Assim era a coleção antes das lombrigas atacarem mais ferozmente.
- Este artigo é a continuação de Entre a ilegalidade e a incompetência.
Nos últimos dias, estou procurando me desfazer de uma considerável quantidade de DVDs. Em sua maioria são produtos espartanos que, à época da compra, custavam entre R$ 9 e R$ 13, ou seja, tudo DVD que saiu relativamente barato. Hoje, porém, vejo que nada acrescentam à coleção e, por isso, vão embora. Muitas edições caprichadíssimas, por sua vez, permanecerão nos seus devidos lugares na estante, posto que, fora eventuais “bugs ”, eu tenha desembolsado uma significativa quantia nelas. Isso evidencia que uma coleção não vive só de preços baixos e, noutra abordagem, suscita uma indagação: a que (alto) custo deve o mercado buscar o baixo custo?
Este é o aspecto hoje. Ou algo muito semelhante.
Sou ciente, no entanto, que a maior parte dos consumidores de discos com conteúdo em vídeo não são entusiastas como eu. Para muitos, o custo qualitativo não importa tanto quanto o econômico. De qualquer forma, penso que meu caso ilustrativo do parágrafo anterior aponta para uma tendência de, com o perdão do neologismo, “descartabilidade” do produto. E, para um colecionador, essa é uma constatação aterradora, porque evoca intuitivamente uma idéia de falta de sentido, inutilidade mesmo, do ato de colecionar e da coleção em si.
Com o advento do Blu-ray, então, essas idéias passaram a frequentar ainda mais a minha mente que, ainda durante a era de ouro dos DVDs, já antevira um prenúncio e sentira um tanto do gosto de tais perturbações. Hoje, quando olho para os meus mais de 700 DVDs, é como se estivesse encarando – da mesma forma que alguns conseguem ver a morte em pessoa; suspeito, no entanto, que o caso aqui não seja tão grave… – a corporificação da obsolescência em si a ocupar mais da metade de minha estante. Sem contar a injúria ao matiz estético de meu quarto, problema agravado por um espelho que, situado num ângulo obtuso em relação à estante, não me deixa esquecer dos disquinhos obsoletos nem quando estou de costas para a coleção.
A situação de alguns preciosos que hoje nem são tão preciosos assim.
Quem me ouve falar assim, ou lê as tortas linhas acima, pode pensar que com o tempo passei a desgostar da minha coleção. Mas isso não é verdade. Como aquele aforismo que diz que o todo não é a mera soma ou justaposição das partes, digo que cada vez gosto mais da coleção como um todo, o que, no entanto, não me impede de perceber que há sim ali partes que não apenas nada acrescentam ao todo, como também lhe subtraem algo da própria essência quando arrostado àquela representação mental que, presumo, todos os colecionadores têm de como deveria ser a coleção em seu estado ideal.
Não ignoro, contudo, que essa visão quimérica e idealizada da coleção costuma mudar com o tempo e com as circunstâncias. No meu caso, para fins de ilustração, antes do Blu-ray, o norte que, nas palavras do Jotacê, excitavam as “lombrigas colecionistas ” era um; agora certamente já é outro. Aliás, quase todo dia ele muda, e até mesmo algum DVD abandonado ali no armário, aguardando por um destino qualquer, longe de aonde um dia pertenceu, pode porventura acabar voltando para a estante.
Mas qual a razão de toda essa divagação? Porque dela se pode vislumbrar um notável fenômeno, qual seja, de que, com o tempo, o mercado amadurece e passa a ser mais seletivo. Quem não tem condições de comprar o produto original, com ou sem pirataria, continua, de qualquer forma, sem comprar. Já os “espertinhos” e os “sem-frescura”, persistindo o cenário de impunidade, não encontram razões para deixar de comprar o pirata, porque por mais que as distribuidoras se esforcem para piorar seus produtos originais, eles no máximo conseguem ser tão ruins quanto o “alternativo”, mas continuam mais caros e sem aquele sedutor charme fora-da-lei que tanto atrai a rebeldia perfunctória dos nossos dias, incubada no caldo da cultura da malandragem matreira do “homem cordial”. O consumidor médio e honesto, aquele que só compra eventualmente, continua assim, comprando eventualmente, embora com mais rigor na hora de avaliar preço e qualidade, custo e benefício.
Já os consumidores mais assíduos, tais como os colecionadores, esses seres exóticos, “com-frescura”, e que possuem cativo lugar no mercado formal de DVDs e Blu-rays – porquanto não lhes passa pela cabeça exibir um só produto pirata em suas estantes – , enfim, estes passam a exigir cada vez mais e mais qualidade. Daí porque, num cenário adverso para tão singelo aspecto – como o é o mercado brasileiro atual –, passam a buscar não a alternativa ilegal da pirataria, mas a alternativa legal da importação e, não muito raro, até mesmo a alternativa legítima da criação caseira, para consumo próprio, do produto na forma que consideram adequada.
E, desta feita, a buscar outros meios cada vez mais distantes do mercado nacional vão sendo coagidos esses incansáveis bons consumidores. Perdidos em meio a condenáveis práticas ilegais e imorais no seio da informalidade pirata, reforçada pela cultura dos “intrépidos descolados” para os quais “quanto pior, melhor, ou tanto faz…”. E, bem assim, sufocados pela medíocre política das distribuidoras que, ainda que involuntariamente, mas na exata medida em que vão nivelando cada vez mais por baixo seus produtos originais, consiste basicamente em emprestar legitimidade àquele “mercado alternativo”, numa vistosa competição entre “iguais”. E, acerca de tal semelhança entre os sujeitos desta acirrada disputa, receio estar sendo otimista demais, uma vez que, ao menos quanto a esse admirável padrão novo de acabamento e qualidade, há evidências, aqui e ali, de que as distribuidoras estão prestes a superar seus experientes concorrentes.
---------------
Blu-rays preferidos pelos leitores do BJC (todos com legendas em português brasileiro):
Dificuldades em comprar na Amazon.co.uk? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior!
Posts relacionados:







dezembro 1st, 2009 at 23:46
Muito legal esse paralelo entre quantidade vs. qualidade em uma coleção. Tenho uma pequena coleção de DVDs (Cerca de 40 títulos) e comecei a colecionar blu-rays depois de conhecer o BJC. Embora a coleção de Blu-rays ainda esteja pequena (16 títulos até o momento), como estou sendo mais criterioso nas compras, escolhendo edições caprichadas, gastando um pouco mais para ter uma edição melhor, posso dizer sem dúvidas que ela já tem muito mais valor como coleção do que a de DVDs.
dezembro 1st, 2009 at 23:47
Cara, estou me sentindo um verdadeiro JUMENTO! Não entendi nada do que ele escreveu!
dezembro 1st, 2009 at 23:50
²
dezembro 2nd, 2009 at 0:05
Meu critério de colecionador é o "fator de repeteco" de cada filme que adquiro e também o quanto sou apaixonado por ele, mesmo que não veja sempre. Depois disso, vou atrás das melhores edições disponíveis desses títulos que desejo. Posso ser barrado pela condição financeira, claro, que para mim ainda é um grande problema.
Hoje em dia vivo esse novo dilema que você também relatou. Estou na dúvida entre comprar novos DVDs ou esperar ter um player de Blu-ray e uma TV FullHD para adquirí-los já em alta-definição.
Semana passada comprei um filme que havia postergado até a chegada do "raio azul" aqui em casa, "Homem de Ferro". Pois sei que o dia em que eu tiver a tecnologia BD, quererei assistir esse filme na melhor qualidade possível. Mas como ainda não tenho previsão de quando isso ocorrerá, e com a "lombriga colecionadora" dentro de mim clamando pela bela embalagem da edição em DVD que um dia não estará mais por aí, fiz a compra.
Ainda sim, uma certa dieta de compras de DVD se estabeleceu para mim. Séries de TV continuo adquirindo sem pensar nisso, já que a maioria das que curto não me parecem fundamentais serem vistas em BD. Já os filmes… Não sei o que fazer.
Oh, dúvida! Gostaria de já ter a nova tecnologia para não ficar nesse impasse.
dezembro 2nd, 2009 at 0:30
Muito interessante o post, embora poderia ser escrito com uma linguagem mais simples, o que atraira muito mais leitores, com certeza.
Atualmente, me pergunto se vale a pena investir em DVD com o avanço do blu-ray e a facilidade de adquirí-los no exterior com um preço mais acessível que o nacional.
dezembro 2nd, 2009 at 0:38
Parabéns pelo texto, por abordar um tema interessante. Mas tente escrever de uma forma menos acaciana da próxima vez, fica extremamente cansativo.
dezembro 1st, 2009 at 22:01
Eu já passei pela fase quantidade, hoje estou buscando colecionar somente edições especiais tipo: book, stell, gift etc, e filmes que acho muito bom, já vendi até uns 10 BD’s que eram até títulos bons mas que seriam mais quantitativos na coleção, gosto de ter títulos que me dê vontade de voltar a ver.
E DVD’s já vendi vários, mas o valor hoje para venda de DVD semi-novo é baixíssimo, quando se consegue vender, meus DVD’s em edições especiais continuarão junto com os BD’s (ou até edições básicas de DVD, mas que não tiveram um bom lançamento em BD)
dezembro 2nd, 2009 at 1:04
Muito pertinente o tema.
Eu continuo com minha coleção de dvd's a todo vapor mesmo já entrado para o Bluray. Neste último porém enquanto os preços continuarem altos vou comprar somente aqueles que merecem ser vistos em HD. Eu nunca me importei de pagar o preço que determinado filme para mim. Alguns valeram muito e paguei feliz. Outros, só compro no 12,90 mesmo e com ressalvas.
Ainda não tenho títulos para descartar. Todos são meus filhos queridos. Amadureci muito depois que comecei a colecionar. No início achava que valia a pena uma edição com 2 dvd's de filmes diferentes em um único amaray ( Efeito Colateral/Queima de Arquivo).
Hoje abomino essas edições que lançam 4 filmes em 2 dvd's ( Máquina Mortífera ).
Ultimamente ando mais seletivo.
Penso muito antes de adquirir cada filme exatamente para que sejam definitivos na coleção.
dezembro 2nd, 2009 at 1:45
Também fiquei confuso com esse texto! tá certo que eu cansei de ler antes de chegar ao final.
dezembro 2nd, 2009 at 1:54
Concordo com vc em tudo.. agora na reforma do meu quarto ja planejei ate um local para deixar os meus DVDs, hj tenho pouco mais de 10 Dvds mas a minha meta é ter uma mini coleção de edições especiais que valham realmente a pena. eu sinto inveja dessas edições meticulosas que vejo na dose diaria de inveja.
dezembro 2nd, 2009 at 2:25
Belo texto Bruno, excelente vocabulário!!
Quando enjoar dos seus DVD, pode pedir para o JC sortear os DVD que não te interessa…
dezembro 1st, 2009 at 23:57
Não é apenas a política das distribuidoras que é medíocre. Me convenço cada vez mais de que o problema da mediocridade é nacional, o que afeta tudo e todos por aqui.
dezembro 2nd, 2009 at 2:58
Eu quero um poster de Back To The Future.
dezembro 2nd, 2009 at 0:25
A ideia do texto é bacana, mas confesso que não entendi o propósito de rebuscar tanto a linguagem…
dezembro 2nd, 2009 at 4:36
Poxa cara, seu primeiro artigo ficou legou mas esse segundo não rolou, ficou parecendo "colecionador com 700 dvds está chateado de ter q vende-los por 5 reais agora"
dezembro 2nd, 2009 at 2:31
Irei utilizar 2 comentários anteriores pra expressar o que eu sinto em relação a preço e qualidade de DVD.
O primeiro (1) foi no primeiro texto sobre esse assunto que o Bruno escreveu, o segundo (2) eu escrevi no post: Dose Diária de Inveja: Era do Gelo 3 (Blu-ray), postado por Jotacê.
1 – O que me chamou atenção e que foi muito bem colocado, foi a observação que diz que as produtoras(majors) querem aproximar o produto orginal com o do pirata, para conseguir competir com esse mercado informal, e como mostra a imagem no texto é um tiro no pé, o Bruno foi muito feliz em dizer que não adianta querer aproximar o produto original do pirata, e sim melhorar o produto original, para aqueles que já estão acostumados a comprar, essa estratégia das produtoras de usar embalagem slim, de papelão, ou aquele maldito escanavo, a título de economia, só vai fazer com quem coleciona DVD ou BluRay a parar de comprar(um pouco mais difícil) ou entrar de vez na importação, é ridículo essa estratégia das produtoras, pois mesmo que eles consigam abaixar um DVD original ao patamar de R$ 8,00 o cara que está acostumado a comprar pirata, vai preferir o pirata, pois ele compra o mesmo DVD por R$ 5,00 ou até R$ 4,00 e ainda sobra dinheiro pra tomar uma cerveja, essa é a mentalidade do "povão", e ai para as produtoras "nem uma coisa nem outra" pois o cara que compraDVD pirata não vai comprar, e o colecionador não vai querer um, item tão deploravel na sua coleção.
2 – Esse comentário como dito acima foi em relação a uma edição muito boa que tem lá fora e não aqui eu comento sobre as queixas de não ter edições legais aqui no Brasil ou do "PREÇO" UM DOS ASSUNTOS DESSE POST.
Ultimamente sim…odeio aquela embalagem slim, que a fox fala que é mais pratica e elegante…Mas também quero ressaltar que ela é uma major que mais tem edições colecionaveis lançadas no Brasil, por exemplo:
Caixa Bomba de Madeira da série 24 horas (eu tenho,exclusividade do Brasil, comprei na promoção, 999 reais não daria para eu pagar, não por uma edição de DVD)
Alien Quadrilogia, edição com 8 discos em um digistak by fox (eu tenho)
Cabeça Planeta dos Macacos ( eu tenho, apesar de ter discos limados, comparado com as edições importadas eu comprei paguei bem mais barato que no lançamento, mais relativamente caro R$ 375,00)
Titanic edição de colecionador em Digipak com 4 discos imagem e som perfeitos (eu tenho)
Temporadas dos simpsons com edição em forma das cabeças do pesonagem (tenho a décima temporada cabeça do bart)
Cabeça Predador (não tenho, custa 690,00 muito caro! )
Ai entra naquela velha história quem pode mais $$$$$ chora menos…as edições especiais estão ai basta querer pagar o preço, é caro…sim concordo, mas ninguém pode reclamar que não tem disponível, está sendo vendido no mercado nacional, ou seja se for discutir isso vai entra no campo "social" da coisa, o Brasil é um país pobre etc…mas as edições estão ai e quem quiser comprar é só comprar.
Resumo da òpera, a fox anda dando muita mancada, mas ela já proporcionou e proporciona (graças aos estoques da loja) muitos itens colecionaveis.
dezembro 2nd, 2009 at 3:29
Desculpa, Bruno, mas as interessantes ideias do texto foram postas de lado em favor de um estilo rebuscado de escrita que não acrescenta nada a discussão.
dezembro 2nd, 2009 at 3:59
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!
dezembro 2nd, 2009 at 7:05
hahahaha , leia com atenção rapaz !
dezembro 2nd, 2009 at 10:41
Ótimo texto!
Tenho tido esse mesmo sentimento ultimamente, com relação aos diversos titulos comprados devido ao fator preço.
Vale a máxima de que "o barato sai caro", pq olho para alguns filmes q paguei 9,90 ou 12,90, e fica aquele sentimento de que nada acrescentam à coleção.
Como alguem comentou antes, dei um passo a frente tambem e hoje estou numa fase bem mais seletiva, evitando a todo custo edições meia boca mas que custam baratinho.
dezembro 2nd, 2009 at 10:58
Importar é preciso.
dezembro 2nd, 2009 at 8:53
Cheguei nesse estágio da coleção. Tenho mais de 100 filmes (filmes eu compro poucos, só de super herói, fantasia ou algum q me tocou profundamente); já boxes de seriados eu tenho mais de 250 e estou precisando me livrar de alguns deles. Alguns eu nunca nem assisti, mas como nosso amigo disse acima, ñ acrescentam nada na coleção.
Preciso vender pra q? pra arrumar mais lugar pra guardar os outros q virão, afinal de contas, eu coleciono pelo menos 15 séries q ainda estão no ar e sem previsão de terminar, séries das quais eu tenho certeza q vou querer ter pra sempre.
Enfim, de qualquer forma, o site blog podia criar uma sessão de anuncios pra ajudar a galera nesse escambo. O q acham?
Falando um pouco do texto, eu concordo com o q o Bruno disse. Nem vou fazer grandes comentários pq seria chover no molhado, só digo q sigo a mesma linha de pensamento.
dezembro 2nd, 2009 at 11:58
Confesso que o estilo rebuscado do autor no post é um tanto quanto exagerado, haja vista os comentários acima, mas entendi a sua mensagem.
Eu sempre fui defensor do quanto mais, pior. Ou seja: quantidade não é qualidade. Tem gente por aqui que compra DVDs pelo simples fato deles existirem, priorizando então a quantidade de discos na estante e não a qualidade, seja do filme, seja do produto (embalagem, etc.). Em minha coleção só entra filme que eu tenho certeza de que assistirei mais de uma vez e, se possível, em uma bela edição (ex.: TITANIC, E O VENTO LEVOU, O MÁGICO DE OZ, GUERRA NAS ESTRELAS, ROMA…), portanto, a vontade de ir me desfazendo dos mesmos não acontece, a não ser para sua substituição por uma edição mais caprichada (GLADIADOR, por exemplo) ou, num futuro próximo, por um Blu Ray (igualmente caprichado).
dezembro 2nd, 2009 at 12:04
Bruno, vc seria menos PEDANTE se deixasse de PUXAR O SACO das distribuidoras, repetindo a calenga que todos sabem que elas GOSTAM, de condenar moralmente a pirataria e a "prática do povo"! Cuide de seus (de nossos) interesses sem colocar a sociedade como REFÉM da sua mesquinhez pessoal em colecionar produtos lindos e caros que poucos podem se dar ao luxo sequer de pensar em comprar!
Acho VÁLIDO pedir-se mais qualidade, gritar por seus direitos, pedido de socorro, mas acho MUITA DEMAGOGIA VERBORRÁGICA (além de puxa saquismo ENCARNECIDO) querer fazer o papel de "bom garoto" com as distribudoras, condenando a pirataria do povão (usando-os como REFÉM dos seus interesses então), para com, este puxa saquismo querer agradar aos diretores de distribudoras que lerem seu protesto e em consequencia conseguir mais acertadamente que eles repensem a estrategia de mercado deles!
dezembro 2nd, 2009 at 12:04
É PEDANTE isso de vc querer bancar "Bom moço" e condenar o povo, a cada matéria sua, querendo-os fazer de REFÉNS de sua mesquinhez pessoal (sim, mesquinhez, do tipo "só penso em mim, o que vale é somente MEUS interesses, que é produtos de qualidade, se pra conseguir isso tiver que puxar o SACO das distribuidoras, condenando o povão e seus piratas, a cada tópico meu voi fazer isso e FODA-SE O POVÃO, o que vale são MEUS interesses mesquinhos pessoais") pra conseguir atenção das distribudoras.
dezembro 2nd, 2009 at 12:05
Veja, só compor produtos originais tb. E diferente de vc, talvez, minhas condições financeiras PARCAS fazem-me colecionar com muita difilcudade e vagarosidade, me levando quase a desistir de colecionar, desistencia essa que é abortada toda a vez que vejo surtos, como dos BDs da Fox a 26 reais aqui (q já tratei de comprar mesmo sem ter o BD player ainda, e mesmo juntando os 80 reais com difilcudade pessoal – até pq tb peguei o box DVD dos HP wide na promo surto da Americanas por 80 e isso me pegou de surpre$a, então tá sendo um "pega pra capar" aqui pra arrumar mais de 160 paus de súbito). Diferente de vc eu não condeno o povão e sua prática "pirateira", nem uso-o como REFÉNS de uma mesquinhez pessoal, condenado-os apenas pra agradar ás majors e elas me "ouvirem melhor" por causa disso.
dezembro 2nd, 2009 at 9:18
Cara, você vê “FRIENDS”, portanto, se mata, por favor.
dezembro 2nd, 2009 at 12:19
Já que o assunto é pirataria, ela só vai acabar quando a sociedade tiver um salário que pague todas as despesas e sobre para gastar com luxos + quando os produtos originais gerais se adequarem á este salário "sobrante" + quando diminuírem DRASTICAMENTE o nº de produtos oferecidos (ou seja, 98% menos filmes, livros, músicas, games, etc) (ou seja, menos luxúria de consumo sendo oferecida = menos tentação de tê-los ou usufruí-los, sem maçã sem luxúria, sem desejo, sem pecado).
Punibilidade NADA TEM A VER com leis, pirataria, "mudar as coisas". Se vc começar a punir todo mundo, além de causar um conflito social pré-revolucionário (possibilidade, dependendo de como seja feito…), vc APENAS fará que as pessoas mudem e consumam no "underground". Veja o caso das drogas…
dezembro 2nd, 2009 at 12:20
Portanto, se reinvidico produtos melhores eu sou REALISTA, deixo a questão de pirataria de lado (que só atrapalha QQ discussão – pois ela NÃO TEM JEITO) e me finco apenas na questão de mercado, de consumo. Sobre as majors abaixarem os preços eu sou favorável! SE eles não abaixassem pra 12,90 EU JÁ TINHA DEIXADO DE COMPRAR HÁ TEMPOS!!!!!!!! E SABE-SE LÁ O QUE EU ESTARIA FAZENDO AGORA… Baixando ? (acho que não, já que, minha lógica é: se não tenho tempo de ver os 400 filmes originais que tenho, p q iria baixar um com qualidade inferior a troco de quê ?).
A questão não é essa, a questão é que a qualidade caiu muito em vista talvez de promoções futuras, mas… quando lançam é a 49,90 então não tem NADA A VER baixarem qualidade já no lançamento. No meu caso o que chamo de qualidade baixa são os duplos em DVDs simples, são os extras sem legendas (comentários Dona Fox e Warner!) e as embalagens slimlixo.
dezembro 2nd, 2009 at 12:20
Acho válido os preços caírem, mas eles estão exagerando na perca de qualidade. Sobre isso que vc sente eu já senti há tempos, e agora com o BD piorou ainda, por isso q tem tempo q não compro qq coisa.
dezembro 2nd, 2009 at 12:23
Eu entendo o Bruno pois sou muito parecido com ele ao escrever, entendi tudo o que ele quis passar mas estarei passando uma crítica construtiva, ao postar para um blog, tente dar uma enxugada nos parágrafos e usar palavras mais simples, de fácil entendimento, seu texto ficará mais interessante e menos cansativo, eu aprendi isso na marra rsrsrsrs. Já com relação ao assunto do texto, a algum tempo atrás comecei a vender meus dvd's que eu olhava e falava pra que eu comprei esse filme, só está me tomando lugar na estante. Minhas primeiras compras foram mais por impulso do que por gostar muito do filme, não ligava se o filme vinha em uma edição bacana, com muitos extras, luvas, nem nada parecido. Depois de um tempo ao ver que já tinha cerca de 200 Dvd's em menos de 1 ano de "colecionador" me bateu um grande arrependimento de tê-los comprado, fui olhando 1 por 1 e vi o tanto de porcarias que tinha comprado. Depois deste dia passei a procurar por filmes que eu realmente gostasse e só o comprava se tivesse uma edição decente. Hoje em dia tenho cerca de 500 dvd's e estou tentando me desfazer dos filmes em que não acrescentaram nada a minha coleção.
dezembro 2nd, 2009 at 12:41
E oq isso tem a ver com a discussão??
dezembro 2nd, 2009 at 12:46
Mas pirataria É crime. Não interessa a distorção q se faça a fim de justificar o "acesso democratico " à cultura!
Voce trabalharia de graça?
dezembro 2nd, 2009 at 12:48
E quem sobrevive vendendo digipak a 12,90?? Cai na real!!
dezembro 2nd, 2009 at 9:53
Desculpe, mas não consegui ler até o fim.
dezembro 2nd, 2009 at 13:17
Consegui entender a moral do texto e sei que vc deve gostar de escrever assim, porém acho que houve um pouco de exagero nas palavras. Ficou muito "Rui Barbosa" pro meu gosto.
dezembro 2nd, 2009 at 10:45
João Vitor, gostei muito da idéia de ter uma sessão de anúncios no blog. Jotacê?
dezembro 2nd, 2009 at 11:40
Com todo respeito, mas esse cara parece que estava escrevendo um texto para os caras da Academia Brasileira de Letras, o que é isso, agora com relação aos Dvds acho que o pessoal já tá esculhambando demais com relação ao BluRay e esquecendo que o Dvd também é uma midia digital e tratando como se fosse o obsoleto VHS, pois o salto que deu de um VHS para o DVD foi gigantesco, um abísmo, uma revolução, não me recordo de alguém ter uma grande coleção de VHS em casa, pois não tinha sentido, posso descrever dezenas de vantagens do DVD para o VHS, agora tirando o som e a imagem que realmente são espetaculares, quais as outras dezenas de vantagens do BluRay em relação ao DVD para o pessoal já ir tratando DVD como lixo? Coleciono DVDs desde 2002 e tenho edições espetaculares e não pretendo me desfazer tão cedo e talvez nunca de disfaça mesmo que futuramente adquira alguns em BD.
dezembro 2nd, 2009 at 12:05
Se um colega meu tem pirata o problema é dele, não condeno, apenas alerto das promos dos originais quando são tentadoras e no passado já consegui que um ou outro comprasse algum original por meio disso. Condenar NUNCA vai mudar as pessoas. As pessoas só mudam se sentirem necessidade. Impunidade TB NUNCA fará as pessoas mudarem, afinal, em várias culturas e épocas, sexo anal e homosexualismo era proibido e tudo mais e isso não deixou de existir pq o Estado quis ou pq grupos de poder nesse Estado quiseram.
Por favor, não misture as estações, não seja pedante. O mesmo direito que vc tem de ver seus originais o povão têm de ver seus originais ou não originais. Não tente bancar o advogado do diabo das majors, não goze com o pau dos outros.
dezembro 2nd, 2009 at 15:12
sugestão aos organizadpores/produtores do blog do jotacê:
Galera, me parece MUITO comum que vários colecionadores que se manifestaram aqui nos comentários tenham uma vontade explicita de se livrar de vários títulos "menos queridos".
Que tal se o blog do jotacê gerenciasse uma doação em massa de dvds em prol de uma instituição que possa fazer uso desses filmes? Milhares de Hospitais, Casas de Transição, Abrigos e etc procuram meios para "distrair" pacientes durante sua estada nas enfermarias em recuperação…
Deixo aqui a dica e minha vontade de ajudar caso essa idéia possa virar algo concreto – comuniquemo-nos por email, ok? =D
dezembro 2nd, 2009 at 15:15
Compartilho algumas opiniões com o autor, principalmente com relação às edições de baixo custo serem menos viáveis a longo prazo. Porém, a mentalidade das distribuidoras é, e sempre foi, o lucro imediato. Elas possuem metas de vendas a serem cumpridas e o que para nós colecionadores é um item que vem com uma carga emocional, para elas é só um produto no estoque, um número numa planilha. Contudo, não se justifica investir massivamente neste nicho e ignorar os colecionadores. Esta foi sempre o mote dos protestos do BJC, justamente por ser uma atitude estúpida ignorar um mercado consumidor pequeno, mas fiel.
Com relação à depreciação dos títulos, eu sou partidário de uma outra visão. Quando se inicia na coleção, a grande maioria não tem conhecimento sobre a qualidade das edições; muitas vezes se compra por impulso ou se compra o mais barato para comprar mais. Não acho justificável este tipo de aversão porque essas edições pobres servem como lembrete da própria evolução como colecionador.
Também tenho edições ruins na coleção, mas não pretendo me desfazer delas só por que são ruins. Elas continuam lá, primeiro porque alguns gêneros, como terror e artes marciais, são marginalizados em nosso mercado e só são lançados em edições péssimas; segundo porque vendo-as, recordo de que investir nesse tipo de edição é jogar dinheiro fora, e me policio para não cometer os mesmos erros de outrora e, na medida do possível, as substituo por edições melhores.
dezembro 2nd, 2009 at 16:56
Post irrepreensível como sempre, Ingsoc!!! Concordo em 100% das afirmações.
dezembro 2nd, 2009 at 16:59
Adotando a msm logica que a sua, por nao ver Friends, tbm acho q voce deveria se matar
dezembro 2nd, 2009 at 17:05
É, li tudo, com dificuldade, pois o texto ficou chato e repetitivo em certos pontos. Um pouco de linguagem informal cairia bem num blog.
Num certo momento tenho a impressão que a maioria dos colecionadores são como aqueles que consomem a pirataria. Por motivos diferentes, enchem as estantes (ou gavetas, sacolas, etc) com títulos que só vão ver uma vez. Os colecionadores compram títulos que não gostam porque são lindos, enquanto o "povão" (no sentido de consumidor de pirataria) compra porque é barato. É isso que um colecionador é, um sujeito que enche a casa de filmes que nunca vai ver só pra exibir na estante? Ou alguém que compra de tudo pra preencher os espaços na estante da sala? Então realmente não sou esse tipo de colecionador. Compro o que gosto. Se vier numa edição bacana, ótimo. Se não, vou reclamar mas acabarei comprando pra poder ver e rever quantas vezes quiser. Se tiver por um preço alto ou baixo, terei que me adaptar. Uma coleção não deve ser vista como um investimento financeiro.
dezembro 2nd, 2009 at 17:10
Lendo esse texto lembrei de um episódio de Friends, aquele que o Joe vai escrever uma carta de recomendação para a Monica e o Chandler adotarem um rebento, e pra não passar por burro usa o dicionário de sinônimos do word … uahuahuaha
O assunto é interessante, mais da próxima vez tenta simplificar um pouco o texto
dezembro 2nd, 2009 at 17:20
E desde quando saber escrever é um problema?
dezembro 2nd, 2009 at 16:16
Isso ai, vamos tirar o sofá da sala!
dezembro 2nd, 2009 at 16:25
E o q isso tem a ver com a discussão?? [2]
dezembro 2nd, 2009 at 19:29
Parei de ler antes da metade. Muitas palavras difíceis utilizadas, e por mais que eu as tenha entendido, vejo isso como uma tentativa de deixar o leitor com a impressão de que está lendo um texto escrito por uma pessoa muito inteligente, quando isso não é necessariamente verdade. O intuito do texto, foi exibir um português aparentemente super rico, enquanto o tema foi jogado pra segundo plano, e isso é simplesmente TOSCO. Mas, voltando ao assunto principal que são os DVDs, tenho 300 títulos em minha coleção. Alguns são edições simples de tudo, que comprei há anos atrás, e que hoje em dia não compraria, mas não tenho coragem de me desfazer de nenhum deles. Minha coleção é numerada, por mais simples que a edição seja, ela faz parte e me fez feliz um dia, então eu não tenho coragem de descartar nada, hehehe. Apenas passei a me policiar mais e comprar só edição que realmente vale a pena.
dezembro 2nd, 2009 at 19:36
Esta é uma dúvida que me persegue também. Aparentemente, nos dias de hoje saber escrever e utilizar um vocabulário mais elaborado tornou-se um demérito.
dezembro 2nd, 2009 at 19:38
E, li mais alguns posts aqui, e concordo que o salto do DVD pro blu-ray foi grande sim, mas DVD vai ter seu espaço por muito tempo ainda. Não pretendo substituir nenhum dos meus títulos em DVD por blu-ray. Tenho uns 15 títulos em blu-ray, até séries, e não pretendo comprar mais DVD já que agora tenho o player de blu-ray. Mas também não pretendo substituir nenhum de meus filmes não. Talvez or Harry Potter, que tenho os quatro primeiros em DVD, e foram comprados na época do lançamento, e, sem comentários sobre as edições né… Só vale pela embalagem em digi lindona dos dois primeiros, mas do resto, pretendo comprar o pack em blu de todos os filmes quando o último sair. Me empolguei na escrita, hehehe.
dezembro 2nd, 2009 at 19:52
E tem maaais, por mais tosco que o filme seja, ou a edição seja tosca, eu trato cada um dos meus filmes, até os antigos, como relíquia. O primeiro Harry Potter por exemplo… Formato FULL screen. Porém, tem uma embalagem que nunca mais foi lançada. Tem um filme do Wes Craven, Amaldiçoados, que não é O filme, mas eu comprei no lançamento lembro que por 24,90. Digi, luva com janela, umas imagens bem legais, duplo, bonitona a edição, wide, áudio 5.1. Essa edição ficou disponível por pouquíssimo tempo, e agora, anos depois, eu a tenho
Por mais simples que seja, é relíquia, coisa que não será mais encontrada por aí. Tenho o grito enluvado, coisa que também não tem mais, Matrix naquela embalagem antiga da warner, de papelão com o plástico na lateral para lacrar, Jogos Mortais 2 que vinha com a capa com o gel vermelho escorrendo… Enfim, por menos importante que seja o filme, ou a edição, não me desfaço dessas coisas por nada!
dezembro 2nd, 2009 at 19:53
De fato essa é a impressão que fica.
Não conheço o Bruno, mas não acredito que ele faça uso desse vocabulário para demonstrar superioridade.
Talvez o grande problema mesmo seja o nivelamento por baixo da educação, e a preguiça das pessoas que simplesmente não leem!
dezembro 2nd, 2009 at 17:06
Acompanho o blog do jotace algum tempo e nao sei ainda se me considero um colecionador. Faz 1 semana, adquiri 3 blu-rays, apesar de ainda nao ter o aparelho, foram minhas primeiras compras de filmes (nunca comprei dvd) e o criterio que usei foi: preço baixo – qualidade alta. Entre elas, gift set (Batman begins), ediçao especial de aniversario (Matrix) e ainda band of brothers. Sinceramente, sempre resisti comprar filmes, nao dependo da compra assisti-los, o que me levará a comprar e consequentemente ser um colecionador é justamente o diferencial que uma ediçao pode oferecer (extras, boa apresentaçao, conteudos especiais, etc…). Entao, nao faço a menor questao de ter uma midia simplex com apenas o conteudo do filme, no meu caso nao vale a pena. Nao sei se todas estas contrapartidas caracterizam um colecionador de fato, mas esse é o criterio que eu adoto.
dezembro 2nd, 2009 at 20:10
Conforme eu disse na leitura de e-mails do JotaCast 7: 40 DVDs é só o começo… hehehehehehehe
dezembro 2nd, 2009 at 20:11
Não se preocupe não Jumen.. digo Raphael, eu também demorei a me acostumar com o estilo pouco prosáico e cheio de rapapés de nosso estimado Bruno!
dezembro 2nd, 2009 at 20:13
É o estilo do Bruno.
Ele SEMPRE escreve assim, acredite se quiser…
O cara além de ser gaúcho (nada contra,viu?) é Advogado.
Daí já viu? É datavênia para cá. Indeosincrasias pra lá! etc…
dezembro 2nd, 2009 at 20:51
O que é isso, bom vocabulário é uma coisa, exagero é outra. Ele exagerou, esse texto poderia ter sido escrito de várias outras formas sem esse ar de "mamãe eu conheço um monte de palavras". Vou começar a colocar meus posts em mandarim então. É uma língua normal, muita gente não entende, mas é válida… E se alguém reclamar, vou atribuir a má educação de cada um. Absurdo, estamos em um blog, se ele é advogado ou seja lá o que, parabéns pra ele, mas tem que saber adequar seu vocabulário a cada situação, e o que ele usou pra esse texto não é adequedo para o blog.
dezembro 2nd, 2009 at 20:52
Já que é assim não custa tentar:
Quanto quer pela edição dupla de Jornada nas Estrelas – Generations???
dezembro 2nd, 2009 at 22:01
O pessoal adora reclamar que as distribuidoras brasileiras são péssimas, as edições brasileiras são péssimas, etc. Mas as distribuidoras vão onde há dinheiro. Se houver demanda por edições caprichadas e tudo mais, então pode ter certeza que vão lançar essas edições. Mas a um preço mais caro.
É engraçado notar que muitas vezes as mesmas pessoas que reclamam do scanavo ou da slim são as mesmas pessoas que esperaram o preço cair 80% antes de cogitar comprar o produto. Ok, cada um sabe o dinheiro que tem pra gastar, mas se você paga menos não reclame por receber menos.
dezembro 2nd, 2009 at 23:02
Show, quem me dera daqui alguns anos ter algo parecido…
No aguardo das fotos da coleção do Jotacê
dezembro 2nd, 2009 at 23:09
250 seriados ?!! nem sabia que existiam tantos
dezembro 3rd, 2009 at 1:36
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Qualquer ser humano, alfabetizado e que fale português tem a capacidade de ler este texto, mesmo com dificuldade, mesmo que precise do auxílio de um dicionário, desde que queira. Meu questionamento é quanto à forma empregada. Partindo do princípio que este é um blog, com entrada livre pra qualquer um, creio que a forma rebuscada usada para a criação do texto é restritiva. Que forma melhor de passar uma mensagem que ser claro e direto? Escrever corretamente deveria bastar.
dezembro 3rd, 2009 at 6:26
O Anti Pedantismo é meio maluco e revoltado. Ainda comparou a pirataria c homosexualismo. Rapaz, se ñ tem dinheiro ou competência p rer emprego melhor, ñ reclama e defende o crime. Pirataria sempre é ruim, acho q só vc no site ñ entende.
dezembro 3rd, 2009 at 10:29
Nada a ver comparar linguagem formal com mandarim.
dezembro 3rd, 2009 at 10:34
Entendo sua colocação, mas ainda assim discordo.
Não consigo enxergar o problema de usar uma linguagem mais formal num blog.
dezembro 3rd, 2009 at 10:58
Dica Daniel: planeje um espaço ENORME pros DVDs. E ainda vai faltar espaço!
dezembro 3rd, 2009 at 13:27
Sou bem parecido com o felipe neste aspecto, depois de me desfazer dos DVDs "promoção das americanas" (http://tarmann.com.br/querdvds/) fiquei só com as edições especiais e filmes que eu revejo todo ano… agora minha coleção não passa de 40 títulos, sendo que pretendo trocar alguns por BDs e me desfazer de outros.
Mudando de assunto, o mais triste é ver uma coleção imensa, cheia de edições maravilhosas, sabendo que o dono não vai tomar NUNCA MAIS em pelo menos metade dela…
dezembro 3rd, 2009 at 12:06
Caro não tenho muitos dvds originais mais ou menos uns 15 mais não vou me disfazer de nehum deles pq cada um é especial, e diferente do outro por exemplo os 6 duplos de Harry Potter q só tem extras espécificos para o dvd. Embora ainda ñ tenha o player blu-ray, a única coleção q eu traria para formato Azul ,seria Harry Potter e sé um dia chegar na terra do macacão a saga senhor dos anéis. Claro q qdo comprar meu player v comprar mais blu-ray e tbm o player do blu-ray tbm pega dvd então pra q se disfazer do q lutou pra conseguir. pq as coisas no Brasil são caras e ruins.
dezembro 3rd, 2009 at 15:18
O problema é este: o texto ficou chato, extremamente cansativo, muitas vezes repetitivo, confuso e até mesmo se perdeu. Muita gente simplesmente desistiu de lê-lo até o final por esse motivo e isto depõe contra o blog, que fica marcado como fechado pra muitas pessoas. Um texto cheio de palavras, vazio de idéias. Dava pra escrever a mesma coisa em dois parágrafos.
Não tenho nada contra quem usa um vocabulário mais formal, mas cada coisa tem sua hora e lugar. O que vejo são médicos, advogados, jornalistas escrevendo dessa maneira em todas as ocasiões, quando essa forma de expressão não é adequada a todos, é restritiva ou serve apenas para "encher linguiça".
Isso é um blog, aberto, que provavelmente é frequentado por pessoas que mal entraram na adolescência até pessoas que já nem se lembram de como era ser adolescente. Acho que criar um texto mais democrático seria a opção mais lógica e inteligente. Mas essa é minha opinião. Se o cidadão preferiu dar um ar elitista às suas idéias, o problema é dele. Da mesma forma que para o autor os DVDs de saldão não acrescentam e até subtraem da coleção, esse texto, da forma como foi escrito, não acrescenta nada e ainda subtrai da discussão proposta pois muita gente simplesmente deixou de comentar por não ter entendido ou tido ânimo pra ler até o fim. Bem, é isso.
dezembro 3rd, 2009 at 19:07
Renan, isso de trocar os dvds por blu-rays é muito pessoal. Eu mesmo achava que não ia querer recomprar títulos que já havia adquirido em dvd. Mas depois de me acostumar com o Blu-ray fica difícil. Com certeza não vou comprar TODOS. Mas alguns títulos em especial, com certeza.
dezembro 3rd, 2009 at 20:10
Sim, como eu disse, vc vai passando sua coleção por uma peneira, os clássicos e seus filmes preferidos não tem como escapar, com certeza a gente acaba fazendo a troca. Mas esse número não chegaria a 10% de minha coleção, o que não quer dizer que eu não esteja contente com ela.
dezembro 3rd, 2009 at 20:19
E sobre os comentários quanto a escrita, acredito o seguinte, pelo menos eu aprendi que quando vamos redigir um texto ou preparar um discurso, precisamos prestar atenção em vários fatores, e um deles, e acredito que o principal, é o público alvo. Imaginem por exemplo um político ir fazer campanha em um local bem pobre e remoto do Brasil, usando um discurso super formal visando demonstrar inteligência. Isso é desnecessário e um tiro no pé, porque além de tirar o foco do discurso, grande parte das pessoas não entenderiam o que ele falasse, e passariam a comentar o tipo de discurso, sem prestar atenção no que o cara realmente tivesse falado. Claro que é diferente, estamos na internet, somos pessoas com um grau de instrução de razoável pra cima, temos meios aqui de buscar o que não entendemos na hora, mas enfim, a questão é que pro público do blog, a linguagem foi inadequada. Não que o pessoal aqui seja burro, mesmo porque a maioria escreve muito bem, mas aqui estamos entre colecionadores, não entre membros da academia brasileira de letras ou um grupo fechados de advogados (digo isso porque justificaram o uso da linguagem com o fato de ele ser advogado se não me engano). É só isso, acho que a linguagem utilizada foi mal escolhida quando se relaciona com o público alvo. O texto ficaria ótimo se fosse publicado em um meio destinado a outras pessoas, mas aqui achei demais.
dezembro 3rd, 2009 at 20:22
E sobre os comentários quanto a escrita, acredito o seguinte, pelo menos eu aprendi que quando vamos redigir um texto ou preparar um discurso, precisamos prestar atenção em vários fatores, e um deles, e acredito que o principal, é o público alvo. Imaginem por exemplo um político ir fazer campanha em um local bem pobre e remoto do Brasil, usando um discurso super formal visando demonstrar inteligência. Isso é desnecessário e um tiro no pé, porque além de tirar o foco do discurso, grande parte das pessoas não entenderiam o que ele falasse, e passariam a comentar o tipo de discurso, sem prestar atenção no que o cara realmente tivesse falado. Claro que é diferente, estamos na internet, somos pessoas com um grau de instrução de razoável pra cima, temos meios aqui de buscar o que não entendemos na hora, mas enfim, a questão é que para o público do blog, a linguagem foi inadequada. Não que o pessoal aqui seja burro, mesmo porque a maioria escreve muito bem, mas aqui estamos entre colecionadores, não entre membros da academia brasileira de letras ou um grupo fechados de advogados (digo isso porque justificaram o uso da linguagem com o fato de ele ser advogado se não me engano). É só isso, acho que a linguagem utilizada foi mal escolhida quando se relaciona com o público alvo. O texto está ótimo, mas está no lugar errado. Ele poderia ter sido escrito de uma outra forma sim, e se tivesse, não teria havido nenhum comentário sobre isso e o foco teria sido mantido.
dezembro 4th, 2009 at 13:16
"O Anti Pedantismo é meio maluco e revoltado. Ainda comparou a pirataria c homosexualismo. Rapaz, se ñ tem dinheiro ou competência p rer emprego melhor, ñ reclama e defende o crime."
Vc que não entendeu ou não quer entender. A reclamação do cara são dos DVDs caírem a qualidade pq teoricamente ficaria mais barato depois, e as distribuidoras estariamvisando estas futuras promoções ao já cair a qualidade dos DVDs já. Aí entra algumas coisas: mesmo caindo a qualidade os DVDs já saem de fábvrica a 49,90… Então não justifica cair a qualidade no lançamento. E a maioria de nós espera os preços caírem bastante pra comprar (eu só compro a 12,90 e 19,90 os duplos, +q isso é dificil, BD acima de 25 nem pensar – por isso que comprei esses BDs no surto da Fox a 26 e da Sony a 17 reais – infelizmente comprei menos do que queria por causa do dimdim no meu bolso).
dezembro 4th, 2009 at 13:17
ESSA reclamação dele eu dou apoio 100%. Inclusive a desilusão pessoal de que vários DVDs capengas ou filmes ruins ele queria detonar. Passei e passo por tudo isso. Ele não errou até ali, e foi condizente com o texto dele e o que ele queria dizer/protestar/desabafar.
Porém, a rádio dele saiu de sintonia e passou dos limites da sintonia, atingindo outras estações, quando tendo bancar o "bom moço" (politicamente correto) e detonando a pirataria dos outros (do povão) quando "pegou as mágoas das majors" e disse o que as majors AMAM ouvir, provavelmente, acho eu, pra "fazer presença", agradar á algum diretor de major que leia seu desabafo e fique com isso AGRADADO aos comentários (condenado a pirataria do povão) e com esse agrado conseguir que quem leia das majors seus desabafo fique mais psicologicamente mais maleável á aceitar seu comentário. É uma espécie de "fazer presença", eu te AGRADO e te exponho uma insatisfação e vc, por se agradado se sente mais maleável á atender minha insatisfação (uma mão lava a outra).
dezembro 4th, 2009 at 13:18
NÃO GOSTEI então dessa "mistura de estações" (afinal, o que tem a ver a baixa qualidade para depois abaixar preços já que a maioria dos colecionadores NÃO ACEITAM os preços normais das majors e esperam promoções com o mercado pirata do povão que NADA TEM A VER COM ISSO E PROVAVELMENTE NUNA CONSUMIRÁ NEM OS DVDS DE PROMOS DE 12,90 ? VC ACHA QUE O POVÃO VAI ESPERAR 2 ANOS PRA 1 DVD CAIR A 12,90 PRA ELE VER SENDO Q A MAIORIA VE ANTES DE SAIR NOS CINEMAS, as vezes pagando menos de 10 reais ???????? NADA A VER, PORTANTO).
Achei meio mesquinha a atitude dele porque ele coloca seus interesses pessoais ACIMA dos interesses da sociedade, do povão, tornando portanto os interesses dos outros REFEM dos interesses dele! JAMAIS EU FARIA ISSO, seria como se minha felcidiade dependesse da infelciidade dos outros!
dezembro 4th, 2009 at 13:18
ISSO NADA TEM A VER com ilegailidade ou fomentar e aceitar a ilegalidade (mesmo que seja dos outros), isso tem a ver com SER JUSTO E IMPARCIAL e NÃO FAZER DO CENTRO DO UNIVERSO SEU NARIZ. Só isso. Não gostei, portanto quando ele invadiu outras praias que NADA tem a ver com o problema que ele relatou! Até pq, é INÓCUA a tentativa da mahor em fazer DVD a 12,90 pro "povão consumir" sendo que o "povão" JÁ CONSUMIU há 2 anos este mesmo DVD, ainda mais barato, de outras fontes!
A 12,90 vc atende á colecionadores que esperam as promos e INCITA alguns colecionadores A NÃO DEIXAREM O VÍCIO DE COMPRAR/COLECIONAR legalmente com eles! Além de tentar atrair mais novos colecionadores, geralmente da classe média (que fica entre os piratas e os originais). Então NADA A VER pirataria, debelar a pirataria, combater a pirataria, ilegalidade ou pretensa imoralidade da pirataria, leis não cumpridas, com DVDs a 12,90 e majors caindo qualidade no lançamento a 49,90 pra depois atender aos de 12,90! NADA A VER.
dezembro 4th, 2009 at 13:22
O Alex Picoreto Anti Pedantismo (autor dos comments acima) escreve a MESMA COISA há quase 5 anos. É muito triste ver que ele não evoluiu o seu pensamento (ou superou seus traumas) em tanto tempo.
dezembro 4th, 2009 at 13:23
Sobre pirataria e homosexualismo vc SABE MUITO BEM a minha comparação! AMBOS eram considerados ILEGAL (em alguns países inclusive o homseuxalismo continua…), mas MESMO SENDO ILEGAL o sociedade continuava a praticar. Ou seja, ilegalizar práticas não significa a sua extinção (veja consumo de drogas, q até já querem modificar a legislação e descaraterizar a ilegalidade de usuários…). Foi isso que eu disse, não disvirtue as coisas.
Portanto, relaxe e goze, uma coisa NADA rem a ver com a outra, pois são ÁGUA E OLEO, portanto reclamar de pirataria num tópico sobre desabafo da perda de qualidade dos DVDs eé a mesma coisa que reclamar pq os ETs de Saturno não consomem batata frita pq se consumissem batata frita isso ajudaria ás batatas fritas aqui na Terra serem de melhor qualidade. Água e òleo, cada macaco no seu galho.
Agora, se quiser "fazer presença" aos anti ETS nada melhor do que misturar tudo e dizer que os ETs de Saturno DEVERIAM SER ORBIGADOS a consumir as batas fritas terrestres pra SUA natata frita ser de melhor qualidade.
dezembro 4th, 2009 at 13:38
O GRANDE PROBLEMA de certas pessoas (e da maneira que foram educadas ou percebem a vida) é que, pra elas só exise: mercado x interesses dos ricos. O pensamento dela se resumo á isso. Porém não percebem e não querem perceber que a coisa é muita mais rica e diversa do que roga sua vã filosofia. Existe mercado x interesses dos ricos, mas tb interesses da sociedade (do povão). Independente que vc criminalize esses interesses eles continuarão a existir. Portanto, qq análise q faço eu analizo todos os lados dessa moeda, desse muro. Se minha análise foi limitada á um desabafo muito restrito eu me atenho a analizar o scopo do que eu desabafei, na exata amplitude do desabafo.
Desculpe ser chato, é que sou revoltado mesmo, com pensamentos pequenos e anti-povo. temos que DESMISTIFICAR as coisas como são e não como a burguesia quer laboriar. A burguesia quer cirar um mundo que é só seu, excludente, anti-natural, anti-Deus. Quer construir muros e fortificar estes muros. Não penso assim. Sou um humanista. (deveria ser político, hehe).
dezembro 4th, 2009 at 13:41
Falando nisso, quando morrermos (fisicamente) a VERDADE MAIOR das coisas será jogada na nossas caras. Quando EU morrer CERTAMENTE não levarei comigo minhas coleção de DVDs… Ficarão aqui. E com o tempo será consumida pelo fungo ou jogada no lixo. E tudo aquilo que era "defensável" virará pó, minha alma sobrará com a minha visão estreita ou não da vida. E os muros que construi ao longo da vida ou os que tentei derrubar.
Abcs.
dezembro 4th, 2009 at 13:45
GET A LIFE!
dezembro 4th, 2009 at 14:35
No Brasil a pirataria serve como uma controladora natural dos preços. Se não fosse por ela as majors não se importariam tanto com promoções de preços, caírem logo os preços, não aumentarem os preços tabelados, e pensarem nos preços mais baixos possíveis.
Os ricos, que só pensam em controlar o mundo para a maximização dos lucros, só pensam neles, dizem o contrário, mas na minha opinião me deu ao luxo de pensar diferente: se não fosse pela pirataria eles JAMAIS colocariam DVDs a 12,90, alguns ainda recentes do mesmo ano! JAMAIS! Pq a pirataria é um concorrente fora do cartel de preços, dos quais não podem controlar, "chegar num acordo" de preços, para usurpar as preços com a maximização de preços e lucros.
dezembro 4th, 2009 at 14:35
Portanto para mim ela teve um propósito pessoal abençoado: fazer com que as majors pratiquem preços que eu e a maioria da classe média possam um dia comprar. Abençoados sejam os 12,90. Se fosse diferente, como eles querem e sonham, SOMENTE a classe media alta, classe alta e uma pequena parte da classe média teria dinheiro e intenção de comprar seus produtos super faturados. Assim como está a coisa se democratiza, o acesso se abre e toda a classe média pode consumir (produtos legalizados a preços justos) se quiser, como os DVDs a 12,90.
Eu JAMAIS colecionaria DVDs (JAMAIS) se há alguns anos não tivesse contato nas promos de 19,90… Seriam então CENTENAS de DVDs que as majors deixariam de ter me vendido.
dezembro 5th, 2009 at 2:05
ZZZ…
dezembro 9th, 2009 at 12:55
O problema da linguagem empregada no texto não é ser ou não “acessível”. Qualquer pessoa com o mínimo de cultura e boa vontade é capaz de compreendê-lo. O problema é que texto rebuscado não é necessariamente texto bem escrito. O texto acima é cansativo e confuso, com um fetiche pelo aposto que, quando terminamos de ler uma frase, já esquecemos como ela começou. O vocabulário “culto”, principalmente para um assunto tão prosaico como coleção de DVDs, ficou até risível. Mas, na verdade, não me surpreende. Dá pra apontar com exatidão quando é um advogado escrevendo já na terceira linha, até em fóruns de pornografia!
Joga-se muita palavra fora. Acredito que nem mesmo para se fazer parecer mais inteligente do que se é (o que, na realidade, muitas vezes acontece), mas por simples hábito. E, além do mais, um advogado jamais deixaria transparecer qualquer apoio que fosse a uma prática criminosa. Para eles, como sabemos, vale o escrito, mesmo que uma lei seja injusta (não que esse seja o caso).
Na verdade, o que mais me irrita na posição das majors em relação ao combate à pirataria é o péssimo hábito que têm em ensinar pai nosso a vigãrio. Comprei um DVD de Lupin III, da Focus, e logo que você põe o disco é OBRIGADO a ver QUATRO comerciais contra a pirataria, que não se pode nem correr, pular, mudar pro menu, NADA!!! Eu, EUZINHO, que COMPREI o DVD original na loja, sou obrigado a ver mensagens contra a pirataria como se eu precisasse ser convencido de alguma coisa. Jamais comprei nada pirata, e só baixo da internet o que não está disponível para venda no Brasil. E sou obrigado a aturar isso!
Enfim, tenho 400 DVDs e não tenho mais espaço. Mas nada irá me deter! HAHAUAUHAAHUHAUHUAHUAHUHAUHA (risada maligna).