Exclusivo: entrevista com Hegel Braga da Fox

159
2099

Publicamos hoje a entrevista exclusiva do Diretor de Marketing da 20th Century Fox do Brasil, Hegel Braga, concedida por e-mail. Novamente, não conseguimos muitas informações (o que não nos surpreende mais nessas declarações de diretores das majors ao BJC). Como sempre, questões importantes para nós colecionadores não são reveladas, ou são, mas com respostas que já sabíamos por outros meios.

Só que dessa vez foi diferente: as perguntas foram construídas de forma que ficassem muito claras, com exemplos e links para os principais questionamentos que foram apontados em quase dois anos de BJC. Mesmo assim, o executivo se pronunciou de maneira mais evasiva que o normal. Quando formulou uma resposta um pouco mais elaborada, resolveu colocar em dúvida a credibilidade do Prêmio BJC 2009, em que a Fox Brasil foi eleita a pior produtora do ano que passou.

Fique claro desde já que o nosso objetivo não é apenas apontar os erros e tripudiar em cima deles. Queremos realmente qua a Fox melhore no Brasil e por isso procuramos o seu diretor para esta entrevista.

O Prêmio BJC 2009 foi conduzido de forma responsável, sendo uma pesquisa com resultado aberto a cada voto, restrita a um voto por IP, totalmente transparente, que qualquer um poderia fiscalizar. Acredito que duvidar de sua credibilidade é negar os fatos que são irrefutáveis, ainda mais que foi muito bem recebido pelas vencedoras dos prêmios positivos (como Warner, Paramount e principalmente a Disney que o divulgou na imprensa).

Ao meu ver, a imagem da raposinha com a cabeça enfiada no buraco nunca foi tão apropriada para a Fox, que respondeu as perguntas abaixo de maneira padronizada (em certos momentos nem respondendo). Era uma oportunidade de rebater tudo o que colocamos, argumentando de forma firme e definitiva, mas não foi isso o que aconteceu.

Muitos pontos da entrevista ficaram em aberto. Identificamos isso e tentamos (pela primeira vez) uma réplica para que tivéssemos as respostas. Mas infelizmenteas dúvidas não foram esclarecidas por escolha da própria Fox.

Abaixo a entrevista na íntegra.

Super Box de 24 Horas: em Digistak e exclusivo do Brasil

Blog do Jotacê – A Fox, durante os anos de maior apelo no mercado de DVDs (entre 2003 e 2005), procurou de alguma maneira oferecer produtos de qualidade razoável (duplos, com DTS, bem encartados etc). Neste período, tivemos edições diferenciadas para os colecionadores brasileiros, como a Cabeça do Predador, Maleta 007 e até a exclusiva caixa de 24 Horas (“orgulho nacional” que só foi lançada aqui no Brasil). Mesmo com preços elevados para os padrões nacionais, eram artigos altamente colecionáveis. Porém, hoje em dia a Fox é considerada a pior produtora do país (eleita com 40% de rejeição em uma enquete entre colecionadores) pela qualidade do que está disponibilizando. O que aconteceu nos últimos quatro anos e o que a Fox pensa sobre essa desaprovação?

Hegel Braga – Não temos como comentar o resultado de uma enquete a qual não tivemos acesso nem conhecemos a forma como foi conduzida ou apurada. Quanto às edições especiais, realmente houve uma redução nessas ofertas, devido ao baixo retorno alcançado com as últimas experiências. Essa é uma tendência na maioria dos mercados onde a Fox atua.

BJC – Um dos ícones da rejeição da Fox pelos colecionadores é o estojo Slim (explicamos melhor neste artigo os problemas com a embalagem), que surgiu como alternativa para coleções de séries e que hoje invadiu praticamente todo o catálogo de filmes da produtora. Na mesma enquete citada na pergunta anterior, os colecionadores escolheram os DVDs em Slim da Fox os piores do ano de 2009. A justificativa da Fox está baseada em uma pesquisa com consumidores, que hoje desaprovam totalmente o estojo fininho. Mediante este quadro, existe a possibilidade da Fox voltar atrás na decisão e abandonar o Slim?

Braga – Estamos sempre dispostos a rever nossas estratégias, sempre que por motivo razoável. Desde que adotamos essa nova embalagem, a mesma foi aprovada e elogiada pelo segmento de varejo e pelos consumidores em geral. Evidentemente, não é uma unanimidade, nem sequer temos a presunção de que venha a ser.

BJC – Para nós colecionadores, a questão das embalagens é tão importante quanto o conteúdo. Qual o motivo da Fox lançar o mesmo filme para locação em estojo normal (Amaray) e para venda direta em estojo Slim? Qual a razão dos colecionadores não terem o mesmo tratamento das locadoras?

[SEM RESPOSTA]

BJC – A Fox é a produtora nacional com o maior número de séries de TV descontinuadas em DVD. Nada menos que 11 séries iniciaram por aqui e foram interrompidas, frustrando milhares de fãs no Brasil. O que a Fox tem a dizer a respeito?

Braga – O lançamento e manutenção de séries de TV em catálogo deve obedecer a uma relação de custo/benefício que seja positiva e comercialmente viável para a distribuidora. Infelizmente, não conseguimos manter em catálogo ou lançar todas as temporadas de todas as séries de TV produzidas pela Fox e pela MGM.

BJC – É possível que séries como Angel e Buffy ainda tenham suas sequências lançadas?

Braga – As séries Buffy e Angel foram lançadas até 5ª e 2ª temporada respectivamente e não temos previsão no momento do lançamento das demais temporadas.


DVD em envelope de papelão: mico de 2009, precisa ser anunciado como original

BJC – Sabemos que a pirataria é um problema cultural do brasileiro e que só o colecionador de verdade é que valoriza o DVD original. Uma das piores notícias de 2009 foi o lançamento de DVDs da Fox em envelopes de papelão, que certamente não estavam voltados para o colecionador mais hardcore, e sim mais para o mais casual. Mesmo assim, a Fox não acha que rebaixar os seus produtos ao nível de um pirata falsificado acaba por desvalorizar todo o mercado? Esses DVDs no envelope continuarão sendo lançados?

Braga – OS DVDs em embalagem de papelão têm como objetivo atingir canais de venda alternativos, e, através destes, consumidores que normalmente não têm acesso ao DVD original. É uma forma de lutarmos contra a pirataria. A Fox tenta de forma criativa oferecer uma alternativa low cost/low price. Além disso, todos os títulos lançados neste formato estão disponíveis no formato tradicional.

http://www.blogdojotace.com.br/wp-content/uploads/2009/04/paix-e3o-de-cristo-requentado.jpg
DVDs antigos com novas capas: os famosos requentados.

BJC – Sobre o conteúdo: a Fox lançou uma linha de DVDs chamada “Definitive Edition”, em que vários títulos foram “requentados” com novas capas e belas luvas, porém com o mesmo conteúdo das edições antigas (mesmos discos). Em casos como “Cruzada” a Fox inclusive descreveu o produto como a versão do diretor, só que na realidade eram os mesmos discos de antes da versão de cinema. Qual o motivo das edições realmente definitivas não serem lançadas no Brasil?

Braga – A coleção Definitive Edition foi lançada no Brasil de acordo com o material disponibilizado por nossa matriz. Nenhum conteúdo foi alterado. Alguns títulos realmente não apresentavam conteúdo extra.

BJC – Entre o período de 2005 e 2007, a Fox lançou mais de cem títulos clássicos da série FOX Classics e diversos títulos da série Cinema Reserve. Desde 2008, os títulos que são lançados são raros, salvo um ou outro lançamento da Cinema Reserve. Existe alguma intenção de lançar algo voltado aos fãs de filmes antigos?

Braga – A Fox está revendo e preparando uma nova leva de produtos que valorizam o seu acervo.

BJC – O Blu-ray, mesmo após quase dois anos do encerramento da guerra dos formatos continua muito caro no Brasil. Não existe o interesse em popularizar o formato? Até quando o Blu-ray será tratado como produto Premium aqui no país?

Braga – Até o momento, os discos Blu-ray são importados, o que inviabiliza a redução de seus preços, principalmente porque ainda representam volumes pouco expressivos. Ao longo de 2010, com a expansão da base instalada e o início da produção local, certamente o preço final ao consumidor irá reduzir bastante.

BJC – Quando a Fox irá iniciar a produção de Blu-rays no Brasil com a Videolar? Quais serão os primeiros títulos? Quanto custará um Blu-ray no lançamento?

Braga – Ainda não temos informações.


Ainda resta uma esperança para ter o DVD de Avatar em estojo normal (arte produzida por fãs)

BJC – Para finalizar: Avatar já é um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. Certamente milhares de colecionadores no Brasil desejam desde agora ter ele em DVD em suas coleções da melhor maneira possível. A pergunta é: o DVD de Avatar será lançado em embalagem Slim no Brasil?

Braga – Isso ainda está sendo discutido.

Pelo jeito, ainda vamos ter que repetir MUITO o #MeRespeiteFox.

[ad#1-amzusatop]

[ad#sub550]