2010 o ano do 3D

119
2560

LOST-BANNER

Anos 80,  eu sentado em meio a uma multidão numa sala de cinema do Shopping Ibirapuera [SP] para conferir a grande novidade da época: um filme em 3 dimensões.

Se tratava de um Western [da época que cowboys eram os mocinhos e os índios,  bandidos, rs…]. Começa o tiroteio, munição para todos os lados, mas nada de “projétil 3-D” até aquele momento, nem uma “balinha perdida” conseguiu “sair” da tela, talvez pela falta de um efetio Bullet-time onde pudéssemos acompanhar a trajetória do tiro. Esgotada a munição dos “mocinhos”, era a vez dos “bandidos” revidarem, os índios pegam seus arcos e flechas, apontam para os cowboys e neste exato momento a câmera gira e fica de frente para a “platéia”, os índios então soltam uma saraivada de flechas e Uaaaaauuuuuuuuu!!, todo mundo se abaixa nas poltronas, alguns gritando, outros rindo,  mas todos impressionados com aquela experiência de poder interagir pela 1a vez com o filme exibido na tela.

Quase 30 anos depois, o assunto no mercado de entretenimento é novamente o 3-D. Mas o que será que teremos de novidade em tecnologia 3-D sendo que até hoje muitos se incomodam com o “benditos” óculos, necessários para conferir um filme em 3D ? Que o digam os míopes como eu, ehehe!

Cinema 3-D não é algo tão novo assim, a tecnologia veio percorrendo o seculo passado até os dias de hoje sem conseguir convencer os consumidores. Nos últimos anos porém houve grandes avanços tanto na tecnologia de se fazer um filme em 3D quanto as salas de exibição, somando a estes avanços, novos óculos 3D que não incomodam tanto quanto os antigos.

Quem ja pode conferir um filme em salas Imax 3D ou mesmo em salas preparadas para esta tecnologia já deve ter notado a grande diferença com a tecnologia que temos atualmente em home video, normalmente composta de um par de oculos de papelão que acompanham o filme em DVD ou Blu-ray. O que chega ao mercado de home video nos póximos anos é baseado numa nova tecnologia 3D, a qual está para estas ediçoes atuais em BD e DVD que voce possui, assim como o filme Avatar está para o Western que eu assisti na decada de 80.

Mas gerar esta imersão em uma sala preparada para 3D é uma coisa, levar esta experiência para dentro de casa são “outros 500” e este é o foco da matéria: as novidades que chegarão ao mercado de home video em 2010. Então vamos lá:

#O que muda com a chegada do 3D.
A interatividade  prometida pelo 3D somada aos recursos já existentes no mercado de home video prometem revolucionar a maneira de assistirmos um filme. Apesar de vários recursos já constarem nas mídias de blu-ray, elas ainda são pouco utilizadas. A tendência é que recursos como BD-Live, U Control, Chat entre outros, realmente funcionem em conjunto com o 3D. Para o Blu-ray é uma oportunidade de crescer no mercado, porque somente de “melhor imagem”, uma tecnologia não sobrevive.

#Fontes
Primeiramente temos que conhecer quais serão as nossas fontes de conteúdo 3D:

1) Transmissões de TV: A Direct TV e Sky [EUA / Inglaterra] já anunciaram que irão fornecer conteúdo 3D em 2010. Para isto será atualizado o atuais receptores. A copa do mundo já esta prometida em 3D, e isto vai entusiasmar não somente os cinéfilos como também um outro tipo de consumidor. Canais como ESPN e Discovery [com a Sony e Imax] também ja anunciam programação em 3D para este ano.

2) Blu-ray: A Blu-Ray Disc Association anunciou o codec utilizado na tecnologia 3D [uma variante do H.264 HD], os discos com conteúdo 3D ocuparão 50% a mais da mídia que um conteúdo 2D, contudo para quem está preocupado com as compras futuras de Blu-ray, uma boa notícia, não será necessário escolher entre uma versão do filme em 2D ou 3D porque a tecnologia dos discos em 3D possibilitam que você assista o filme tanto em 2D quanto em 3D.

#Equipamentos
Esta é a maior dúvida do mercado no momento, o que teremos que comprar, trocar, atualizar para podermos usufruir do 3D.

1) TV Full HD 3D: Até o momento não ha informação de que será possível conferir conteúdo 3D sem a utilização dos novos monitores Full HD 3D em tecnologia Plasma, LCD ou LED. Sony, Vizio,  Samsung, LG e Panasonic já anunciam sua linha de TVs com tecnologia 3D para este ano e apresentam as novidas na CES esta semana em Las Vegas. Desta forma, os monitores atuais, mesmo conectados a fontes atualizadas e que forneçam conteúdo 3D, nao terão como exibir a imagem desta forma. A Vizio acabou de anunciar


Explore the Full HD 3D Truck

2) Conexões: O consórcio HDMI ja projeta suporte a 3D na sua proxima versao 1.4. A versão utilizada atualmente em nossas TVs, BR Players, PS3 é a 1.3. Desta forma, para que possamos aproveitar os equipamentos atuais, a versão HDMI 1.3 receberá uma atualiação para suportar tecnologia 3D também, mas como ninguém faz milagres, haverá perdas na qualidade de imagem em relação a uma conexão 1.4 que deverá equipar os equipamentos futuros.

3) Blu-ray Player: A Sony ja divulgou que fará uma atualização para que os consoles PS3 possam ler conteúdo 3D. Provavelmente todos os BR players receberão também atualizações de seus fabricantes. Ainda assim, para quem não adquiriu um player de Blu-ray, seria interessante checar estas informações antes de uma eventual compra, pois mesmo que voce não venha a ulitzar o recurso hoje, o seu player não ficará tão desatualizado.

4) 3D Glasses: Aqui a polêmica já começou porque grande parte “da culpa” do 3D não ter emplacado até hoje foi justamente devido a utilização dos óculos 3D. Pensando nisto, os fabricantes estão partindo para novos designs e não se espantem se modelos de óculos 3D venham a virar “moda” nos proximos anos. Da mesma forma que alguém compra um óculo de sol, os novos modelos prometem chegar ao mercado para todos os gostos e bolsos.



Para finalizar, em um resumo geral, para quem ja possui por exemplo, transmissão Sky HD, será possivel resolver com a troca de um receptor HD 3D. Para os que possuem um blu-ray player, as atualizações para a nova tecnologia tambem estará disponivel no fabricante. Os novos BDs trarão os filmes produzidos em 3D que você poderá assistir em 2D sem problemas.

Em questão de novos investimentos, restou apenas as TVs, que a príncipio terão que ser trocadas, para quem acabou de adquirir um novo monitor, como eu, é mesmo pra “quebrar as pernas”, ehehe! Mas apesar dos custos, duvido muito que qualquer cinéfilo vai querer ficar de fora, até porque os comentários no mercado é de que o 3D irá revolucionar o home video da mesma forma que a TV a cores revolucionou a sua época.

A CES [The International Consumer Electronics Show], que já começou em Las Vegas, permitirá saber um pouco mais dos fabricantes de equipamentos o que realmente poderemos esperar desta nova tecnologia e principalmente, quanto teremos que gastar para usufruir dela.

[ad#3-amzusatop]

[ad#sub550]