Crime contra o patrimônio do colecionador: filmes mutilados!

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Depois de um longo período, voltamos aos posts de protesto aqui no BJC. Dessa vez não perdoaremos o ato criminoso da MUTILAÇÃO DE TELA! Segundo a nossa recente enquete, não há crime maior para o colecionador que uma edição que tenha seu formato de tela mutilado, cortado, alterado em relação ao original.

Na imagem acima, uma amostra do que isso representa, principalmente em obras que possuem aspecto mais “alongado”, como os filmes de Harry Potter. Neste exemplo, a ação da maníaca Warner do Brasil, motivada sabe-se lá por qual psicopatia ecrãniana, não deu chance: cortou quase que 50% de tela em sua própria obra.

Na realidade, parece que o mercado de locação no Brasil (que ERA o grande cliente das produtoras) nunca gostou de projeções que geram tarjas pretas na TV. Desde os primeiros lançamentos em DVD até 2007, época que as TVs de tubo 4×3 ainda reinavam absolutas, o grande público de locação não queria saber de aspecto original (ou usavam o zoom do player, argh). Filme com imagem “compridinha” em tela quadrada de 21 polegadas não fazia muito sucesso nas locadoras (também pudera). E foi assim, por força da falta de recursos e da falta de educação visual do público, que nasceu a cultura de mutilar obras audiovisuais no Brasil.

Sem se preocupar com quem gostaria de ver o filme em seu OAR (Original Aspect Ratio), as produtoras nem se deram o trabalho de lançar duas versões para venda direta da maioria desse filmes (como acontece nos EUA, por exemplo). Até existiu uma época em que os filmes eram distribuídos em duas faces (cada uma com um dos aspectos), mas não eram muitos títulos com essa desconfortável opção.

Durante todo esse período, quilômetros de filmes foram perdidos com a mutilação. Separei, a partir do meu sentimento como colecionador, os 30 maiores crimes de mutilação efetuados no Brasil. Inclusive, nesta lista, já incluo um Blu-ray da Imagem Filmes, que continuou a mutilar, mesmo na era da alta definição.

Vejamos as preciosas vítimas (ao meu ver, obviamente) do machado das produtoras e reprodutoras nacionais:

  • Amnésia
  • Antes do Amanhecer
  • Chuva de Milhões
  • Crash (Blu-ray “nacional”)
  • Despedida em Las Vegas
  • Dogma
  • Em Busca da Terra do Nunca
  • Fomos Heróis
  • Gata em Teto de Zinco Quente
  • Gigi
  • Gremlins
  • Harry Potter (todos)
  • Homem-Aranha (apesar de ter lançado o Superbit wide)
  • Jackie Brown
  • Jogos de Espiões
  • Mad Max 2
  • Nada é Para Sempre
  • O Corvo
  • O Expresso Polar
  • O Máskara
  • O Paciente Inglês
  • O Último Imperador
  • Onze Homens e Um Segredo
  • Os Fantasmas se Divertem
  • Poltergeist
  • Procura-se Amy
  • Requiem Para um Sonho
  • Senhor das Armas
  • Um Dia de Fúria
  • Um Diretor Contra Todos

É óbvio que muitos filmes ficaram de fora desta lista, que se fosse fruto de uma pesquisa cientificamente elaborada, seria maior que a das vítimas do holocausto. A idéia não era esgotar a lista e o assunto, mas sim estimular o debate e as ideias dos colecionadores, que sempre são muito bem-vindas, principalmente nos nossos comentários.

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