mas mesmo assim eu só comprei meu dvd-player 6 anos depois.
O blu-ray deve vingar sim. Mas não adianta tentar empurrar o formato goela abaixo do consumidor porque vai demorar, no mínimo, mais um par de anos para o disco azul começar a "competir" de maneira significativa com o dvd.
PS: Download??? Passo!!!!
março 16th, 2009 at 16:40
É o que respondi em outro post, prefiro comprar NOVOS títulos em BD do que trocar os velhos em DVD para BD… É um investimento muito alto para se fazer!
março 16th, 2009 at 17:32
Nossa, isso é verdade Thathy! E para os colecionadores é algo muito importante! Não tinha reaparado nisso, mas é realmente uma pena que os BDs não sejam lançados com embalagens mais bacanas.
março 16th, 2009 at 17:35
O item 5 de fato é muito verdadeiro. E embora como o leitor Gustavo Dornas tenha apontado, a geração que já nasceu dentro da internet não pense dessa maneira, acredito que os que são colecionadores sempre pensarão assim, tendo nascido antes ou depois dos anos 90.
De fato essa necessidade humana de "posse" cai invariavelmente no material. E como muitos aqui mesmo disseram, emboram baixem filmes e séries pela internet, não deixam de comprar seus DVDs (e BDs) por isso.
março 16th, 2009 at 18:32
Maaas acho que isso deve mudar assim que começarem fazer os BD por aqui! Se 1 BD está sendo lançado por R$100 imagina com Digipack? hahahahaha [lógico que a gente sabe que os custos não aumentam na proporção que eles nos passam]
março 16th, 2009 at 20:52
Ola boa tarde/noite a todos do Jotace^^ comprei meu aparelho blu ray em agosto de 2008 junto com minha tv full hd….. ainda nao comprei muita coisa… estou com box Poderoso chefao + 1 harry potter + mamma mia……dvds ainda estou comprando….sendo wide 16×9 ainda tolero…….. mas realmente o motivo do Blu ray vir a vingar ou rsrs dar certo….. é a definição da imagem…. mesmo que tenha um dvd upscalling……. um blu ray ….. é um blu ray….. tempo ao tempo que populariza …. ainda 100 reais pra comprar de baciada é dificil igual comprar 5 filmes em dvd a 12,90 em qualquer e-commerce por ai…. como gostamos tanto de cinema comprar apenas 1 por 100 é dificil
março 16th, 2009 at 20:55
e ainda tenho que substituir muitos titulos favoritos…..ai que esta…..comprar pela segunda vez….ou até quarta kkkk vhs dvd…..depois sai um dvd edição especial vc compra…..ai agora blu ray….. kkk tira a gente da paciencia
março 17th, 2009 at 4:39
Existem sim BDs em digipak. Aqui no Brasil mesmo, Blade Runner (com apenas 3 discos) foi lançado em digipak. Há outros títulos também (como um show do David Gilmour) no exterior mas não muitos pelo que eu me lembro. Sobre embalagens especiais há o digibook (embalagem formato livro) e edições caprichadas pra colecionador como Casablanca, Dirty Harry, Eu Sou a Lenda e em breve O Mágico de Oz e O Vento Levou. Tudo isso nos EUA.
março 17th, 2009 at 12:38
Essa do Blade Runner não sabia, os shows é porque deve ter sido importado direto e só revendido aqui neh? Nos EUA tem muitas edições de colecionador já, o problema, como sempre, é aqui!
março 18th, 2009 at 1:45
Vejo o BD com os mesmos olhos que via o DVD. Sempre será assim a famosa repulsa por novas tecnologias, falar mal de algo que nem se tem em mãos é muito fácil, agora, ter um PS3 ou qualquer outro reprodutor de BD e um HT descente, vai notar muita diferença em quesito áudio/vídeo. BD veio para inovar, não é atoa que as empresas estão investindo milhões para a sucessão ocorrer conforme o esperado.
Agora voltando ao tópico, eu tenho PS3 portanto eu prefiro pagar o diabos que for em um filme que eu goste do que perder dias e dias baixando uma porcaria mal encodada da internet, que é o que tem aos montes… É complicado evitar a pirataria, mas sabemos que fazer uma pirataria de um BD atualmente é uma perda de tempo e de dinheiro. As mídias não estão tão baratas e no Brasil, poucos tem o prazer ou mesmo condições de ter um PS3 ou um reprodutor de BD. Infelizmente nosso pais é visto com maus olhos…
Sinceramente creio que lá para metade do ano que vem e mais tardado o fim do ano que vem, o BD esteja mais difundido na nossa cultura.
Bom é o que eu acho até então, caso veja outras coisas provável que a opinião fique mais refinada
março 18th, 2009 at 1:48
Realmente a melhor coisa que se possa fazer é apreciar a majestosa coleção de DVDs que com muito suor fora aumentando gradativamente com o passar dos tempos.
E o melhor de tudo é poder assistir ao filme quantas vezes você quiser e sem ter aqueles comentários muitas das vezes idiotas, típico comentário infantil de cinema.
março 18th, 2009 at 17:39
Se o filme é bom e o preço tá bom, compro mesmo. Pq eu curto muito mais assistir na minha tela de 29´´ ou na 42´´ da casa do meu pai, do que no computador. A qualidade é melhor, tudo, tem extras, sem contar que não usa minha banda, não deixa minha internet lenta. XD
É só ver que até hj, mta gente ainda compra cd. E musica é bem mais fácil de baixar.
Se eu gosto do filme, sou fã, compro.
março 19th, 2009 at 0:11
Bom, reclamam e reclamam da pirataria, mais procurar chamar a atenção pra uma boa venda de seus produtos não chamam né? Um exemplo é o DVD duplo de Batman o Cavaleiro das trevas, no segundo DVD os extras são só making of, não tem entrevista com ator,diretor e nem nada disso! Algumas distruibuidoras lançam filmes (com extras às vezes) em DVD de 4 giga quando era pra lançar em um de 8, capas mal feitas, papel tosco e muito mais!
Se fizerem essas coisas com o Blu ray também, pode falir muita distribuidora!
março 19th, 2009 at 5:00
Não sei se as pessoas fazem de bobas ou são ignorantes quanto ao ver filmes baixados na internet. Você pode baixá-lo, gravar num dvd-r e vê-lo na televisão, com legendas até melhores. Só não vão ter extras, mas quem baixa quer só ver o bruto da coisa.
Outra coisa que falam é que "o filme baixado estraga o aparelho". Bobagem. Ainda mais se você fazer sua própria gravação. O que, uma mídia virgem vai acabar com sua diversão? Até parece. Tudo lenda.
Agora, é aquela coisa: se pega algo no torrent pq alguém compartilhou (=emprestou), a partir de um produto com os direitos autorais pagos (falando dos dvds-rip). Se antes a gente emprestava uma fita vhs ou cd pra um amigo e não pegava nada, agora só pega pq o empréstimo está sendo feito a níveis estratosféricos. Lógico, considerando que vc vai apagar o arquivo depois de assistí-lo (isso sem falado do lance de copiá-lo e deixá-lo como parte de sua coleção de mídias Nipponic).
Quanto ao BD, acho que falta estrutura tanto do consumidor quanto dos prestadores de serviço. Porque esse mercado não vai sobreviver com os poucos abonados comprando os disquinhos de raio azul. Ok, os barateiam e aí? Nego vai ter que pagar os olhos da cara por um HT, uma tv de alta definição e um player. Viu só como é difícil? Todos esses seguimentos têm que entrar em harmonia! Em relação aos "prestadores", me refiro à banda larga. A estrutura do Brasil é RIDÍCULA e até ela chegar aqui, criarem concorrência para baixar os preços extorsivos e tal, daí se vão MUITOS anos.
Então, ou o BD usa Avon e Natura para se conservar até o futuro não muito próximo ou se mata agorinha mesmo.
março 19th, 2009 at 16:30
Tenho mais filmes em DVD-R (iso completa, alugada ou baixada) do que originais, mas é só uma questão financeira, pois são filmes que não sou tão fã ou até mesmo filmes que desconheço que peguei pra conhecer
filmes que não se acha mais a venda e também por não ter dinheiro sobrando pra viver comprando DVDs, compro poucos e tenho dificuldades em arranjar o dinheiro (estudante, sem emprego e sem mesada, é difícil).
Se tivesse condições trocaria tudo por originais!
E mesmo não tendo dinheiro, não vejo a hora de começar a colecionar Blu-Rays… A qualidade é muito superior e isso me importa!
"Venda" de filmes por streaming, no Brasil, nunca vai funcionar (sim, nunca, eu afirmo isso, pois tenho certeza de que não funcionaria)…
Os HTs, TVs, Players e Discos logo vão ficar mais baratos, claro que não é da noite para o dia que acontecerá a massificação, mas ela ocorrerá, mesmo que demore "um pouco"
março 19th, 2009 at 16:52
André, é por isso q eu digo q quem mais se entusisma com o BD, além das pessoas q tem dinheiro sobrando, são os colecionadores novatos ou q tem uma coleção relativamente pequena. Quem coleciona DVD desde o começo, montou um gde acervo, tenho certeza q não fica tão animado assim,,,
Entrando em outro assunto, vi alguns posts acima q tem gnt que fica mais preocupado com embalagem do q conteúdo. Eu prefiro mto mais um DVD (ou BD, q seja) duplo, com vários extras, imagem no aspecto original (e não o maldito "FOOLscreen"), áudio 5.1, lançados em Amaray normal mesmo, do q como faz (ou fazia) a Europa, q qdo não mutila a imagem, mutila o áudio. O DVD "A Rainha" é um gde exemplo do q essa empresa faz. Lança edições em digipack com acabamento exemplar, mas com imagem mutilada, o q no caso de um filme do gabarito desse é um crime.
Mas parece q isso está longe de acabar, vide os lançamentos da Imagem filmes…ou seja nem na nova tecnologia as empresas brasileiras se mostram dispostas a corrigir os erros do passado, oq me faz desanimar mais ainda…
março 19th, 2009 at 16:57
Qto ao caso do download, nem cmentei em nenhum post meu, pq pra mim é algo fora de cogitação. Pc e Net pra mim, são pra trabalho e pesquisas. Sempre fui colecionador de ítens q gosto (Hq's, Cd's, DVD's) e isso nunca vai mudar, não importa a tecnologia q estiver "vigente", desde q seja em estado "sólido"…rs
março 19th, 2009 at 17:32
Blu-ray é um complemento ao DVD. Não são todos os filmes em HD que merecem ser alvo de coleção. E no frigir dos ovos, o DVD acabará como mídia de "viagem" (on the go) e o Blu-ray a mídia para tela grande.
março 19th, 2009 at 18:09
Já comentei algumas vezes aqui nos posts sobre pessoas que tem grandes acervos em DVD, a solução é simples!
1 – Se tiver condições, pare de comprar DVDs e só compre os novos lançamentos em BD!
2 – Só compre os BDs de filmes que você já tem, se for os seus filmes preferidos, que você, com certeza, acha que vale a pena a troca!
Eu não tenho lá muitos DVDs, admito, mas os filmes que eu já tenho, não vou recomprar, só vou pegar o que não tenho ^^ até porque, um bom upscale "dispensa" a troca e também, haja dinheiro!
março 19th, 2009 at 19:59
Nesta semana recebi uns e-mails da paramount divulgando seus lançamentos em blu-ray e o que notei foi que todos os títulos expostos não vinha informando sobre a dublagem em português. E tou falando de lançamentos.
Veja as imagens dos títulos:
Trovão Tropical
Paranóia
Controle Absoluto
Eu ESPERO que seja apenas informação não repassada, porque se o raio azul além de caro, vier "capado"… é outro ponto negativo pra a sua massificação.
março 20th, 2009 at 2:01
Po cara discordo muito de vc em vários pontos
1- Disponibilizar conteúdo numa distribuição on-line não significa abrir mão da receita. Piratear arquivo de origem on line nao é mais fácil do que do blu-ray em si.
2- Cara não tem muito tempo eu levava horas pra baixar um mp3. Hoje tenho uma internet de 2mb e dá pra pegar um mkv em 1 dia.
3 – Tu do bem o Bluray realmente é melhor, mas essas informações são imprecisas ou insuficientes. O iTunes pelo menos roda a 5 mb/s em h264. A bit rate de 40 mb/s é para mpeg2 que não chega aos pés do h264. Os blurays em h264 tem bit rate máxima de 24 mb/s, o que realmente é uma grande diferença mas não essa toda que vc citou.
4- Cara a algum tempo já toda a informação de extra e muito mais pode ser facilmente encontrada na internet, com muito mais interatividade aliás.
5- Pois, é mas também há quem pense numa economia de espaço, pois com a evolução do armazenamento e acima de tudo da compressão de vídeo será facilmente estocada num hd uma prateleira de BD, com qualidade muito similar. E pense também nos custos ambientais, o que se fará com aquele dvd depois que vc comprar a versão em bluray? Quanto tempo leva um disco de dvd pra se decompor? Qual o prejuízo para o planeta da exploração da matéria prima dos discos oticos? Logo existem vantagens e desvantagens.
Acredito sim que o bluray vai vingar nessa geração, mas será a última mídia optica na minha concepção, e não terá a abrangencia que teve o dvd.
março 20th, 2009 at 3:20
5mb/s não roda aqui
E os discos opticos são recicláveis!
março 21st, 2009 at 16:55
Distribuição digital pra mim é sonho de pirateiro, pq são as unicas pessoas que não tem prazer algum em ter o produto em sua forma física, e colecionar algo virtual é realmente ridículo. Se essa tal distribuição digital acontecer o Brasil vai ser um problema e não vai ter vantagem nenhuma, com uma das piores banda larga do mundo (comprovado) e a mais cara do mundo (comprovado tb) quem vai ter paciência de esperar uma semana para baixar e assistir um filme em alta definição, podendo ir na loja, comprar e assistir na hora? Ninguém vai pagar 200 reais por mês pra ter uma banda larga melhorzinha (q por sinal nunca chega na velocidade prometida pela operadora) e tem gente q não sabe, q em muuuuuitos bairros a banda larga funciona pior q outros e nem adianta aumentar a velocidade . Sem contar o bloqueio de conteúdo, vcs acham q os estúdios vão liberar os downloads para o Brasil junto com os EUA? Claro q não! Vms continuar dependendo das distribuidoras brasileras para conseguir baixar alguma coisa depois de meses do lançamento americano. Que mania horrível de brasileiro, de esquecer q é brasileiro
julho 16th, 2009 at 0:48
BD é o futuro e ele já começou a acontecer o unico impecilio para o seu realmente BUM no mercado eo alto custo necessário para desfrutar integralmente da tecnlogia pois não precisa apenas do aparelho e o filme BD mas sim uma tv ful hd q infelizmente em nosso país custa junto com o aparelho e a midia q são um absurdo caro para um povo em grande maioria pobre comparado a paise de primeiro mundo mas tenho fé q isso vai passar e poderemos desfrutar dos beneficios do BD……
Concordo com alguns ponto mas discordos de outros quais o o Guilherme citou…..
setembro 21st, 2009 at 12:38
Eu não cuurto baixar filmes, só baixei um até agora e nem tá mais no meu PC, pois deletei o arquivo quando comprei o filme, nada subistitui a midia impresa com a arte do filme o estojo…ou seja algo tangivel, em caso de DVD vai muito alé de apenas ver o filme quero algo que eu possa pegar…
setembro 25th, 2009 at 23:00
Eu não cuurto baixar filmes, só baixei um até agora e nem tá mais no meu PC, pois deletei o arquivo quando comprei o filme, nada subistitui a midia impresa com a arte do filme o estojo…ou seja algo tangivel, em caso de DVD vai muito alé de apenas ver o filme quero algo que eu possa pegar…
NÃO BAIXO FILME…ODEIO!!!