Contatos Imediatos do Terceiro Grau

47
2721

Banner-compartilhado

Captura_contatos

por Jorge Saldanha
(veja resenha original no DVD Magazine)

Contatos Imediatos do Terceiro Grau teve três versões, que são as seguintes:

Versão Original (1977, 134 min.) – É o filme como foi lançado nos cinemas;

Edição Especial (1980, 132 min.) – Nesta versão, Spielberg tentou corrigir erros de montagem da versão original do cinema, para isso inclusive rodando cenas que em 1977 não foram realizadas por falta de tempo ou de dinheiro. Assim, o estúdio deu chance para que o diretor retrabalhasse seu filme (foi o pioneiro de algo comum hoje em dia), rodando duas cenas principais: uma é a já citada seqüência final que mostra a nave-mãe por dentro, incluída por imposição da Columbia para que ele pudesse terminar a nova montagem; a outra é a cena em que a equipe de Lacombe encontra, em pleno deserto, um navio que havia desaparecido há décadas. Além disso, ele cortou algumas cenas da versão original, adicionou outras e lançou nos cinemas esta versão dois minutos mais curta, a mesma que a Columbia passou a lançar em VHS a partir de então e sempre enfatizando na publicidade a cena do interior da nave-mãe;

Versão do Diretor (1998, 137 min.) – Já consagrado como um dos maiores diretores de Hollywood, Spielberg finalmente pôde realizar a que considera sua legítima “Versão Definitiva”, lançada inicialmente em laserdisc e depois em DVD. Nesta, foram colocadas quase todas as cenas das duas primeiras versões, inclusive a cena do navio, e eliminado o final dentro da nave-mãe que desgostou boa parte dos fãs do filme e a ele próprio.

Em DVD, apenas a “Versão do Diretor” havia sido lançada. Mas com este lançamento da Edição de Colecionador comemorativa dos 30 anos do filme, os fãs podem ter as três versões para ver e comparar. São dois BDs (que, ao contrário dos primeiros lançamentos da distribuidora no Brasil, trazem arte personalizada do filme): um de dupla camada (BD-50) com todas as versões do filme e outro de camada simples (BD-25) com os vários extras, ambos na característica embalagem azul que, a exemplo da conhecida Amaray dupla, tem um suporte central para acomodar o segundo disco.

Contatos_fora

Contatos_dentro

Os menus em português são animados com cenas do filme, e como em todos os lançamentos no formato, podem ser acessados mesmo durante a reprodução. Contatos Imediatos do Terceiro Grau foi o primeiro filme de Spielberg lançado em alta definição, portanto esta edição comemorativa era bastante aguardada.

Contatos-003


SOBRE A IMAGEM:

As três versões do filme, que trazem legendas em português, inglês, espanhol, francês, coreano, chinês, tailandês e árabe, estão na proporção de tela original 2.35: 1, em widescreen anamórfico. Obviamente que não se pode esperar que um filme com mais de 30 anos possa ter uma qualidade de imagem e som impecável. Em algumas cenas noturnas e aquelas com efeitos especiais de sobreposição de diversas camadas de imagens, percebe-se alguma perda de nitidez e granulação inerentes ao processo utilizado. Nada que comprometa, contudo, pois houve um grande esmero na transferência digital, para a qual foi usado o codec de vídeo 1080p/AVC MPEG-4. Embora as cores não sejam propriamente destacadas, pode-se notar que são fortes e sólidas, especialmente em cenas nas quais são mostrados com detalhes os OVNIs. De resto, não há danos notáveis na película, e os artefatos de compressão inexistem.

Captura2
Veja mais capturas no Blu-ray.com

SOBRE O ÁUDIO:

Há duas opções de áudio de alta resolução, Dolby TrueHD (inglês e francês) e DTS-HD em 48kHz/24-bit, além de uma faixa de áudio standard Dolby Digital 5.1 (espanhol). Receivers que não decodificam os formatos de alta resolução irão reproduzi-los em seus correspondentes formatos multicanal comprimidos (DD e DTS). O filme utiliza o som de várias formas: nas partes dominadas pelos diálogos, o clássico score de John Williams é um personagem à parte. Nas partes que se relacionam aos extra-terrestres, ele continua brilhando, porém tem que dividir as atenções com um sound design criativo e simplesmente brilhante. Na cena onde Roy primeiro encontra um OVNI, em sua caminhonete, temos um dos graves mais intensos que podem ser ouvidos num home theater. Sinceramente, temi pela integridade do meu subwoofer – se o volume estivesse um pouco mais alto, poderia ter se danificado. Isso se repetiu também nas seqüências de abdução de Barry e na chegada da nave-mãe, verdadeiros testes para seu conjunto de caixas acústicas (e para o rebaixamento em gesso da minha sala). Já os canais surrounds são bem ativos, principalmente nas aparições dos OVNIS. No entanto, não há como deixar de notar que, em comparação com as mixagens modernas, a do filme está ultrapassada, apresentando uma perceptível compressão nos diálogos e mesmo na musica, que apesar de ter uma ótima fidelidade não soa tão bem como uma trilha sonora contemporânea.

SOBRE OS EXTRAS:

Esta edição de Contatos Imediatos do Terceiro Grau pode ser, com justiça, considerada como “Definitiva” (por enquanto, pelo menos…). Além de trazer as três versões do filme na melhor qualidade de apresentação possível, ela reúne todos os extras que foram lançados em home video ao longo dos anos a partir do laserdisc, além de trazer algumas exclusividades criadas para comemorar os 30 anos do filme. E tudo com a opção de legendas em português.

Contatos-001

Disco 1

Temos aqui um recurso que nem é listado na embalagem do Blu-ray. Ele se chama “Visão de Cima”, que é uma faixa de legendas que faz um comparativo entre as três versões do filme. Ao assistir uma das versões com este recurso ativado, ícones coloridos, imagens e textos surgirão, mostrando as mudanças feitas nesta montagem em particular. Por ser ativado como legenda, ele anula as demais.

Disco 2

Os abundantes extras deste disco estão divididos em quatro seções:

• Contatos – Contém três documentários diferentes, pertencentes a diferentes períodos da história do filme. Em ordem cronológica, temos o featurette de 1977 “Olhe Para o Céu” ( 6 min.), lançado à época do lançamento da versão original nos cinemas. Em termos informativos não acrescenta muito, mas é uma preciosidade histórica. Em seguida vem o documentário “O Making of de Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (97 min.), produzido em 1997 para celebrar o 20º aniversário da produção. Lançado inicialmente em laserdisc e chegando ao DVD em 2001, nota-se claramente que ele não foi concebido para a interatividade das novas mídias. Produzido pelo colaborador de Spielberg Laurent Bouzereau, possui um formato linear e estático, contando a história da produção de forma simples e direta. Spielberg é uma presença eloqüente, e não deixa dúvidas de que “Contatos” foi seu projeto mais pessoal até A Lista de Schindler, chegando a ser mesmo uma obsessão. Temos depoimentos de membros do elenco e da equipe, como Richard Dreyfuss, Melinda Dillon, Teri Garr, Bob Balaban e o diretor de fotografia Vilmos Zsigmond. Também há uma longa análise dos efeitos visuais (felizmente não excessivamente técnica, como tende a ser este assunto), que até hoje impressionam. O terceiro e último documentário desta seção é o inédito “Steven Spielberg: 30 Anos de Contatos Imediatos” (22 min.), que essencialmente se constitui num bate-papo com o diretor, que não adiciona muito em relação ao que já foi tratado nos documentários antigos. Enquanto aqueles eram apresentados em resolução 480i/MPEG-2, neste temos uma resolução 1080i/MPEG-2, em formato anamórfico.

Contatos-006

• Cenas Excluídas – Nove cenas, somando no total 10 minutos em resolução 480i/MPEG-2. Algumas são extensões de material que já está no filme, enquanto outras são cenas que não aparecem em nenhuma das três três versões do filme. Infelizmente a qualidade de som é imagem é precária, e não há a opção de assisti-las em seqüência.

• Explorando – Nove subseções trazendo 90 minutos de material bônus exclusivo que nunca havia sido disponibilizado, formando um belo e longo pacote de imagens em resolução 1080/MPEG-2. “Comparação de Storyboard” traz storyboards e um clipe do resultado final (com áudio de produção) para cinco cenas essenciais do filme, com mais de 20 minutos de duração. “Galerias de Storyboards” está dividida em duas categorias, que somadas duram 34 minutos. As subseções restantes são montagens de imagens: “Fotos dos Locais” (8 min., 49 fotos), “Nave-Mãe Desenhada por Ralph McQuarrie” (2 min., 12 fotos), “Por Trás das Câmeras” (8 min., 52 fotos), “Equipe de Produção” (2 min., 15 fotos), “Galeria de Fotos” (3 min., 24 fotos), “Edição Especial” (4 min., 26 fotos) e “Marketing: Lançamento Mundial no Cinema” (14 min., 87 fotos), que traz montes de conceitos iniciais de pôsteres, fotos do lançamento e lobby cards (aquelas fotos que antigamente os cinemas exibiam no saguão) da versão original do cinema.

• Trailers – Por fim, outra exclusividade deste lançamento são os três trailers de Contatos Imediatos do Terceiro Grau – “Versão do Cinema” (1977), “Edição Especial” (1980) e “Versão do Diretor” (1997), todos com ótima qualidade em vídeo 1080p/MPEG-2 anamórfico.

No fim é de se lamentar, apenas, que perdemos alguns itens que acompanhavam o pacote do Blu-ray nos EUA – um mini-pôster bem legal e um encarte de 64 páginas que, além informações básicas sobre a produção e biografias do elenco, contém muitas fotos de produção inéditas. Ainda assim, não há dúvida que esta é a mais completa edição de Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

Imagens da Edição dos EUA:

Close_eua3 Close_eua2

Close_eua

Compre no Submarino:

contatos-sub

Compre na Amazon:

[ad#amzusa550]