DVD que não se vê por aí: Casablanca DELUXE!

35
2225

Casablanca_top

Para comemorar os 60 anos do lançamento de um dos maiores clássicos de todos os tempos (o filme estreou no cinema em 1942) a Warner Home Video lançou em 2003 uma edição dupla, super especial de Casablanca. Mas o que faz de Casablanca um clássico indiscutível para merecer um tratamento tão refinado na reunião de seus extras e fazer com que o filme posteriormente recebesse uma lata comemorativa? Quando foi produzido em 1942, Hollywood trabalhava com um sistema no qual cada estúdio, (Warner, Paramount, Fox, Universal, MGM, Columbia e RKO), tinha seus astros, produtores e diretores contratados por 7 anos. Os filmes geralmente  eram rodados dentro dos estúdios semanalmente. A cada ano os estúdios produziam em média 50 longas. Casablanca era mais uma produção entre essas 50, não havia nada de especial reservado a essa película. Mas o roteiro envolvente de Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch, a direção de Michael Curtiz a química entre Humphrey Bogart e Ingrid Bergman e a atemporal canção “As Time Goes By “, deram a esse clássico a estatueta de melhor filme e o posto de segundo melhor filme de todos os tempos, segundo o American Film Institute.

Se a primeira edição em DVD de Casablanca era pelada, essa edição de aniversário é um show à parte. O DVD inicia com uma introdução de Lauren Bacall (viúva de Bogart), traz também comentários em áudio, o completíssimo documentário “You Must Remember This”, que fala sobre toda a produção, a versão para a TV de 1956, cenas excluídas, outtakes, uma sátira dos Looney Tunes “Carrotblanca”, um desenho que veio até com a opção de dublagem em português e muito mais. Essa edição inicialmente foi replicada pela Videolar, com estojo amaray duplo transparente, rótulo dupla face envolto por uma luva de papelão não envernizada. Em 2004 a Warner relançou essa mesma edição em uma belíssima lata, (veja abaixo o vídeo que o Jotacê produziu), com diversos suplementos colecionáveis e um pôster de tecido. Atualmente, pode se encontrar essa mesma edição em estojo amaray duplo dubois preto com rótulo face única e sem luva de papelão. Mais um DVD de qualidade que não se vê por aí.

http://www.youtube.com/watch?v=52PkgkggnRY

FICHA TÉCNICA:
Áudio – Inglês 1.0 Mono e Português 1.0 Mono (Central Channel)
Formato de Tela – FullScreen 4×3 (Formato Original de Cinema)
Comentário do Crítico de Cinema Roger Ebert
Comentário do Especialista em História do Cinema Rudy Behlmer
Introdução de Lauren Bacall
Cenas Adicionais
Outtakes
Destaque Musical
Pesquisa de Produção
Bogart por Bacall – Documentário sobre a vida e carreira do ator com participação de diversos astros e amigos, narrado pela viúva Lauren Bacall;
You Must Remember This: Um Tributo a Casablanca – Documentário sobre toda a produção do filme;
Os Filhos Relembram – Featurette apresentado pelo filho de Humphrey Bogart e a filha de Ingrid Bergman;
Programa de Rádio – Screen Guild Theater de 1943;
Adaptação para TV – Who Holds Tomorrow de 1956;
Carrotblanca – Desenho dos Looney Tunes;
Trailer original de cinema.

Nota do Jotacê:

Casablanca já foi lançado em Blu-ray lá fora em uma edição Ultimate cabulosa nos EUA (infelizmente sem legendas em português). Mas não se desespere! Hong Kong está aí pra nos ajudar (incrível, não?). Lá o filme foi lançado com legendas em português (link da edição na Playasia).

Fica a dica para quem quer ter esse clássico eterno em alta definição.

Edições dos EUA em DVD e Blu-ray sem legenda:

[ad#amzusa550]