Zumbis em DVD e Blu-Ray – Parte 2: zumbis velozes!

39
1517

Exterminio-Zumbi-001

Quando fomos convidados para dar continuidade à sessão terror, prontamente imaginamos continuar o subgênero zumbis. Mas quando íamos começar a história sobre o pai dos zumbis (George A. Romero) percebemos que isso não seria necessário já que raptor explicou esta introdução muito detalhadamente.

Da mesma forma que as edições de DVD e Blu-ray de Romero foram amplamente desdobradas em DOSE cavalar de dar inveja.

Então resolvemos comentar sobre uma nova raça de zumbis que invadiram as telas e o imaginário dos viciados em filmes de terror desde o inicio do novo século. Os zumbis velozes (carinhosamente chamados de zumbis maratonistas), trazidos por Danny Boyle no filme 28 Days Later, de 2002, lançado no Brasil como Extermínio. Este filme literalmente reinventa o modo de ver os zumbis já que George Romero, magnificamente (e decompostamente), mostrou os zumbis como criaturas mortas que assim que reanimadas se arrastam atrás de carne humana em um estado catatônico.

Em Extermínio os zumbis maratonistas ainda estão atrás de carne humana, mas, dessa vez, eles correm e correm MUITO. Danny Boyle de forma impensada insere zumbis que correm, lutam, escalam e se bobear até dançam (esta parte é brincadeira). Estes novos zumbis criam uma atmosfera muito densa no filme, que inicia com uma cena impressionante da cidade de Londres completamente vazia (veja no trailer abaixo).

http://www.youtube.com/watch?v=-RZ-vtgu1vc

O filme ao estilo George Romero mostra muito mais que sangue exagerado e carne em decomposição. Ele foca nas pessoas e no que elas fariam diante de uma situação caótica como esta. O mais interessante tanto no filme de Boyle, quanto no filme de Romero é que mesmo se tratando de um filme de terror e os zumbis serem maus e nojentos quem mais devemos temer são os seres humanos, ditos normais. São filmes que criticam a sociedade de forma subjetiva e além de serem cinematograficamente bem dirigidos são como um soco no estômago.

Outro ponto a favor de Extermínio é que ele é um filme inglês de baixo orçamento fruto de muito suor e sangue (literalmente), que com muito esforço e competência se tornou mundialmente conhecido angariando pelo menos dez vezes mais que seus 15 milhões de orçamento. É um filme que agrada não apenas os que gostam do gênero, mas todo apreciador de cinema que se anima ao ver surgir um talento fora do circuito blockbuster. Em resumo, é um filme que não pode faltar na prateleira de DVDs.

Agora sobre o DVD e o Blu-ray

O Blu-ray do filme ainda não foi lançado no Brasil, e este importado não tem áudio ou legenda em português, mas a boa noticia é que a edição em DVD que temos por aqui é exatamente igual a vendida no exterior e é uma edição muito boa. Está certo que não possui uma luva bonita ou um estojo bacana, é apenas um Amaray molengo, mas o material adicional está bem legal e igual ao do DVD e Blu-ray importado. Dê uma olhada:

Extermínio – DVD do Brasil

Áudio: Dolby Digital 5.1 (Inglês), Dolby Digital 2.0 Surround (Português e Espanhol)

Legendas: Português, Inglês e Espanhol.

Distribuidora: Fox Home Entertainment

Formato: Widescreen 1.85 (16×9)

Material Adicional:

– Vídeo Musical Jacknife Lee

– Comentário em Áudio do Diretor Danny Boyle e Alex Garland (Sem legenda)

– Cenas Excluídas (Legendadas) com Comentário de Danny Boyle e Alex Garland (Sem legenda)

– Final Alternativo (Legendado)

– Making Of (Legendado)

– Galeria de Produção com Comentário (Sem legenda)

– Galeria de Fotos com Comentário (Sem legenda)

– Storyboards Animados do Website Original

Exterminio-Zumbi-004Edição Norte Americana do DVD de Extermínio, 2002.

Exterminio-Zumbi-005Edição Brasileira do DVD e Norte Americana do Blu-ray. Todas com os mesmos Extras.

A má noticia é que este DVD está sumindo das lojas, portanto compre antes que desapareça. Uma dica extra é: não assista apenas o filme, veja também o Making Of, pois é muito instrutivo ver todas as dificuldades e improvisos em se fazer um filme com pouca grana.

Por enquanto é só pessoal, até a próxima!