Caros leitores do Blog do Jotacê, embora eu seja um antigo colaborador, já faz algum tempo que não participo do blog. Por esse motivo, me reapresento postando um texto que era para ter sido publicado logo antes do meu afastamento, ainda lá entre os idos de fevereiro e março, mas que, por um motivo ou por outro, acabou relegado a uma pasta qualquer do meu sistema operacional, aguardando a presente oportunidade. Acredito que nele está exposto um pouco da minha visão acerca de alguns aspectos que entendo relevantes no atual mercado de DVDs e Blu-rays.

Pilha de DVDs apreendidos: pirata não é item de coleção.
Duas matérias publicadas sobre o Blu-ray – esta, muito boa, tendo ouvido os colecionadores, inclusive contando com a participação do nosso editor, “Jotacê”; e esta, que em certas partes mal consegue esconder sua torcida contra o formato – e mais alguns comentários de consumidores dos discos azuis e DVDs me inspiraram a escrever o texto que segue abaixo. Vejo-o como uma espécie de desabafo, um sincero e talvez um tanto trôpego relato de algumas frustrações sentidas por um autodeclarado colecionador dessas mídias.
Eu realmente acredito que parte significativa do mercado compra DVD pirata não porque não tenha dinheiro, mas em razão de uma cultura. Não são raras as vezes que estou numa livraria de shopping, por exemplo, e vejo alguém que claramente teria condições de comprar o produto original dizer algo assim: “ah, esse aqui a gente pega por cinco pila ali no centro…”.
Não se pode ignorar, contudo – e a constatação pode até parecer crueldade minha, embora eu prefira acreditar que é apenas realismo… –, que quem de fato só tem condições de comprar o pirata, está definitivamente fora do mercado formal do home video. Ressalvo: “definitivamente” ao menos até mudarem suas condições financeiras. Esse é um fato que todos que compõem o mercado, principalmente as distribuidoras, deveriam entender. Para essa faixa econômica do mercado, não há – e nem haverá – quem consiga concorrer com a pirataria. Em vez de tentar angariar esse tipo de consumidor, as distribuidoras deveriam estar mais preocupadas em não perder os que realmente tem condições de pagar mais por mais qualidade.

Alguns DVDs originais parecem querer se juntar aos da foto acima.
Entendo, assim, que tentar aproximar o produto original do pirata é dar um tiro no pé. Eventualmente, reconheço, o projétil poderá demorar mais do que é capaz de tolerar a paciência dos consumidores mais conscientes até aleijar as majors, em virtude do gigantismo destas. Profilaticamente, no entanto, as distribuidoras fariam melhor se procurassem exaltar mais as qualidades do produto original. Para isso, entretanto, o original teria de ter qualidades verdadeiras, porque o consumidor, invariavelmente, em muitas particularidades, pode até ser ignorante, nunca é, todavia, ao menos não na intuição genérica que tem ou vai adquirindo acerca do produto, inveterada e irremediavelmente estúpido. Sendo assim, não basta dizer que “filme pirata tem imagem ruim”, quando muitos filmes originais também têm. Não basta dizer que filme pirata “estraga o tocador de DVD”, quando o caminho seguido pelos desenvolvedores desses aparelhos é justamente no sentido de diversificar os formatos que suportam etc.
Essa forma de abordagem é toda muito medíocre. Para mudar esse ciclo de nivelamento por baixo, as distribuidoras têm de fazer produtos realmente caprichados, e uma fatia importante dos consumidores, principalmente daqueles que têm poder aquisitivo suficiente, tem de deixar de se submeter à famigerada Lei de Gerson que, nesse caso, quando menos no médio e longo prazo, acaba sendo levar prejuízo em tudo – embora se contentem, conheço o raciocínio, em não ficar com uma balda de suposta “frescura” que lhes imputam os mais chegados, os quais costumam partilhar dessa cultura da mediocridade e, comezinho no Brasil, da informalidade e ilegalidade.
Como se vê, aí não vai nenhuma justificativa – tampouco apologia – à pirataria. Em vez disso, o que se propugna é que as distribuidoras parem de tentar aproximar seus produtos dos piratas. Ademais por ser essa uma medida perversa para o mercado em no mínimo dois sentidos: além de desqualificar o original – e eis aí o primeiro e mais visível –, a concorrência direta acaba conferindo uma aparência de legitimidade a um comércio que é inequivocamente imoral e expressamente ilegal, sendo, portanto, caso de polícia e não de “mercado democrático” como insinuam alguns que, por aí, abusam da novilíngua para flertar com a imoralidade e com a ilegalidade.
---------------
Blu-rays preferidos pelos leitores do BJC (todos com legendas em português brasileiro):
Dificuldades em comprar na Amazon.co.uk? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior!
Posts relacionados:







novembro 26th, 2009 at 22:40
Excelente texto, sobretudo o parágrafo final que define exatamente a política de preterir qualidade em função da "democratização", que de certa forma, como salientado, ratifica o mercado pirata.
novembro 26th, 2009 at 22:43
Eu quero deixar oficialmente o desejo de "Bem Vindo de Volta" a ti, Brunão!!
Cara! Como eu estava com saudades dos teus marivilhosos textos!!
novembro 26th, 2009 at 22:44
Caramba, o Bruno matou a pau! Não só pelas opiniões, mas também pela elegância do texto.
Apontou e reuniu vários pontos q nao cansamos de discutir, mas achei excelente a comparação da qualidade pirata x original.
Um texto digno de ser mandado para o Sr. Mistério. Parabéns Bruno
novembro 26th, 2009 at 22:51
Excelente texto! Mas descobri que preciso melhorar muito o meu português…rsrs
novembro 26th, 2009 at 19:53
Ótimo texto.
Comprar pirata parece mesmo da cultura de pessoas que querem levar vantagem em tudo, conheço muitas pessoas que são muito bem de vida, tem muito mais condições do que eu e só compram DVD pirata.
Tem muitos DVD’s também que tem edições tão ruins, com imagens e sons ruins que não dá coragem de comprar, aí aparece o pirata, pois mesmo que a pessoa pegue um DVD meia boca, pagou barato mesmo (isso vai fixando na idéia da pessoa).
Bom tomara que com a chegada dos Blu-rays isso mude (mas já apareceram disquinhos azuis com qualidade questionável, outros não aproveitando a qualidade da mídia, buscando só valores menores como a europa filmes)
novembro 26th, 2009 at 23:02
Não se preocupe não Helder!
Esse sentimento de "analfabetismo" acomete a todas as pessoas "normais" que lêem os textos do Bruno, ehehehehehehehehehehe
novembro 26th, 2009 at 23:07
Concordo com o texto. Não é piorando a qualidade do produto que se vai conquistar novos clientes. E pior, muitas vezes a qualidade cai e o preço se mantém, isso quando não sobe, o que acaba afastando colecionadores também.
novembro 26th, 2009 at 23:22
Essa matéria chegou atrasada. Há muito tempo as distribuidoras vêm colocado em prática essa estratégia de aproximar a apresentação e o conteúdo do produto original ao produto pirata, basta visitar uma Casa & Vídeo ou Lojas Americanas da vida que você verão o show de horrores. Pior é que essa estratégia está dando certo pois o povão está gostando de comprar DVDs absolutamente básicos (estojo Amaray, capa impressa, DVD com serigrafia e ausência total de extras) por preços que giram em torno dos 10 a 20 reais. E eu creio que não é só a pirataria galopante que está fazendo com que as distribuidoras emporcalhem os DVDs. O Blu-ray é uma realidade e as distribuidoras precisam concentrar os esforços em alguma coisa. Vocês acham que as distribuidoras vão preferir investir no DVD, que é uma mídia ultrapassada, massificada e escandalosamente pirateada ou no Blu-ray? O negócio agora das distribuidoras é direcionar o DVD para o povão cobrando preços bem baratos (10 a 20 reais) e tentar encaixar o Blu-ray no lugar dos DVDs enluvados e duplos que custam 50 reais e que não têm mais razão para existirem ou, pelo menos, serem vendidos por valores tão escorchantes. Ou alguém aqui ainda compra DVD que custa 50 reais?
novembro 26th, 2009 at 23:25
Ótimo texto. Eu já confessei em algum post aqui do Blog que comprava DVD's piratas até um ano e meio atrás. Porém, amadureci minhas idéias e desisti desse hábito. Apesar de ainda ter alguns em casa, tenho procurado repor todos com os respectivos originais. Não só a imagem é pior, como também a estética da coleção fica péssima! Como disse o Bruno, pirata não é item de coleção. Entendi isso meio tarde, mas antes tarde do que nunca (O blog ajudou um pouco… rsrsrs)! Hoje rejeito qualquer um pirata que me ofereçam. Até de graça. Acho realmente que o mercado deveria melhorar as edições atuais, para combater a pirataria. Pena que não depende de nós, porque senão isso já teria acontecido a mais tempo… Mas enfim, parabéns pelo texto, e VIVA OS ORIGINAIS! \\o/
novembro 26th, 2009 at 20:25
Ótimo post! Realmente, quem coleciona DVD’s piratas e acham que estão saindo ganhando por conta do preço, na realidade são os que mais estão perdendo…
Valeu pela Força!!!
novembro 26th, 2009 at 23:26
Eu comprei Watchmen duplo com luva por R$49,90!
E me orgulho disso!!
novembro 26th, 2009 at 23:33
Valeu Jotacê! xD
novembro 26th, 2009 at 23:36
Felipe, é muito bom saber que tivemos um pouquinho de influência nesse seu amadurecimento!
novembro 26th, 2009 at 23:39
Eu compro com toda boa vontade! Claro que agora estou entrando na onda do Blu-ray! Já estou no meu segundo e em janeiro chegam mais 4, mas e ainda compro DVD's sim! Comprei a lata de Harry Potter – que confesso, achei meio cara só para ter em wide – porque sou fã de carteirinha da série. Não me arrependo da compra (apesar do problema com a lata, que tive de devolver para troca). Acho que o DVD ainda vai durar, e muito, até porque o blu-ray, apesar de não ter (ainda) problema com pirataria, está um pouco longe de ser engatado pela massa aqui no Brasil. Porém, já estamos avançando! Prova disso são os melhores preços que o próprio blog tem mostrado nos últimos dias e que tem agradado a muitas pessoas. Enfim, é uma faca de dois gumes. Quem decide que mídia comprar é cada um. É torcer para que o produto seja bom, já que agora temos visto tanto DVD e blu-rays bons quanto o contrário…
novembro 26th, 2009 at 23:44
Ah Helena! Acredite, vocês influenciaram muito mais do que imaginam. Me identifiquei muito com o blog sabe? Porque, apesar de comprar piratas, eu já tinha essa visão de colecionador! O interesse com a luva, com os extras, a qualidade do material. Tudo isso! Porém, ainda tinha aquela sede de ter sempre um filme novo em casa e só podia isso através do pirata. Porém, com o tempo, vi que é melhor comprar aos poucos edições melhores do que um monte de edições ruins. Quando encontrei o blog por acaso, me identifiquei de cara, porque vocês falavam minha língua! Falavam sobre aquilo que, eu achei, só eu reparava e me importava. Falo da minha própria casa, porque, Helena sabe, minha mãe acha o maior desperdício do mundo gastar com DVD's e filmes. Mas vi que não era único. Apresentei até o blog pro meu pai! Ele achou interessantissimo! xD
Enfim, vocês influenciaram demais essa minha mudança mesmo… THANKS! xD
novembro 26th, 2009 at 23:45
Claro q tem gente q compra DVD a R$ 50,00 ou mais. Somos colecionadores, então a maioria não se incomoda tanto em pagar por qualidade.
E outra, não é "investir em qualidade" do DVD. E sim lucrar absolutamente TUDO o q puder. Mesmo comprometendo um bom produto.
novembro 26th, 2009 at 23:49
Acho muito difícil o repentino fim da pirataria no Brasil…
Mas, nem tudo é impossível, por isso, espero um dia ver isso ser acabado, e claro, o preço de aquisição dos produtos serem baixos (isso já é sonhar demais por aqui).
Por falar em Brasil, adquiri hoje o DVD Simples de UP – ALTAS AVENTURAS (uma excelente animação) e o melhor documentário do DVD (para mim) foi a da visita da equipe ao Monte Roraima, aqui no Brasil. Super interessante, e recomendo.
Valeu pela Força!!!
novembro 26th, 2009 at 23:50
Realmente é um ótimo post, mas o que o Bluraymania falou infelizmente é verdade. Sempre que eu paro nos balaios de 12,90 da americanas eu fico prestando atenção as pessoas que estão por ali. Dá pra perceber que de certa forma, a estratégia das empresas tem sim dado certo. Vejo muitas pessoas comprando dvds na americanas, e de várias classes sociais. Prova disso somos nós mesmos, afinal, quem daqui nunca comprou um título de 12,90 desses bem furreca? Sem luva, extras e etc? O que move a indústria são números, isso é fato! Acredito que dá pra manter um equilibrio quanto a isso, dá pra por no mercado itens de qualidade, voltado para colecionadores e afins, sem deixar de visar a maioria da população, que prefere preço baixo a qualidade. Por isso eu apoio sim essa "queda" na qualidade, digamos assim, dos originais, sem é claro deixar de lançar itens próprios para colecionadores. Por mais incrível que possa parecer, quem parece estar entendendo isso é nossa amada Warner. Prova disso são as versões extendidas de HP sendo lançadas sem deixar de disponibilizar os mesmos títulos por 12,90 nos balaios da vida. Cada um que compre o que lhe interessar mais.
novembro 27th, 2009 at 0:02
Fugindo do assunto, alguém já tem foto ou vídeo do blu-ray de UP? #ansioso
novembro 27th, 2009 at 0:05
Lá no blog da DVD World!
novembro 27th, 2009 at 0:07
Oba! Vou olhar AGORA!!! \\o/
Valeu Jotacê!
novembro 27th, 2009 at 0:16
VIVA OS ORIGINAIS! [2]
Escreveu e disse!:p:D
novembro 27th, 2009 at 0:23
EXCELENTE texto!!! Esse texto deveria ser lido em voz alta pelo William Bonner no Jornal Nacional e ser publicado em todos os jornais e revistas do país! Essas distribuidoras precisam ler o texto, para que, talvez, eles criem um pouco mais de juízo. Olha, parabéns pelo texto, Bruno! Retornou ao BJC com grande estilo!:D;)
novembro 27th, 2009 at 0:24
Sou que nem você… Mesmo sabendo que vão abaixar – nem que seja um pouco – o preço, eu compro os clássicos Disney. Não completei as edições platinum, mas essas diamantes com certeza vou comprar todas no lançamento… Já tenho meu Branca de Neve e to ansioso por outubro para a Bela e A Fera… E fantasia antes, claro! xD
novembro 27th, 2009 at 0:33
Parabéns, Felipe! Você mandou bem, pra quem gosta de colecionar comprar pirata não rola mesmo!
novembro 27th, 2009 at 0:45
Acho que o maior problema do país em relação ao consumo de dvd's e cd's (e que desestimula totalmente o consumidor de comprar os produtos) é a taxa alta de impostos sobre a produção. Aí, o resultado disso é cd e dvd nacional saindo a 40 reais (enquanto que comprando e pagando frete em dólar pelo eBay, um cd importado sai por menos de R$ 30).
Num país como o Brasil, onde sabemos que cultura, educação e bons salários não são a realidade de grande parte da população, deveria haver uma campanha de incentivo para que as pessoas consumissem esses produtos. Principalmente no preço, que é o fator decisivo. O problema é que a pirataria já está tão enraizada na cabeça do povão que hoje soa como uma coisa natural, uma espécie de mercado alternativo, e não é visto mais como crime. Ninguém mais se importa de estar cooperando com esse esquema sujo, essa máfia da pirataria.
Infelizmente, que acaba pagando o preço são os verdadeiros colecionadores de cd e dvd, aqueles (como eu), que prezam pela alta qualidade dos produtos. Daí, numa tentativa de "popularizar" cd e dvd, as gravadoras economizam no acabamento, o que não deixa de ser uma grande frustração para os colecionadores.
Torço muito para que esse cenário mude e que as gravadoras se livrem desse esquema engessado que elas praticam hoje.
Parece que a coisa pode realmente mudar, olhem esse link: http://whiplash.net/materias/news_870/097369.html
Agora é esperar e torcer MUITO.
novembro 27th, 2009 at 1:00
Nerdmaster, seus posts são excelentes, respeito sua pessoa, mas, na minha opinião (e você tem todo o direito de discordar), acredito que você tenha feito um péssimo negócio pois esse mesmo título eu comprei em Blu-ray há uns dois meses na Videolar em uma promoção 3×2 por 60 reais, apenas 10 reais a mais do que você pagou pelo DVD. E mais, eu ainda poderia ter comprado o Watchmen na Amazon do Reino Unido (o Watchmen nacional é espelho do Watchmen do Reino Unido) e teria pago algo como a metade do preço. Pior é que quando você finalmente aderir ao Blu-ray, vai querer substituir esse DVD pelo Blu-ray pois trata-se de título obrigatório em uma coleção de Blu-rays e não vai conseguir vender esse DVD por mais de 10 reais. Prejuízo na certa! Estou gradualmente substituindo meus DVDs por Blu-rays e estou com CENTENAS de DVDs aqui que paguei 40, 50 reais em 2001, 2002 e não consigo vendê-los nem por 10% do que paguei na época.
novembro 27th, 2009 at 1:19
O que me parece a coisa mais óbvia que as produtoras deveriam entender e que você aponta em seu texto é o fato de que elas deveriam focar suas estratégias nos consumidores de produtos originais, e não tentar agradar aqueles que por condições financeiras ou por mentalidade consomem produtos piratas.
Qualquer um que acompanha blogs (como esse), fóruns, comunidades, qualquer rede de colecionadores, percebe o quão fiel esse público é.
E qualquer um que entenda um pouco de negócios sabe que a base é ter uma clientela fiel. Com isso, todo negócio pode caminhar e se manter.
Infelizmente, a maioria das produtoras por aqui não percebem isso.
novembro 26th, 2009 at 22:56
"Caramba, o Bruno matou a pau! Não só pelas opiniões, mas também pela elegância do texto.
Apontou e reuniu vários pontos q nao cansamos de discutir, mas achei excelente a comparação da qualidade pirata x original.
Um texto digno de ser mandado para o Sr. Mistério. Parabéns Bruno" [2]
novembro 26th, 2009 at 23:29
Caramba, ótimo comentário do Felipe! Parabéns!
novembro 26th, 2009 at 23:29
Ate concordo.. mas eles precisam melhorar a qualidade de extras e audios que tem nos blu-rays aqui.. exemplo a era do gelo 3… que la fora ta cheio de extras e aqui nenhum.. nao adianta ser blu-ray e nao ter extras tambem!!!
novembro 27th, 2009 at 2:53
Era do Gelo 3 foi feito um lote para sem nada,bem como,Uma Noite do Museu 2 e Wolverine,mas,foi para as locadoras.
Todos os 3 foram relançados agora para os consumidores
novembro 27th, 2009 at 2:58
Por isso que deveremos sempre comprar as edições especiais de fora mesmo.
Se for esperar por uma edição especial por aqui…Esqueça
Vai de qualquer loja de fora e tenha na sua coleção a melhor edição
novembro 27th, 2009 at 0:10
Eu compro TODOS os platinum no lançamento, sem me arrepender, porque depois vem Dona Disney e simplifica tudo.Prefiro pagar 50 no lançamento do que depois pagar 150 no Mercado Livre. E DVD não é mídia ultrapassada.
novembro 27th, 2009 at 5:11
Eu entendo a opção das distribuidoras de vender dvds baratos como efeito de mercado. Se os piratas consegue vender dessa forma por que elas não podem tentar também? É assim que funciona: se o concorrente tem um nicho que domina a solução é atacá-lo também e fisgar um pedaço da procura.
Não considero erro nem incompetência. A pirataria tornou o mercado selvagem. E as hienas estão ganhando do leão.
Conheço várias pessoas que se gabam de comprar 4 dvds por R$10,00 ou até 5. A maioria assiste filmes por assistir sem nenhum apreço pela arte. Não é raro comentarem que algum disco sequer funcionava ou travou no meio do filme. Como pagaram pouco não se sentem lesados, no máximo dão uma risadinha amarela.
Quem compra pirata não tem interesse no que tem em mãos, dando mais valor a sua suposta superioridade de posse em termos de quantidade. E nem percebem que consomem ouro de tolo.
Claro, os colecionadores também são consumistas e não escondem que se sentem bem sendo donos de jóias raras. Difere, porém, que o filme em si dá um acréscimo de valor a cada item. A obra artística é respeitada e é o motivo inicial da compra especifica, afinal todo colecionador está sempre comprando uma coisa importante de cada vez, mesmo que sejam uma pessoa de bolso cheio e possa comprar mais.
A questão é que o grupo de colecionadores, apesar do poder aquisititvo, não consegue comprar tanto quanto a massa de consumidores de produtos baratos. O povão gera um faturamento maior. Se nos sustentássemos o mercado, edições populares só apareceriam depois de meses.
Se eu fosse um distribuidor eu venderia qualquer filme de duas formas e ao mesmo tempo:
a) um dvd simplex dentro de um envelope de cartão para o consumo popular, ou seja, o mínimo conteúdo com a mínima proteção.
b) um dvd/bd duplo de colecionador dentro de um estojo de respeito, com encarte.
O lançamento de consumo geraria um lucro imediato e cobriria o "prejuízo" do colecionável, enquanto não se paga por si só ao longos dos meses.
novembro 27th, 2009 at 7:18
Nossa! Quanto verborragismo dematofóbico! tsc tsc…
novembro 27th, 2009 at 7:29
Não há mágica para acabar com a pirataria, pq ela é cultural, facilita o acesso á "cultura" (que de outra maneira os consumidores seriam marginalizados num "aparthaid econômico", cerceados). Apelar para a moral tb não adianta, pq a moral cai quando as necessidades reinam (exemplo, quem tem moral de não comer o cadáver de uma pessoa, mudará de idéia se for vítima de acidente aéreo no meio da mata e a única fonte de alimentação são os corpos dos passageiros mortos no acidente).
O que combate os piratas são os preços baixos. A cultura se forma a partir daí tb. Facilitando o acesso a cultura segue atrás.
Por outro lado essa tática de "se aproximar" dos consumidores dos piratas fazem eles diminuirem a qualidade do produto, que fica muitas vezes decepcionante. E pior, os preços nem sempre são razoáveis, só depois que ficam, mas aí o consumidor do pirata, pela demora, já comprou e assistiu o produto pirata e dificilmente irá querer recomprar o que já assistiu e nem tem mais vontade de assistir mais.
novembro 27th, 2009 at 4:33
Quem é ruim, se destrói sozinho.
Acho que não há melhor frase pra definir o que penso do mercado de home-vídeo no Brasil.
novembro 27th, 2009 at 7:41
Então a pergunta: qual o certo – saciar a fome do macaco ou esconder a escada ? Escondendo a escada se sacia a fome ?
novembro 27th, 2009 at 10:23
Discordo em parte de vc, pois o nerd pagou sim caro no DVD, mas para quem gosta também do título também dublado não vai encontrar essa opção nos BD's paramount, então ou compra DVD, ou então DVD e também o BD.
Claro que BD tem qualidade bem superior de som e imagem e tá muito barato mas em alguns títulos vc não terá audio dublado e nem legenda em extras (não adianta dizer que o áudio original é melhor e bla bla bla…)
novembro 27th, 2009 at 10:29
Ha bastante tempo também comprava pirata mas parei (mesmo antes de me considerar um colecionador).
Mas não adianta dizer que pirata tem imagem e som ruins quando alguns originais também tem, já comprei títulos originais lamentáveis (e de filmes famosos)
novembro 27th, 2009 at 7:29
Seu texto é equivocado e tendencioso, portanto falho.
Não existe solução mágica, ou verdade suprema acerta do fato. O fato é que diminuindo qualidade afasta consumidores tradicionais, e quem compra pirata não vai ligar pra isso (até pela demora até chegar aos 12,90….. quanto ? Transformers demorou quase 3 anos!). Porém, nem todos os colecionadores aceitam os preços exorbitantes e esperam os… 12,90, 19,90…
Como se vê é dificil ter uma VERDADE SUPREMA (pq as coisas se contradizem mutualmente) acerca do fato.
O que posso dizer é que, preços menores, baixos, PRESERVANDO A QUALIDADE, e preços caírem o mais rápido possível é um bom antidoto pra combater a pirataria. Mas o "combate definitivo" jamais vai existir enquanto houver a mínima demanda reprimida e meios para atender a esta demanda (seria a mesma coisa que vc ter muita fome e querer uma banana, mas não ter meios de pegá-la, se vc tiver uma escada o problema se resolveu).
novembro 27th, 2009 at 10:29
"conheço muitas pessoas que são muito bem de vida, tem muito mais condições do que eu e só compram DVD pirata." [2]
E essas mesmas pessoas ainda fazem pouco de mim pq faço questão de comprar o original…
novembro 27th, 2009 at 10:34
Mas a compra de filmes não é necessidade essencial! Comparar isso com comer cadáveres após um acidente aéreo não faz sentido algum!
Fica uma pergunta:
Se eu gostar de um carro, mas não tiver condições de compra-lo, tudo bem se eu roubar??
novembro 27th, 2009 at 10:38
Podemos reclamar do poder de compra dos brasileiros, mas o problema é que as pessoas já estão vendo como normal a compra dos piratas.
Conheço pessoas que compram mensalmente em torno de R$50 de pirata (muitas vezes nem assiste) já se tornou um costume.
Quem coleciona é prejudicado pois a qualidade cai para todo mundo, mesmo quem está disposto a pagar + por produtos melhores.
novembro 27th, 2009 at 10:39
Tomara que quando a replicação começar por aqui as edições de fora continuem vindo com as opções português BR
novembro 27th, 2009 at 10:52
No flickr BDs legendados
http://www.flickr.com/photos/42601285@N02/
novembro 27th, 2009 at 11:15
o que levava as pessoas antigamente a comprar dvds originais,era as LUVAS,DIGIPACK,TRIPLO,QUÁDRUPLO E HOJE TEMOS O QUE?duplo com o encarte mais sem vergonha que o pirata?????????
novembro 27th, 2009 at 11:42
Será o Bruno advogado???
novembro 27th, 2009 at 11:44
Caray, NM!!!! 50 pratas??? Naaaaaaao acredito…. Filmão, certamente, mas 50 não vale. Aliás, nenhum vale! Daqui a 3 meses estará a 29,90!
novembro 27th, 2009 at 11:46
como é que é?
novembro 27th, 2009 at 11:47
Pô "Alex", não sacrifica.
novembro 27th, 2009 at 11:49
Eu acho que comprar DVDs o lançamento por 50 pratas é um tiro no pé e vai de contra tudo aquilo que pregamos aqui no blog e em outras comunidades de colecionadores, onde sempre reclamamos do alto preço dos produtos brazucas e sua qualidade. Todos aqui sabemos que um lançamento hoje a 50 reais cai para 29,90 em menos de 6 meses. Pinocchio mesmo foi lançado a 44,90 e DOIS MESES depois compreia 24,90!
novembro 27th, 2009 at 11:51
CLAP CLAP CLAP CLAP!!!
novembro 27th, 2009 at 11:51
"conheço muitas pessoas que são muito bem de vida, tem muito mais condições do que eu e só compram DVD pirata." [3]
E essas mesmas pessoas ainda fazem pouco de mim pq faço questão de comprar o original… [2]
novembro 27th, 2009 at 11:56
o Mercado tem que entender que existe quem compra filme e exite quem COLECIONA filmes. Simples assim. Quem compra filme, quer ter uma videoteca (dvdteca, whatever) para assistir uma vez na vida outra na morte um filminho, que acaba indo parar atrás da prateleira empoeirando por anos! Quem COLECIONA filmes, quer acima de tudo qualidade, tanto na imagem e no som quanto na apresentação do produto, sendo este enluvado, em digipack ou digistack ou mesmo amarey (NÃO AMAURY!). É nessas pessoas que o mercado deveria focar, tanto em DVD quanto em BR (ou na próxima mídia). O povão que compra pirata, compra o filme que está levando no cinema, só isso. Ele não vai comprar QUEM VAI FICAR COM MARY pirata, o que por si só unjustifica a ação da FOX em lançar esse filme "pirateizado", se é que me entendem (envelopes de papelão…).
novembro 27th, 2009 at 12:06
Lembra dele Carlão?
<img src="http://www.blogdojotace.com.br/wp-content/uploads/2009/11/popeye.png"/>
novembro 27th, 2009 at 12:08
Se não fosse o Alex Popeye eu até levaria a sério.
<img src="http://www.blogdojotace.com.br/wp-content/uploads/2009/11/popeye.png"/>
novembro 27th, 2009 at 12:28
Suspeitei desde o principio!
http://audienciaemdestaquedatv.files.wordpress.co...
novembro 27th, 2009 at 10:47
Blueraymania, não seja tão pragmático. Se vc for pensar assim não vai comprar nada de Blu-Ray tbm pois daqui um tempo vai vender os discos para substituir a mídia novamente a preço de banana. E não adianta me dizer "isso será daqui a 10, 20, 30 anos". A tecnologia vem na velocidade da luz e esse tipo de previsão é míope.
O texto do Bruno fala do problema de falta de qualidade nos produtos, algo q pode afetar tbm o BD. E já começou, é só ler algumas matérias de lançamentos pra ver q a "caquinha" começa a pontar no horizonte. Se a edição de DVD é boa, talvez não seja mau negócio pagar caro por ela. É coleção!
Mas deixo claro q gostei tbm do seu texto. E nós, colecionadores, temos q ficar de olho nessas promoções e na qualidade dos produtos. Ainda não tenho BD player, mas pretendo adquirir. Até lá, posso comprar os discos sem ter onde ver se o preço for bom. E q caia bastante.
novembro 27th, 2009 at 14:55
Não, não compro mais DVDs a 50 pratas, nunca mais… Trabalho e ganho bem, mas mesmo sendo colecionador, sei que é um absurdo. prefiro esperara algum tempo e comprara mais barato. Em um mês, o preço da maioria dos títulos já cai em R$ 10,00. Dou muito valor ao meu dinheiro, e quanto mais economizo, mais sobra para comprar outras edições. Não acho errado pagar caro numa edição original, mas temos de pensar que vivemos num país complicado. Quem trabalha, sua muito por seu salário. Compro a medida de minhas possibilidades. Algumas vezes, prefiro esperar. Ao invés de comprar pinóquio 70 anos á R$ 45,00, esperei um pouco e comprei pinóquio e a bela adormecida juntos por R$ 59,80.
novembro 27th, 2009 at 15:28
Bruno, grande texto, concordo plenamente.
Só acho q pegou pesado no vocabulário, podia usar algumas palavras mais simples, pra aumentar a abrangência de entendimento do pessoal. Imagino que alguns tenham dificuldade com certas palavras, apesar do público-alvo do blog ser sem dúvida de nível mais elevado do que o chamado "povão".
novembro 27th, 2009 at 15:29
Eu também não entendi algumas palavras…:p kkkkkkkkk!
novembro 27th, 2009 at 15:47
otimo texto, os brasileiros deveriam entender que a pirataria só prejudica o mercado, não só de home video mas todo tipo de produto pirata.
Eu compro original não só pela qualidade, ou pelas edições (claro que prefiro que elas sejam as melhores possiveis), mas devemos lembrar também que o fato de comprarmos original nos faz prestigiar e ajudar aquele filme/série/música/jogo que tanto gostamos…
Sem contar o fato de pirataria ser ilegal e de gente sem carater!!!
novembro 27th, 2009 at 16:17
Muito bom o texto, só acho uma pena q pessoas realistas como vc e eu ser qse sempre mal interpretadas, como por exemplo, criticar a pirataria não é uma coisa bem aceita em qqer lugar, infelizmente. Concordo q hj em dia até a classe média e alta compram dvds piratas sem nehuma dor na consciência, é questão de cultura mesmo, infelizmente uma cultura q ainda tem muito a evoluir, q o mais barato é sempre o melhor mesmo sendo pior. Discordo q aproximar o produto original ao pirata é dar um tiro no pé, é impossivel para as distribuidoras concorrer com a pirataria sem transformar o produto original em produto popular. Aumentar a qualidade dos dvds, melhorar embalagens e colocar mais discos tem um preço, q uma vasta maioria não quer pagar, essa maioria q eu digo é o povão, a classe consumidora dominante, infelizmente não podemos esquecer q o Brasil é um país muito pobre e sem meias palavras quem manda é o povão mesmo, por isso as ditribuidoras tentam trazer esse consumidor para o mercado original barateando ao máximo o preço dos dvds originais, não tem outra saída, com as autoridades e a população cagando para o problema da pirataria. Pelo menos ainda os lançamentos saem com uma certa qualidade e vejam os preços, exorbitantes 40/50 reais, só com o tempo começa a baratear, perde a luva, perde o disco de extras e acaba em 12,99, aí começa vender em massa, e por isso não duvido nada q num futuro próximo até os lançamentos já virão num envelope. Vms fazer uma capanha anti pirataria com os amigos, parentes, internet, "boicote a warner e produtos piratas", q tal?
novembro 27th, 2009 at 16:54
Excelente artigo. Apesar das referências com relação ao Blu-ray estarem um tanto defasadas (o que é admissível tendo em vista a data de redação do texto), não posso deixar de concordar com os demais pontos. A pirataria é, mais do que uma questão econômica, uma questão cultural. Cansei de ver pessoas que seguramente ganhavam muito bem e só adquiriam filmes no camelô. Tentar acompanhar a indústria da pirataria baixando preço e qualidade é burrice, pois mata o único diferencial que o produto original possui: a qualidade. É preciso que as distribuidoras percebam que agindo assim é virtualmente impossível mudar a cultura do consumidor.
novembro 27th, 2009 at 17:00
Gente, existem vários dicionários online que podem ser consultados gratuitamente para dirimir eventuais dúvidas dos vocábulos utilizados nos artigos. Só para dar um exemplo, temos um Aurélio online, o Priberam de Portugal e o Michaelis em Português. Vamos valorizar nosso idioma, da mesma forma que valorizamos os títulos em nossas coleções. Quem ganha são vocês mesmos, pois conhecimento é pra sempre.
novembro 27th, 2009 at 17:18
Sem contar o fato de pirataria ser ilegal e de gente sem carater!!!
Achei que você pegou um pouco pesado aqui, Thathy. Muita gente compra produto pirata porque é algo culturalmente aceito em nosso país, não porque são mal-caracteres. E tentar impingir a pecha de criminoso em quem compra produto pirata (como fazem as distribuidoras) só faz com que esse consumidor fique mais e mais avesso a uma mudança de cultura.
novembro 27th, 2009 at 17:27
Acreditem: embaixo desse plástico e desse lixo todo, estão escondidos DEZENAS de DVDs piratas. É onde a vendedora os coloca para ocultar da polícia:
<img src="http://web9.twitpic.com/img/45656471-a713b2b1d8be4a40ce4f4c52772af807.4b100b7c-full.jpg"/>
Em alguma cidade do Brasil, em alguma esquina.
novembro 27th, 2009 at 14:44
falou e disse… Eu não sou hipocrita a dizer que comprava DVDs piratas, mas jamais os julguei como COLEÇÃO, apenas porque estava afim de assistir ao filme e não iria pagar por algo que não sabia se valia a pena ou simplesmente porque a locação é cara e cansativa (buscar e levar não é uma das minhas melhores opções)… Hoje em dia não compro mais discos piratas, não por causa desses comerciais ridiculos que dizem que estamos alimentando o tráfico, mas simplesmente pq acho que o PIRATA esta caro demais =P baixo da internet e por várias vezes acabo comprando o original depois. Faço coleções dos meus filmes e apesar de serem caros eu me desdobro para alimentar as produtoras malditas que nos enfiam a faca… Seria de melhor respeito dela se lembrar que só colecionadores compram DVDs a finco, e apenas compradores casuais irão comprar um dvd o outro… QUALIDADE é o que falta nos dvds originais, se ve por esses que agora estão vindo em embalagens piores do que piratas, feitas de papelão. é RIDICULO …
gostei muito do texto, e meu comentário acabou vrando um também =P
novembro 27th, 2009 at 18:05
posso ter sido um pouco radical, mas é verdade, pirataria é crime e todos sabem disso, mas o posso só quer saber de levar vantagem e é por isso que o país não vai pra frente!!!
novembro 27th, 2009 at 18:55
Será seu sobrenome "Pasquale"?
novembro 27th, 2009 at 19:00
Já eu me incluo nos "downloaders" ainda hoje.
Antigamente baixava e guardava, hoje eu baixo e compro o original (claro, dos que gosto).
Creio que ao contrário do pirata, que enche os bolsos das pessoas erradas, o download serve como um test-drive.
Sei que não é a coisa mais linda do mundo, mas sabendo usar creio que não fica tão feia assim.
novembro 27th, 2009 at 21:07
Sem palavras, excelente texto. Acho até que seria interessanete encaminhar para algumas distribuidoras aí…
novembro 28th, 2009 at 13:13
Excelente Texto!!! Parabéns!!
O que me chamou atenção e que foi muito bem colocado, foi a observação que diz que as produtoras(majors) querem aproximar o produto orginal com o do pirata, para conseguir competir com esse mercado informal, e como mostra a imagem no texto é um tiro no pé, o Bruno foi muito feliz em dizer que não adianta querer aproximar o produto original do pirata, e sim melhorar o produto original, para aqueles que já estão acostumados a comprar…Essa estratégia das produtoras de usar embalagem slim, de papelão, ou aquele maldito escanavo, a título de economia, só vai fazer com quem coleciona DVD ou BluRay ou a parar de comprar(um pouco mais difícil) ou entrar de vez na importação, é ridiculo essa estratégia das produtoras, pois mesmo que eles consigam abaixar um DVD original ao patamar de R$ 8,00 o cara que está acostumado a comprar pirata, vai preferir o pirata, pois ele compra o mesmo DVD e ainda dá pra tomar uma cerveja, essa é a mentalidade do "povão", e ai para as produtoras "nem uma coisa nem outra" pois o cara que compraDVD pirata não vai comprar, e o colecionador não vai querer um, item tão deploravel na sua coleção.
novembro 28th, 2009 at 15:02
Muito bom o texto…infelizmente é a nossa realidade, nem todos conseguem comprar dvds originais, acho que não é a população que tem que mudar e sim os fabricantes tem que por a mão na consciencia e baixar os preços isso sim.
novembro 28th, 2009 at 15:34
"Caramba, o Bruno matou a pau! Não só pelas opiniões, mas também pela elegância do texto.
Apontou e reuniu vários pontos q nao cansamos de discutir, mas achei excelente a comparação da qualidade pirata x original.
Um texto digno de ser mandado para o Sr. Mistério. Parabéns Bruno" [3]
novembro 28th, 2009 at 15:34
Será seu sobrenome "Pasquale"?
[2] rs….
novembro 28th, 2009 at 16:13
"Sendo assim, não basta dizer que “filme pirata tem imagem ruim”, quando muitos filmes originais também têm". Acho que ele estava se referindo aos filmes da Focus, né??
novembro 28th, 2009 at 16:25
O problema é que estamos falando de DISNEY…
Os títulos podem ir para o cofre quando menos esperarmos, se não garantimos nossa edição, podemos ficar sem… Acho que o que aconteceu com Pinóquio é que devem ter feito uma tiragem grande e bem, empacou =P
novembro 28th, 2009 at 16:28
O problema é quando o que você coleciona não tem disponível no Brasil. Coleciono DVDs de animes, tenho mais de 230 DVDISO de animes e bem, o que posso fazer? Gravar e imprimir a capinha pra por na estante, porque aqui não vai vir tão cedo e (AINDA) não tenho dinheiro para importar os lançamentos de animes lá dos EUA que são até bem caprixados!
Mas quando o assunto é filme, tenho aqui mais de 160 DVDISO de filmes e só, parei completamente de baixá-las… Me dedicado a filmes/séries somente originais =)
novembro 28th, 2009 at 16:34
Eu tenho alguns títulos da faixa dos R$ 12,99 à R$ 19,99 que comprei fuçando nas Americanas mesmo… E vez ou outra eu dou uma olhada e se bobiar levo mais alguns… Pois alguns títulos, infelizmente, só tem nesses balaios em edições meia boca mesmo =/
novembro 28th, 2009 at 15:39
CLAP CLAP CLAP CLAP!!! [2]
novembro 28th, 2009 at 16:40
Concordo, porém, quando uma boa edição especial for lançada por aqui, devemos comprar também… Pois assim incentivamos essas empresas a fazerem esse tipo de produto!
O que adianta a Warner lançar Harry Potter em Digiduplo, em Widescreen, por 130 pratas se a gente não comprar? Nada. "Ninguém comprou, não vale a pena fazer" O preço é alto, mas nós, colecionadores, temos que mostrar que estamos dispostos a pagar o preço (não um preço abusivo hehe) por um produto de qualidade!
novembro 28th, 2009 at 19:28
Apoio este texto plenamente em todas as suas argumentações.
dezembro 2nd, 2009 at 3:08
A sociedade mais ideal possível em relação ao direito autoral seria se extinguindo o direito autoral e instituindo o Direito Autoral Social. Seria assim, o direito autoral teria um prazo variável para se extinguir, mas que seja curto, tipo 5-10 anos.
Sendo totalmente aceito as pessoas consumirem cópias não autorizadas do mesmo, desde que não vendam, não façam lucro, seja direto (venda) ou indireto (trabalhos usando softwares piratas ou músicas de terceiros).
Os camelôs e todos os pirateiros que vendem pagariam direito autoral e impostos. Mas os preços não seriam ditados pelo autor e seus representantes, monopólios, máfias e cartéis capitalistas. Quem ditaria o preço dos "piratas" seriam os vendedores e do que vendesse ele emitiria NF sempre, sendo metade desse valor dividido entre o governo e os detentores do direito.
Tipo, um jogo original tá 300 reais na lojas, o camelô venderia o pirata por quanto quisesse (como sempre quer), digamos 10 reais. 5 reais seriam dividos entre o governo e quem de direito for. Você copiar de um amigo, comprar pirata ou dar download seria 100% legal e aceito.
As inovações não seriam terminadas, seriam diminuídas sim, mas não terminadas. Isso porque a burguesia não é tola, sabendo que tem mercado "oficial" ela ainda investiria, pois precisa do dinheiro do povo. Isso também abriria uma guerra de preços entre eles, fazendo preços mais justos pelo original.
Depois de 5-10 anos toda criação cairia em domínio público. O Ecad seria extinto ou refeito, ele não poderia cobrar de academias e festinhas a música tocada. Pois agora o direito autoral é social.
OU SEJA, ideologicamente, o direito autoral não seria mais do autor e do capitalistas que o bancassem (digo, 100%), seria 50% deles e 50% do país, da população, por isso o nome "direito autoral social".
Então, eles não seriam donos totais de tais direitos, seriam em parte, até porque é de se pressupor que eles usem do conhecimento humano de toda a sociedade para gerirem suas criações sem pagar nada por isso, "de grátis".
Não é justo eles pegarem o que é "de grátis", remanusearem com outra embalagem e esforços próprios e venderem como sendo 100% donos da criação. Seriam 100% donos da criação se provassem que seus esforços não se basearam em conhecimento anterior. Mas acho isso impossível. E mesmo sendo 100% donos não poderiam passar do prazo de expiração.
Portanto, estes clássicos de Hollywood e da literatura e da música, já seriam de domínio público imediatamente quando promulgada a lei. Paralelamente haveria também um esforço da coletividade e do governo para gerirem e financiarem o direito autoral.
Acabar com a MÁFIA que existe seria tudo de bom. Afinal, quem não gostaria de comprar um jogo "não oficial" sem neuras, barato, o quanto você pode pagar e colecionar, e sabendo que está pagando os impostos e o autor está ganhando algo?
Extinguir o direito autoral. seria complicado no capitalismo. Controlá-lo seria SIM, TUDO DE BOM.com.br!
Mas…………..
dezembro 2nd, 2009 at 3:08
Estamos em um período neo-liberal mundial e de nossa existencia (da nossa semi-colônia) e também ainda estamos sob a édige do imperialismo capitalista (principalmente Estados Unidos, coordenando tudo, de todas as maneiras possíveis, e os outros 6 países imperialistas satélites).
Com este capitalismo imperialista aí versus imperialismo versus neo-liberalismo (capital controlando e CORROMPENDO toda a mídia, o Estado, as instituições, tudo) é IMPOSSÍVEL se pensar nesta liberalização, nesta ideologia, em soltar as amarras da escravidão ideológica e pragmática.
OBS: Já vi muitos que defendem o direito autoral. falarem de roubo. Na verdade quem defende o direito autoral atual defende o Status Quo, a acumulação infinita de capitais, a riqueza, a super-remuneração.
Tem nada a ver com roubo do trabalho alheio. Talvez roubo da fortuna alheia e a diminuição da acumulação de capitais sem fins, alheio. Roubo de trabalho, não. Porque um trabalho se pressupõe à remuneração e TODOS são renumerados! Menos do que queriam (até por causa da pirataria), mas ainda assim o são (pela parcela que compra seus produtos).
Vejo MUITA ganância escondendo discurso de "roubo de trabalho alheio". Roubar trabalho alheio e não ser pago é não ganhar NADA, nem 1 centavo, de canto nenhum. Muitos reclamam de barriga cheia, ganham BEM, mas com o OLHO GRANDE de que "poderiam ganhar mais se não houvesse pirataria" ficam no discurso vazio de "roubo do trabalho alheio".
O problema desse pessoal é que eles produzem uma ÚNICA VEZ e querem ser remunerados inifnitamente… hahaha. Mole assim qualquer um quer.
O padeiro também que me vendeu os 3 pães franceses 1 ano atrás deve estar me cobrando "direitos autorais" por "criar" aqueles 3 pães, 1 ano atrás… Vai me cobrar todo ano, a vida inteira. Mole assim, qualquer um.
O direito autoral não se sustenta porque ele quer se remunerar ad infinitum por um trabalho feito, enquanto os trabalhos "normais" são remunerados apenas uma única vez.
É muita malllllllllandragem a que este mundo chegou.
dezembro 3rd, 2009 at 22:28
salário baixo + impostos altos = pirataria descontrolada
dezembro 4th, 2009 at 23:16
Poderia ter dito tudo que disse de forma mais clara e simples. Isso me lembra um livro que li há algum tempo, que se chama Muralhas da Linguagem (infelizmente não me recordo do autor), mas que fala basicamente de como às vezes criamos formas de escrever tão rebuscadas que acabamos por deixar o texto cansativo e enfadonho, e até mesmo incompreensível para muitos. Assim, o mesmo acaba por não atingir a quantidade de leitores que atingiria se a "muralha" criada não fosse tão alta.
Desculpa, é que o academês exarcebado (e que não tem NADA de elegante) me incomodou um pouco.