Anunciado primeiro Blu-ray player nacional!

29
1922

Dbr_700_close

A Tectoy, fabricante brasileira de produtos eletrônicos, anunciou oficialmente ontem o primeiro Blu-ray player montado no país. O DBR-700 é, essencialmente, um player de mídia ótica com saída HDMI (cabo não incluído no pacote). Toca Blu-ray (Região A), DVD (Região 4) e CD. Reproduz vídeo em 1080p, 1080i e 720p (suporta upscaling).

O BJC ainda não teve acesso ao aparelho, mas pelos relatos de consumidores que já compraram o player (que está à venda desde janeiro) o equipamento tem boa qualidade de áudio e vídeo. Possui saídas analógicas (7.1 e coaxial), processa todos os formatos de áudio, além de fazer up-sampling para CD (o que faz com que o receiver do HT reconheça o CD como DTS e não PCM). Vejam a reprodução do painel traseiro do player:

Conexoes_DBR-700

O manual do produto não menciona nada a respeito de compatibilidade com arquivos DivX. O player não possui entrada USB tampouco conexão com a internet (que é essencial para se ter acesso ao BD Live).

Abaixo, fiz uma comparação (em escala) entre o PlayStation 3 (player de Blu-ray mais “popular” no mundo) e o player da Tectoy. O DBR-700 tem 43cm de largura (que é a mesma dos players da Panasonic e Samsung) contra 35cm do PS3:

Ps3_dbr_comp

O controle remoto (acessório importantíssimo que nem sempre tem a atenção que merece nas resenhas), se comunica com o aparelho através de infravermelho (e não por Bluetooth como no PS3). Só pela imagem não dá pra dizer muito sobre ergonomia, mas pode-se perceber que tem todas as principais funções que a mídia do raio azul disponibiliza. Sobre o layout, fiquei um pouco decepcionado com a posição do botão de stop e também pela dimensão reduzida dos principais botões de reprodução. Vejam a imagem comparativa com o controle remoto do PS3 (que, diga-se de passagem, não vem com o player da Sony):

Cr_comparativo

O aparelho tem preço sugerido de R$1190 porém, como já disse, está à venda desde o início do ano no Submarino por R$999.

A Tectoy é uma empresa que não possui grandes problemas com seu hardware, basta lembrar que tem muito Master System que funciona até hoje por aí. Na minha opinião, o grande mérito desse player é que seu lançamento força a baixa no preço dos tocadores de BD no Brasil, além de demonstrar que existe alguém interessado em oferecer alternativas para o consumidor da mídia do raio azul aqui no país do macacão.

Tomara que motivados pela postura da Tectoy, outros fabricantes façam o mesmo e lancem seus tocadores de BD, pois com a concorrência só temos a ganhar.

[ad#amzusa550]