Categorized | Blu-ray, DVD, Notícias

Matéria de Folha Online revela números do Home Vídeo no Brasil

Jotacê Postado em 15 janeiro 2010
por Jotacê


LOST-BANNER


Locadora vazia só tem uma utilidade: gerar um anúncio de venda eletrônico!

Desde o início da manhã de hoje vários leitores estão entrando em contato para avisar sobre a publicação de uma matéria sobre a redução do mercado de locação no Brasil, coisa que todo mundo já sabia, mas que ainda não tinha sido publicada com números mais atualizados e fora das revistas de nicho.

Vamos a alguns dados publicados, interpretados pela visão do colecionador:

  • Segundo a matéria, a queda nas locadoras começou em 2006 (eu achava que tinha sido bem antes), mas isso coincide também com a queda de qualidade dos produtos para venda direta, discutida por nós no Jotacast 01 e registrada na página sobre a história dos DVDs no Brasil;
  • Entre 2006 e 2008 as vendas de DVDs cairam 14% (isso que 2009 não está contabilizado ainda). As vendas para locadoras cairam em 45% no mesmo período. Estima-se que em 2009 a queda tenha sido de mais 10%;
  • A matéria afirma que o Brasil tinha o maior mercado de locação do mundo nos tempos do VHS;
  • INCRIVELMENTE, pela primeira vez, um canhão da imprensa (Folha) abre a caixa preta e revela que um DVD que tem custo de fabricação de R$5 é vendido por R$100 para as locadoras;
  • A jornalista Ana Paula Sousa, autora da matéria, até parece ser colecionadora. Diz que DVD para venda “se tornou um fetiche”, o que ajudou na queda das locações. Fala ainda nos balaios das Americanas e os preços reduzidos dos DVDs que estão dentro deles;
  • Outro ótimo ponto da matéria: as locadoras perderam o trem da história, resistindo ao mercado de venda (com medo de perder as locações). Quando acordaram já era tarde;
  • Em 2008 foram vendidos 90 mil Blu-rays no Brasil. Em 2009, 230 mil. A estimativa para 2010 é de 600 mil unidades (o que na minha opinião ainda é um fiasco);
  • Pra fechar, a matéria informa que a $ony (grande apoiadora do mercado de rental desde os tempos da LK-Tel) resolveu colocar EXTRAS EXCLUSIVOS PARA LOCAÇÃO no DVD de “This Is It” para apoiar as combalidas locadoras. Ouviram bem? EXTRAS SÓ PRA LOCADORAS (que durante todos esses anos só se interessavam em DVDs full, dublados e sem extras, importados da forte “cultura VHS” do brasileiro). Como esse mundo dá voltas, não é mesmo?

Agora só falta a Folha (ou outro meio de comunicação social do mesmo naipe) fazer uma matéria sobre o papel dos colecionadores neste mercado.

É incrível a insistência das produtoras em continuar lucrando rios de dinheiro com as locadoras (negócio fadado ao desaparecimento completo pelo que demonstrou a matéria) e, por outro lado, ficarem jogando DVDs vagabundos no mercado de venda direta (com o claro intuito de rivalizar com os piratas), esquecendo completamente do colecionador fiel ao produto original de qualidade (coisa que falamos quase todos os dias aqui no BJC).

---------------
Blu-rays recomendados pelo BJC (todos com legendas em português brasileiro):

Dificuldades em comprar na Amazon.com? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior!

Related Posts with Thumbnails

Posts relacionados:

  1. Revista HOME THEATER publica matéria sobre a qualidade dos Blu-rays “brasileiros”
  2. Revista Exame considera 2009 o ano do Blu-ray no Brasil
  3. Versátil: 10 anos de Home Vídeo no Brasil e primeiro Blu-ray em novembro!
  4. DVD de Branca de Neve revela que DUMBO será o próximo na lista da Disney!
  5. Fox Brasil “inova” lançando Blu-rays exclusivos para locação

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

88 Comments For This Post

  1. Igor Augusto (iGauM) Says:

    Ai ai ai… Onde vamos parar né?

  2. Felipe Fahl Says:

    Essa matéria está bem legal msm, e quando vi hj de manhã achei essa tentativa da sony de impulsionar o mercado de locação meio "sem noção", acho que esse é um mercado que só tende a cair devido à "redução" dos preços de dvds e de blu-rays se comparado ao lançamento das midias.

  3. Chaves Says:

    Será que finalmente as produtoras vão se concentrar em nós "colecionadores"?

    Obs:"A estimativa para 2009 é de 600 mil unidades…"
    Estimativa para 2010 né? rs

  4. Felipe Fahl Says:

    Vale lembrar que essa matéria não foi publica apenas na Folha Online, ela está também no jornal impresso, na primeira capa do caderno Folha Ilustrada, ocupando mais de meia página, sem dúvida o jornal não faria isso, se não quisesse que a matéria fosse bastante vista!

  5. ZackShinra Says:

    Dvd das locadoras com apresentação melhor, e agora com extras exclusivos. Onde vamos parar?

  6. Jotacê Says:

    Opa, legal saber! Alguém pode digitalizar a matéria e postar aqui?

  7. Rafael Poggi Says:

    Eu não entendi apenas isso aqui: "…EXTRAS SÓ PRA LOCADORAS (que durante todos esses anos só se interessavam em DVDs full, dublados e sem extras, importados da forte “cultura VHS” do brasileiro…".

    Eu particularmente nunca vi um DVD apenas dublado. Não de um lançamento pelo menos. VHS? Na minha época de rato de locadora (meados dos anos 1980 até início dos anos 2000) eu NUNCA vi um VHS dublado que não fosse apenas um filme infantil (com raríssimas excessões, como Guerra nas Estrelas, episódio 1, que, afinal, é um filme infantil).

  8. Samuel Gallo Says:

    Os DVD custa 5 reais para serem fabricados e são vendidos a mais de 40 reias. Isso é um roubo! Poderiam vender por um 20/25 reias. É melhor vender barato e acabar com o estoque do que vender a uma fortuna e ficar com produtos encalhados.
    É a mesma coisa em um jogo de futebol: É melhor conseguir 50 mil com os ingressos sendo vendido a 1 real e com 50 mil pessoas no estadio do que conseguir 50 mil vendendo os ingressos a 10 reais e com 10 mil pessoas no estadio.

  9. Olymphat Says:

    "Agora só falta a Folha (ou outro meio de comunicação social do mesmo naipe) fazer uma matéria sobre o papel dos colecionadores neste mercado"
    Porque não tentamos entrar em contato com a jornalista que fez essa reportagem para ela fazer uma "sequencia"? Se mandarmso e-mails para ela, mas muitos e-mails, a repercusão da reportagem será mairo e poderão acontecer outras, inclusive a citada no comentário do JC.

  10. Rafael Poggi Says:

    Outra: essa história de inserir extrar no DVD exclusivo para locação é um tiro no pé! Eu comrparia, por exemplo, o DVD pre-visto na locadora, com esses extras diferenciados… o sell tru iria encallhar!

  11. Lucsaad11 Says:

    Apoiado Olymphat ! E isso só vai beneficiar ainda mais nós que somos colecionadores!

  12. Jotacê Says:

    Eita! Mas não falei que era APENAS dublado e sim que para locadora DVD tem que ter dublagem!

  13. Jotacê Says:

    Eu até tentei procurar o Twitter ou um e-mail da Ana, mas não encontrei.

    Alguém pode ajudar?

  14. Jotacê Says:

    Algum leitor do BJC trabalha na Folha e pode ajudar a entrar em contato com a Ana? Valeu!

  15. hipercelo Says:

    Eu ainda imagino que dentro de uns 2 ou 3 anos as locadoras voltem a recuperar sua força com uma maior popularização Alta Definição. Acho que quando mais pessoas tiverem TV HD, não aguentarão mais a qualidade inferior de imagem dos produtos piratas, que imagino serem os maiores vilões das locadoras.

    Muitos aqui vão dizer que o DVD baixou o preço, porém não são todos, e daqui a uns 3 anos serão os discos em Alta Definição que deverão reinar. Claro que os BDs também deverão ter seus valores depreciados, mas não à R$12,90 – pelo menos em 2 – 3 anos.

    Com isto, imagino que, se as locadoras segurarem mais este tempinho, elas podem "voltar a ativa".

    Lembro que isto é apenas uma opinião.

  16. Rafael Poggi Says:

    Sei disso, e por isso mesmo eu citei apenas o VHS, que foi objeto de comparação. No auge do VHS, filmes dublados eram bem raros.

  17. Rafael Poggi Says:

    O povão não está nem ai para a lata definição que não seja a do BBB e a do futebol na Globo… A imagem que ele ve no DVD pirata em sua LCD CCE, aquela baixada na internet de CAM ou no máximo SYNC atende ao consumir que nunca foi ao cinema e tem a nítida impressão de que e essa a imagem na telona (o que até pode afasta-lo mais ainda dos cinemas, por imaginar que uma imagem tão ruim não vale o preço do ingresso…).

  18. Viakenny Says:

    tem o custo de fabricação, mas também tem os direitos, marketing e todos os outros custos. (fora o "early adopter tax" dos lançamentos)

  19. Bruno Says:

    Não tenho certeza disso, mas R$ 5 é o preço que custa para produzir o dvd.
    Tem o valor tb dos direitos do filme e tal, sabe? Tanto é que foi discutido no JotaCast, que muitas distribuidoras acabam tirando filmes de catálogo pq tem pagar quase o mesmo preço de um lançamento para mantê-lo no catálogo.
    Mas concordo que poderiam sim custar menos! Principalmente lançamentos!

  20. Bruno Says:

    O bom é que (pelo menos até agora) não existe blu-ray pirata! Então quem quiser ver um filme em alta definição terá que comprar ou alugar! ;)

  21. PC_Forever Says:

    Blog do Jotace ajudando a transformar o mundo do Home Video num lugar melhor para nossa raça, os colecionadores! Apesar de não alugar um filme desde, sei lá, 2005… sentirei falta das locadoras (que há 5 anos atras, achei que em 2010 já estariam quase extintas)! São elas que me dão os posters de filmes que colo na parede do meu quarto! =D

  22. felipefonsecaps Says:

    Putz, VHS dublado tinha de monte!

  23. hipercelo Says:

    É mais ou menos nisto que quero chegar, sendo que muitas pessoas de classe média que conheço, que ainda não possuem TVs HD, compram DVDs piratas ao invés de alugar, e que tenho certeza que se tivessem TVs melhores, pensariam 2 vezes antes de levarem esse mais barato.

  24. felipefonsecaps Says:

    Locadoras serão nicho, aquelas mais específicas, que trazem filmes difíceis de se encontrar nas lojas por aqui, como qualquer filme que não seja americando ou filmes que tenham mais de 30 anos.

    O que irrita é a falta de visão dos produtores de home video em perceber que o futuro deles depende dos compradores fiéis, ou seja, nós colecionadores.

  25. Felipe Fahl Says:

    Peço desculpas pela má qualidade, pois o jornal quase não coube no scanner! ;)

  26. Simon_Elessar Says:

    Pior que existe.
    Aqui em Brasília eles vendem cópias de bluray a 50 reais ( sim.. esse exato preço ).
    Dvd's de dupla camada com o filme baixado em qualidade de bluray sai por 25 reais.
    Vou arranjar uma foto e mandar aqui pro Blog depois.
    Aliás.. eu já devia ter feito isso.

  27. Simon_Elessar Says:

    Materia bem interessante.. acho até que demorou para aparecer algo desse tipo!
    Seria legal ter contato com a Ana. Espero que você consiga JC.
    Acredito que ela possa passar outras valiosas informações e nos tirar a dúvida se é ou não colecionadora! ehhe
    Já faz muito tempo que não vou em locadora…Eu gostava de ir na Blockbuster por ter sempre os titulos mais difíceis etc.. mas depois que as Americanas compraram a qualidade caiu vertiginosamente.

  28. Rafael Poggi Says:

    Em que cidade e em que época, Felipe? Como eu disse, pelo menos no Rio de Janeiro, filmes dublados resumiam-se aos infantis.

  29. Jotacê Says:

    No auge do VHS existiam cópias legendadas e dubladas nas locadoras. E essas últimas eram as que mais tinham locação.

    Lembro como se fosse hoje. Nossa, lá se vão mais de 20 anos! GLUP!

  30. Bruno Says:

    Putzzz dessa não sabia!!!! :o

  31. Jotacê Says:

    Cara, SENSACIONAL! Muito obrigado, MESMO!

  32. azmfox Says:

    Simon, deve haver algum engano, acredito o Blu-ray ainda é inviolável, (o HD-DVD sim já conseguiram desbloquear) afinal não existe nenhuma locadora em SP que tenha jogos do PS3 piratas (e convenhamos que as novidades sempre pintam primeiro em SP), e o mesmo se aplica a filmes… e se fosse verdade, isso seria uma bomba! Teria uma repercussão global e talz!
    Não, Não, eles devem piratear o Blu-Ray através de outras fontes digo não diretamente de um Original…

  33. DuduDigital3D Says:

    Pra ver como o mundo está de caqbeça pra baixo. O mais absurdo: a fabricação de um DVD custa 5 real e eles vendem DVD por 49,90. Isso é roubo, e ainda reclamam do preço do BD, mas o DVD também é caro. Eles bem que poderiam cobrar entre 29,90 e 39,90 por um DVD e 49,90 por um BD. Seria uma mão na roda. Achei engraçada a iniciativa da sony de colocar extras exclusivos pra locação no This Is It. O que eu queria era que eles tratassem melhor o colecionador brasileiro
    #NãoCompreFOX
    #MeRespeiteFOX
    #NãoCompreUniversal

  34. PC_Forever Says:

    A qualidade caiu, principalmente no atendimento. Gostava muito da Blockbuster pois os atendentes sabiam muito sobre filme e sobre DVD (e suas diferentes versões – muitos até eram colecionadores). Hoje, passo numa Americanas para procurar algum titulo, até desencano de tentar perguntar algo. (Me desculpe se alguem aqui trabalha em uma Americanas, mas se trabalha, e está nesse blog, demonstra que é uma exceção =D )

  35. Felipe Fahl Says:

    Por Nada JC, agora eu dei uma melhorada assim fica mais fácil pra vizualizar. ;)

    <img src="http://farm5.static.flickr.com/4002/4277024520_498e294d23.jpg" width="390" height="500" alt="Materia Folha" />

  36. Felipe Fahl Says:

    Por Nada JC, agora eu dei uma melhorada assim fica mais fácil pra vizualizar. ;)

    <img src="http://farm5.static.flickr.com/4002/4277024520_498e294d23.jpg" width="390" height="500" alt="Materia Folha" />

  37. Daniel Gasparri Says:

    Pelo menos o valor dos BDs para as locadoras está saindo o mesmo que os DVDs, conheço um dono de locadora e o mesmo disse que as distribuidoras vaõ começar a baixar o valor do DVD Rental para poderem continuar a venda dos BDs por volta dos R$100,00

  38. Rafael_F Says:

    Essa aceitação das locadoras de "cópia exclusiva para locação" por preços abusivos também é muita acomodação. Não lembro qual o nome, mas as locadoras de vídeo possuem várias associações e coisas do gênero, e poderiam facilmente se unir para acabar com essa atitude absurdo por parte das distribuidoras. Como podem aceitar comprar um filme por 100 reais ou mais? Não tem cabimento…

  39. subs Says:

    na minha empoca, VCD pirata era 10 conto, hj o dvd pirata é 2
    e o Bluray pirate é 20

    se acha mesmo que quando todo mundo tiver tv full hd o bd pirata nao vai tar uns 5 conto ?

    locadora tende a morrer, pq o colecionador quer ter o produto e os outros compram pirata, assiste um vez e joga na estante… porque? sabe que pode ver o filme de novo e nao pagar, caso tivesse que locar de novo, mesmo que nunca va ver o filme de novo.
    isso se chama g(j)eitinho brasileiro, enquanto agente tentar ser melhor que o outro sempre, vai dar nisso, porque a nossa esperteza é igual a do lula…. viva os brasileiros ¬¬

  40. Arthur Cruz Says:

    Todo mundo sabe q o responsável pela extinção das locadoras foi a pirataria, ninguém vai deixar de alugar um lançamento pra comprar um filme velho original por 9,99 nas americanas, os originais lançamentos de 40 reais ninguem compra, isso aí o pessoal compra pirata e é o q mata as locadoras q ganham em cima de lançamentos, nada a ver esse papo de "fetiche". Se o pessoal se contentasse com filmes velhos originais e baratos nas lojas ninguém compraria o pirata

  41. Arthur Cruz Says:

    Dvd lançamento já custa isso, o q é um absurdo para um midia em decadencia

  42. rufferto2004 Says:

    Eu morava no litoral e me lembro que vários lançamentos tinham a tarja "dublado" ou "legendado".
    Um conhecido meu que era vendedor dizia que quanto mais pobre era a área, mais vhs de "dublado" ele vendia.
    Lembro que ele falava que em bairros muito pobres as locadoras só pediam filmes dublados.
    Se você mora na região das novelas do Manoel Carlos talvez seja por isso que não tenha visto tantas fitas dubladas ;)
    Obs. Comprei o dvd "Por um Punhado de Dólares", com o Clint Eastwood, no Submarino e tomei dois sustos: a imagem é pior que VHS e, creia, só tem a versão DUBLADA!!! A distribuidora é a chumbrega "Spectra Nova", que vende dois filmes pelo preço de meio. O problema é que nem com eles pagando vale a pena levar. Enquanto isso, um dos maiores clássicos do western não tem uma edição minimamente decente (que dirá especial, como tem lá fora).

  43. GUTOFYSH Says:

    Video Locadora… por mim… podem fechar todas…. compro todos os filmes que quero assistir…ou mesmo já assisti no cinema e não tenho interesse de comprar ou se quiser assistir denovo espero passar na tv…..Compartilhar dvds riscados que a gente fica sem assistir algumas partes do filme ou sem o final… não faz parte do meu mundo.

  44. RafaelC_83 Says:

    Eu vejo por mim… No começo do ano passado até meados de julho, eu alugava bastante filme… Porém graças a um certo blog (cof, cof, cof), comecei a comprar os filmes em BD com aquelas edições duplas e enluvadas, e 'esqueci' de voltar a alugar filmes… Ainda bem que não perdi muita coisa, pois muita porcaria foi lançada de lá pra cá… O pessoal de locadora deve estar sentindo a falta do meu dinheiro… Ahahaha… E viva os colecionadores :D

  45. Felipe Fahl Says:

    no jornal não tem o email dela, mas tem o telefone e email do caderno folha ilustrada onde saiu a matéria!

  46. rufferto2004 Says:

    Ridículo mesmo… o público de extras é outro. O pessoal de locadora não tá nem aí pra extras…

  47. rufferto2004 Says:

    Eu acho mais provável que eles peguem um material de dvd e passem pra um BD gravável do que uma cópia de um BD.
    Não existe nenhuma notícia de cópia de BD em lugar algum.
    Pode ter certeza que se tivessem conseguido ia estar chovendo jogo de PS3 por aí…

  48. rufferto2004 Says:

    Rapaz, eu até me sinto meio culpado.
    Eu vivia alugando numa locadora. E sempre pedia por títulos difíceis.
    Depois que começaram a comprar umas sugestões minhas eu comecei a colecionar e nunca mais fui lá. Meses depois me disseram que a locadora tinha fechado…
    É óbvio que não foi por minha causa, mas que dá um pesim na consciência, dá.. rs

  49. Simon_Elessar Says:

    bom.. eu só repeti o que o cara falou..rs.. não cheguei a pedir para ver.
    eu vou atrás disso no fim de semana.
    se eu achar aviso aqui.

  50. Simon_Elessar Says:

    eu vou atrás disso no fim de semana.
    se eu achar aviso aqui.

  51. sub-seven Says:

    na feira dos importados me disseram que era copia do bd em midia de bd e que soh nao funcionava o bdlive do disco (otimo pra quem tem tocador bd antigo e barato) e ele tava cobrando 20 conto… mais eu nao tive coragem de comprar.

  52. Rafael Poggi Says:

    Bem, então a gente não precisa mais discutir por conta disso. Aqui no Rio era difícil achar cópias dubladas, a não ser para filmes infantis. Mas deixa pra lá; posso ter me confundido….

  53. PC_Forever Says:

    Po, o cara fechou a locadora do bairro dele! rs
    O bom de uma locadora quando fecha (isso realmente ocorre muito hoje em dia), é que o dono acaba vendendo muita coisa, e já achei muita coisa boa nesse meio! =D

  54. Ederson Says:

    Se depender de mim, locadoras continuarão a existir. Não compro um filme que nunca vi antes. Primeiro devo ver e gostar, daí comprar. Por isso vou ao cinema e alugo filmes. Não baixo na net, pois assistir no PC não chega perto de assistir em uma LCD, e nem sou adepto à pirataria, questão de princípios.

    Agora com o Blu-ray, quem ver não vair querer voltar para o dvd, aí alugará, já que não dá também para comprar tudo o q quiser assistir, aí o papel da locadora é importante tb! Algumas só precisam acordar para o formato…

    Agora esse negócio de extra exclusivo para locadora não vai colar NÃO! Só uma pessoa que gostou muito da obra ou fanática irá alugar só para ver um extra diferente, e essas pessoas são poucas e não fazem diferença no caixa, acredito. O que vocês acham?

  55. renanrs Says:

    É triste, eu vou pouco a locadora porque gosto de comprar mesmo, agora se é um filme que pretendo ver primeiro pra depois decidir se vou comprar, ou apenas estou de bobeira em casa, não baixo nada não. Acho gostoso ir até a locadora, vasculhar as prateleiras, conversar com outras pessoas. Sei lá, é mais que só ver o filme. Mas confesso que isso é raro mesmo, compro muito mais que alugo.

  56. renanrs Says:

    Concordo, eu jamais alugaria um filme só pra ver os extras.

  57. Felipe Fahl Says:

    Vc tem razão, realmente ninguém vai alugar pelos extras!

  58. EMerson_Rj Says:

    Nas décadas de 80 e 90, uma locadora já tinha dificuldades em ter lucro. Lembro que, bem no início, eles tinham os famosos filmes "alternativos" (para bem entendido: pirata!). Depois começou uma fiscalização rigorosa e tiraram esses filmes (ainda na década de 80). Lógico que algumas continuavam alugando escondido para clientes conhecidos. O custo de uma fita VHS (ou DVD) sempre foi alto para as locadoras, pois as distribuidoras cobram os direitos autoriais de locação. É por isso que os preços de venda para locadora sempre foram bem altos.

    Eu gostava do ambiente: sempre encontrava amigos e conversávamos sobre filmes, lançamentos, até mesmo jogos de rpg etc. Aliás, a única locadora antiga que funciona até hj dando certo aqui no Rio é uma que, desde o início, vendeu itens colecionáveis, videogames, brinquedos etc junto com as locações.

    Eu já não alugo filmes há mais de 5 anos certamente…Prefiro comprar os que me interessam ou assistir na tv por assinatura.

  59. Gabriel Barbosa Says:

    Extras pra locação,morri…
    vai ser a mesma coisa do Blu-ray,com o legendário making of de Thriller?
    E se for, o documentário é o mesmo que passou na MTV dias atrás?

  60. Bruno Severiano Says:

    Essa coisa de extras exclusivos significa pra mim o seguinte: Eles vão simplesmnte colocar o dvd completo para a locadora e limar alguns dos extras da versão para a venda!

    Isso é muita sacanagem… as locadoras estão fadadas a morte a muito tempo, não alugo um filme desde 2004!

    Agora o que pode acontecer é o povo das locadoras botarem esses dvds no mercado livre… q maravilha :(

  61. Tércio Martins Says:

    "ninguém vai deixar de alugar um lançamento pra comprar um filme velho original por 9,99 nas americanas"

    Olha que muita gente compra os genéricos da Pixar e da Dreamworks (Ratatoing, Voando em Busca de Aventuras…) para não ter que ir na locadora!

  62. Flávio Henrique Says:

    Eu não achei pouco as vendas de Blu-ray no Brasil lol não imaginava q já tinha sido vendido nem metade disso xD

  63. Rodrigo Prado Says:

    Eu, primeiro como colecionador e depois como dono de locadora confirmo todos os dados da matéria.
    A situação das locadoras é caótica, tivemos até agora uma queda de 40% do faturamento, fui obrigado a dispensar 4 funcionários e a última esperança é o blu-ray.
    Como sou colecionador antes de tudo, sempre coloquei a disposição dos clientes as edições especiais e isso foi um dos diferenciais da locadora.

    Esse lance da sony é ridículo. As produtoras nunca deram bola para as locadoras e agora querem inventar moda.
    Deveriam baixar os valores dos dvd´s para que as lojas ao invés de alugar pudessem vender os filmes.

  64. ZeBaude Says:

    É possivel fazer Blu Ray rips sim, não sei se tem pra baixar por ai, mas que é possível é. Se não tiver Blu Ray rips por ai (com menu e tudo o mais), qualquer filme novo tem para download em full hd, então é possível vender bluray pirata a vontade, só não é feito por dois motivos: Custo da mídia virgem e pouca abrangência do Blu Ray.

    O PS3 não é pirateado por causa do seu hardware, e não por causa do disco. Dentro do processador do PS3 existe todo um controle anti-pirataria que até hoje não foi quebrado.

  65. AndreTheHutt Says:

    Outro dia ,depois de 6 anos, entrei em uma locadora. Perguntei o preço da locaçao de filme em BD: 4,50 .

    Quase que perguntei se os disquinhos tambem tinham aquele monte de impressao digital e riscos que todos os DVDs que minha irma alugava tinham (pessoalmente não alugo filmes desde 97). Ficou a duvida: os leitores de BD funcionam com midia cheia de digitais e riscos??

  66. DVDL - David Says:

    Só posso dizer uma coisa…eu não vou em uma locadadora há muito tempo…só compro DVD como dos colecionadores…Quem deveria tomar conhecimento dessa matéria são os executivos das majors, quem sabe assim eles acordam e começam a dar valor ao seu novo público: Os Colecionadores.

  67. Felipe Says:

    Foram vendidos 230 mil blu-rays no Brasil em 2009, mas quantos dvds foram vendidos no ano?

  68. Ronilson Araújo Says:

    Atenção no detalhe, Jotace
    "Agora só falta a Folha (ou outro meio de comunicação social do mesmo naipe) fazer uma matéria sobre o papel dos colecionadores neste mercado".

    A própria matéria nos apresenta dados interessantes sobre o papel dos colecionadores, basta utilizar a matemática. Quando a jornalista escreve: "entre 2006 e 2008, o número de DVDs comercializados no país caiu 14%, de 28,7 milhões para 24,7 milhões de unidades. Quando se leva em conta apenas a venda para locadoras, a curva acentua-se ainda mais: de 8,5 milhões para 4,6 milhões, ou seja, uma redução de 45%."

    Traduzindo: Vendas diretas de DVD em 2006 – 20,2 milhões / em 2008 – 20,1 milhões
    Queda de 2,02%, enquanto as vendas para locadoras sofreram redução de 45%
    Logo, o papel dos colecionadores é muito representativo para o mercado de DVDs brasileiro, além de sustentar os lucros das distribuidoras, praticamente sem perdas no período.

    Por fim, estou cético com o potencial do mercado de Blu Ray. Eu vejo o disco azul como um luxo que as distribuidoras querem ver decolar para minimizar os efeitos da pirataria e uma forma de lucrar novamente com os mesmos produtos (filmes e séries). Vou resistir ao máximo, a onda azul e espero q o DVD possa sobreviver por muito tempo ainda.

  69. Highlander1313 Says:

    Chapa, eu tb caí nessa… Depois dei o DVD pro meu irmão q vê numa TV 20 de tubo e não tá nem aí pra formato de tela, etc e tals, e mesmo ele me disse q achou a qualidade muito ruim…Um lixo esse DVD…

  70. Helder Says:

    Legal a matéria, alugo pouco, mas nao deixo de alugar, até porque tem que ver se filme é bom, e crtir numa full hd é bem melhor…aluguei Guerra ao Terror DVd, que por sinal tem ma transferencia excelente propadrão mas não é essa coca cola toda que falam por ai…fracoo…..

  71. Matheus Says:

    Para mim, o maior problema dos dvds no Brasil nem é o preço mas sim a falta de títulos.
    Tem MUITOS filmes (nem falo de filmes mais undergrounds, filmes conhecidos mesmo) que não ganham edição aqui ou ganharam em 2002 e já estão fora de catálogo faz anos.
    Isso é um problema grande para quem não tem CC internacional ou não compra produtos sem a legenda em português.

  72. Eversmann Says:

    Sinto pelos proprietários, mas tudo indica que o reinado acabou, daqui em diante vai ser estilo rainha da Inglaterra, simbolo de uma era dourada. Há anos não frequento locadoras e 4 motivos me afastaram:
    1 – Tv a cabo (rede telecine e outros) mesmo sendo filmes full, são muitas opções (alguns clássicos) por um preço muito menor.
    2 – Coleção de DVD, ter um filme com extras faz toda a diferença.
    3 – Alguns grandes filmes do momento vejo no cinema, portanto não tenho a febre
    do "lançamento em locadora'.
    4 – Alugar discos aranhados é de encher o saco, pior coisa do mundo, tira todo o tesão de ver um filme.

    O BD pode até ajudar as locadoras no começo de sua era, pois é mais barato alugar que gastar 60,00 contos num disco, mas a tendencia é repetir o que aconteceu com o DVD, e ainda vai começar a ter a concorrencia do download, palavrinha que a cada dia escuto mais.

  73. netiteve Says:

    Eu também já fui proprietário de uma pequena locadora, numa época que eu tinha de três a quatro concorrentes bem próximos. Era uma briga constante. Fiquei apenas um ano e meio nisso, e nem peguei a o comço da era dos dvds. Lá se vão 15 anos.

    Nem preciso comentar que tinha que alugar um lançamento cerca de trinta vezes para pagá-lo. Um absurdo. E o negócio somente se sustentava com o lucro mais fácil com as compras de títulos mais baratos de catálogo ou principalmente apelando na compra de fitas usadas (sim, revendidas por locadoras maiores ou falidas).

    Na época não pensei em vender os VHS, mesmo porque eu trabalhava com uma clientela que não queria pagar muito já no aluguel, quanto mais pensar em comprar.

    Foi bom eu ter parado com o negócio ainda no começo, acho que foi um desilusão mais fácil de engolir do que o contexto de hoje.

  74. cineteen Says:

    Aqui em Cuiabá,a maior rede de locadoras fechou…
    Foi ruim, restaram poucas do ramo,mas em compensação comprei à beça…
    4,99 qualquer filme da loja, tinha gente desesperada pra comprar *0*

  75. vinicius Says:

    Extras exclusivos para locação seria uma boa lá em 2006 quando a coisa começou a cair, digo, do ponto de vista comercial.
    Essas distribuidoras brasileiras… sempre acordando quando já é tarde!

  76. Igor Says:

    Jotacê ou Helena… Harry Potter 1 e 2 em digipak!!! Aquela edição cm os brindes: a moeda de Gringotes e o Super Imã… links do DVD World http://dvdworld.com.br/dvdworld.hts?+ZP2254D+acha / http://dvdworld.com.br/dvdworld.hts?+ZP2445B+acha

  77. Bruno Says:

    Eu não sei o que é entrar em uma locadora já faz um tempinho também

  78. Rodrigo M. Silva Says:

    Será que não passou pela mente de ninguém ainda que é só o BluRay se popularizar que a pirataria vai cair matando em cima, não que eu seja a favor é claro, pois sou colecionador de dvds desde 2002, mas a pirataria digital no mundo de hoje é um virus sem cura, quanto as locadoras o reinado delas acabaram faz tempo, ninguém mais volta a alugar filmes como no tempo do VHS mais, só alguns saudosistas.

  79. Kaen Says:

    Com o download muitas locadoras tão fechando porque não tem mais clientes!
    Quando será que vão fazer um preço mais em conta pra DVDs, Blu-rays, ou o que for, hein?
    Trabalho de qualidade e preço justo não leva nenhuma licenciadora a falência!

  80. Pipoca Says:

    A matéria é legal e tal, mas na realidade ao meu ver a verdadeira situação do abandono das locadoras são PIRATARIA desenfreada! Prá que um sujeito que não preza muito por qualidade vai gastar 39 reais em um lançamento ou alugar na locadora por 5 reais, se na feirinha do fim de semana perto de sua casa ele compra 3 DVDS por 10 reais? Com extra,dublagem etc, Outra verdade nua e crua são os DOWNLOADS em BLOGS de filmes, coisa que nos ultimos anos só aumentou e vem aumentando sem parar, hoje o cara baixa em 1 hora um DVDRIP com DUBLAGEM e tudo, as vezes até um R5 muito antes de chegar ao Cinema e com qualidade de DVD os XVID e DIVX reinam na INTERNET essa é que é a VERDADE, agora o resto das desculpas ai em cima de preço , isso e aquilo contribuem sim mas são só a ponta do ICEBERG pois o resto é sim a PIRATARIA e os DOWNLOADS, ninguém toca nesse assunto, mas eles é que isolaram as locadoras e retiraram uma grande fatia de consumidores, no dia que atitudes contra PIRATARIA e DOWNLOADS desenfreados forem realmente tomadas DE VERDADE, talvez ( EU DISSE TALVEZ ) as coisas melhorem, coisa que duvido muito de acontecer aqui em terra BRASILIS onde fazer a feira, comer um pastelzinho e comprar 3 DVDS por 10 paus pra assistir no fim de semana, sem se preocupar em reservar ou ter que devolver em 24hs já virou rotina!

  81. Roberto Says:

    Penso que a questão do preço também passa pela absurda tributação.

    O governo não larga o osso e os vendedores também querem lucrar muito.

    E aqui no Brasil o consumidor sempre paga o pato! : (

  82. Roberto Says:

    Lembro-me de uma tia minha que tinha uma locadora parecida com essa aí da foto lá em São José dos Campos.

    Ela não aguentou o tranco e passou o negócio faz uns três anos.

    Um belo dia, pouco antes de vender a locadora, ela descobriu que 20% do seu acervo havia sido roubado (ela não tinha travas nas embalagens, nem deixava os discos separados).

    Parece piada, mas a locadora era localizada num bairro nobre!!!

    Ela foi prejudicada não só pela pirataria e downloads ilegais, mas com o furto de dvds pelos próprios associados.

    Incrível!!!

  83. Ítalo Says:

    Alguns aí em cima esquecem que atrás de varias locadoras há um pai de familia tentando ganhar a vida justamente, que está sendo vencido por um cem numero de piratas, e não contam que nenhum suporte, seja ele das distribuidoras, ou até mesmo do governo!
    O fim necessário é o da pirataria e não o das locadoras. Seria melhor até mesmo para os ditos "colecionadores", pois teriamos uma material melhor também, ou esqueceram qual a desculpa das distribuidoras para o nosso mercado de DVD?

  84. Josel Maciel Says:

    "A matéria afirma que o Brasil tinha o maior mercado de locação do mundo nos tempos do VHS;"

    Piada! alguém acredita nisso ? O maior mercado de locação do mundo era o norte-americano, disparado, de muitoooooooooooooooooooo longe. Seguido dos países de 1º mundo, como Japão, etc.

    Nos países pobres, de 3º mundo, certamente o Brasil deveria ter uma papel de destaque, mas 1º no mundo ???? muita forçassão de barra da jornalista!

  85. Macaco do Brejo Says:

    Como era de se esperar, esta matéria virou mais um espaço para os INTERMINÁVEIS ROMÁRIOS de (ex) donos de locadoras, que não perdem tempo, incentivo, energia e espaço para lamentarem e chorarem suas pitangas contra a pirataria e a internet (download). TÁ NA HORA DE VIRAREM O LADO DO DISCO que esse já se desgastou!

    Os caras choram dizendo que o governo deveria controlar a pirataria pra eles voltarem a lucrarem mas isso não tem mais volta, mais conserto. Controle ? talvez. Tênue, eu diria, artificial, "pra ingles ver". Fim ? só depois que acabar a raça humana ou o preço dos "commodities autorais" serem mais na Terra do que no espaço.

    Acredito que a pirataria não tem jeito (se é que algum dia teve), tem é controle. Que se dá não como os "donos de locadoras" querem: com polícia, leis, belicosidade, prepotencia, intolerancia, fascismo. Mas com novos modelos de negócio que faça a burguesia lucrar de maneira natural, pois a própria pirataria demonstra o POTENCIAL de negócios que se esconde dentro dela, legalmente.

  86. Macaco do Brejo Says:

    Como as produtoras deixarem os downloads correndo solto, mas cobrarem uma taxa pra cada internauta pra os deixar em paz, modelos baratos (SEMPRE baratos, O SEGREDO é o preço, o NÃO controle, e deixar o FORNECIMENTO acontecer) de locação virtual, ditados pelas majors (sim, sinto locadores, vcs são carta fora do baralho, as majors não iriam dividir o lucro com vcs se elas podem, com novos modelos, online, elas lucrarem sozinhas – um modelo interessante é aquele dos EUA, com todos os títulos online num portal a 20 reais mensais, o SEGREDO é fornecer tudo, sem controle, barato, a pirataria não acaba, mas tem uma concorrencia FORTE, que a controla NATURALMENTE).

  87. Macaco do Brejo Says:

    A pirataria só é só ruim quando a mente que a condena é curta o suficiente para não vislumbrar a possibilidade de horizontes que se abrem para mais modelos de negócios (instigados ou inspirados nela). Eu, por exemplo, não baixo filmes, eu os compro (DVD original, agora tb BDs dos surtos de 20 contos em média, preço justo). Mas "tive" que baixar o DVDrip Divx do Madagascar 2 estes dias pra saber se o filme era bom (pois o trailler não conseguiu matar minhas dúvidas, deixou mais dúvidas ainda, pois o filme parecia ser bom, mas eu ainbda não tinha me convencido, já que não tinha planos de ver/comprar Madagascar 2 nunca – ODEIO estas continuações abobrinhas de desenhos de cinema, culpa da Disney, acho eu). Baixei, dei sorte q a qualidade tava bôa, assisti apenas 8 mins do desenho, pulando trechos (apenas queria ver se os gráficos, desenhos, cores, movimentos das animações, efeitos eram bons e se a história parecia ser interessante).

  88. Macaco do Brejo Says:

    Gostei, pareceu melhor que o 1º: deletei os 800Mb do Divx (precisamos poupar espaço no HD tb…) e imediatamente comprei online, naquela promo da Saraiva, que o DVD saía a 12,90 e com desconto a 10 paus e poucos (queria aproveitar pra colocar +1, pra compensar o frete, comprando junto com o novo Hulk duplo a 12,90 – preço +do q justo). Então nesse caso a produtora ganhou com o pirata, por ex.

Leave a Reply