Colecionador Novato – Como organizar sua estante

71
4454


Estante do leitor Bruno Cabral

Saudações organizados leitores!

Em mais um post da série “Colecionador Novato” vou listar hoje algumas dicas sobre como manter, organizar e conservar seus DVDs e Blu-rays na estante.

Dica nº 1: Escolha a estante com cuidado

Como o Jotacê já comentou uma vez nos Jotacasts: “Os DVDs são iguais aos Gremlins: eles se proliferam numa velocidade assustadora!”

Logo, antes de comprar sua estante pense seriamente em adquirir uma que não só acomode seus atuais itens de colecionador mas que também tenha (bastante) espaço sobrando pros que virão no futuro. E acredite em mim, ele virão! Os armários/estantes que já existem em sua casa não serão o suficiente, tenha certeza disso.

Um bom conselho que eu posso passar pra vocês é: dêem preferência à estantes feitas sob medida. Neste Post do Leitor, enviado para nós por Bruno Cabral, podemos ver em detalhes como fica uma boa estante desse tipo. Já se você for do tipo de pessoa que gosta de por “Mãos a Obra” eu recomendo este post, feito pelo Jotacê, onde é descrito o passo-a-passo da criação de prateleiras para DVDs/Blu-rays. A principal vantagem do método das prateleiras está no fato de que podem ser adicionadas novas prateleiras conforme sua coleção for aumentando.

Veja como ficam os discos nas prateleiras do Jotacê

Dica nº 2: Posicione a estante no local ideal

Uma vez adquirida a estante, o problema agora é escolher o local ideal para posicioná-la. Uma das preocupações principais nesta hora é com a incidência da luz solar no ambiente em questão. Caso vocês não saibam disso, a luz solar é muito danosa para a impressão das capas dos DVDs/Blu-rays. Se essas capas ficarem muito tempo expostas à luz direta a impressão começa a “esbranquiçar” até praticamente sumir. Portanto escolha um local protegido.

Outro fator que devemos nos atentar é para a umidade. Estojos do tipo Dubois Molengo “enrugam” pela ação da umidade de uma maneira rápida! Uma das fontes de umidade mais perigosas da casa é o Ar Condicionado. Evite posicionar a estante na direção do vento do Ar Condicionado ou encostado numa parede que dê para o banheiro ou cozinha. Os canos de água que correm por essas paredes também podem colaborar com o excesso de umidade.

E vale lembrar que os DVDs/Blu-rays criam mofo! Verifique, de tempos em tempos, seus discos e se houverem “pontinhos esbranquiçados” neles é o mofo. Limpe-o com uma flanela limpa, em movimentos de dentro para fora e sem usar produtos de limpeza. Para facilitar o processo de fiscalização você pode guardar os discos com a parte do rótulo para dentro do estojo. Assim basta abrir o estojo para verificar se o mofo apareceu.

Dica nº 3: Organizando os discos na estante

Essa dica é meio subjetiva, pois a forma como se organiza os DVDs/Blu-rays na estante vai do gosto pessoal de cada um.

Métodos mais comuns:
– Ordem alfabética por título
– Ordem alfabética por gênero de filme
– Boxes de Séries separados dos filmes
– Edições especiais separadas das edições comuns

Na minha estante os DVDs estão organizados da seguinte maneira:

1ª Prateleira: As edições que meu filho (de 5 anos) não pode por as mãos de jeito nenhum. Ex: Digipaks, Digistaks, a Enterprise de Star Trek, etc…
2ª Prateleira: Todos os DVDs de animações, também longe do alcance de meu filho para que ele não fique tirando e pondo filmes a todo o instante. Quando ele quer assistir a um filme, eu já o eduquei a me pedir para por para ele no Player.
Demais prateleiras: Todas as edições “normais” de filmes em ordem alfabética pelo título do filme.

Vale salientar que não existe “jeito certo” de organizar seus discos. Faça valer suas preferências pessoais.

Dica nº 4: Cuidado com a poeira!

Um problema muito recorrente nas coleções é o acúmulo de poeira que ocorre, principalmente nas prateleiras mais altas da estante.

Se você adquirir uma estante feita por encomenda ou criar prateleiras “à la Jotacê” defina uma altura de 20cm para as prateleiras/vãos da estante. Com essa altura os DVDs estarão confortavelmente inseridos, podendo ser removidos sem esforço e não tendo espaço viável para a poeira se assentar sobre os estojos. Já para Blu-rays a altura pode variar pois existem estojos de tamanhos despadronizados no mercado.

Faça uma faxina de manutenção, pelo menos uma vez ao mês, com uma flaneja limpa e seca. Evite usar procutos de limpeza, pois podem danificar o plástico dos estojos mais “molengos”.

Espero que estas quatro dicas sejam úteis para todos vocês, colecionadores novatos e experientes!

Vida Longa e Próspera

[ad#3-uol-h]