Exclusivo: entrevista com Afonso Fucci da Focus Filmes/Flashstar

122
2713

Focus_550

Na semana que passou, colecionadores e fãs de séries japonesas ficaram de cabelo em pé com uma bomba que tomou conta de fóruns e sites especializados: surpreendentemente os DVDs de Jiraiya e Changeman, distribuídos pela Focus Filmes, estavam com uma péssima qualidade de imagem, nem de perto parecidas com os DVDs originais japoneses. Todos afirmam que esta imagem lavada é fruto de episódios ripados da TV (o que não é de se duvidar após vermos algumas das imagens publicadas pelos fãs).

Como desgraça pouca é bobagem no mundo dos colecionadores brasileiros, as legendas de Jiraiya sofreram com um “pobrema” sério de tradução/adaptação. O BJC recebeu vários e-mails, comentários e mensagens pelo Twitter mostrando tal fato, com capturas dos DVDs com as inscrições mais estranhas e bizarras da história do home video brasileiro.

Assim sendo, tudo apontava para mais um post carayístico aqui no blog, quando pensei que poderíamos publicar algo muito melhor e mais informativo. Como já ocorreu no caso da USA Filmes, resolvemos ouvir o outro lado e entrar em contato com a Focus (a Flashstar faz parte do mesmo grupo) para saber o que eles tinham a dizer a respeito, já que estão sendo MUITO criticados pelos últimos acontecimentos com seus produtos.

O resultado foi a entrevista abaixo, feita com Afonso Fucci, Gerente de Marketing e Produção da Flashstar/Focus via e-mail. Aproveitamos para tentar tirar algumas dúvidas sobre outros produtos da empresa e saber dos planos para o futuro em alta definição.

Vamos lá!

BJC – A Focus Filmes talvez seja a empresa brasileira mais preocupada em oferecer edições com embalagens diferenciadas atualmente no país (principalmente as diversas e belas latas). Como e quando vocês perceberam que apostar nos colecionadores e em um item com embalagem de qualidade é o diferencial, principalmente para enfrentar a pirataria?

FUCCIJá há algum tempo (mais de dois anos) nós fazemos embalagens diferenciadas, casos de He-Man e She-ra e outra coleção que chamamos de “Coleção Guerra”. Nossa intenção é dar ao colecionador uma embalagem que ele possa expor em sua casa e não simplesmente guardar o DVD na gaveta de sua estante.Quanto à pirataria isto não tem como nós combatermos. Se o produto é rentável, e se existe quem compra, vai ter o DVD pirata com certeza, é só ver a quantidade de Jaspions, Jiraiyas e etc. que anunciam por ai.

BJC – Mesmo apostando nos produtos como colecionáveis a Focus não costuma dar sequência aos volumes de seus lançamentos em DVD. É notório o “trauma” dos colecionadores e fãs a respeito de Fullmetal Alchemist e He-Man em DVD (só para citar dois exemplos). Afinal de contas, por que esses lançamentos são interrompidos pela Focus em seus primeiros volumes?

FUCCIExiste uma coisa que as distribuidoras de vídeo têm que respeitar que é ter contrato para poder lançar as edições em DVD. O caso de Fullmetal Alchemist nós lançamos três boxes que é o que tínhamos os contratos. Ficou faltando um box. Estamos trabalhando para conseguir estes direitos destes episódios finais, mais é um pouco morosa a negociação.

BJC – Existe uma previsão de quando teremos os próximos volumes de He-Man e She-Ra?

FUCCIHe-man é o mesmo caso, este já está um pouco mais fácil de conseguir. Esperamos lançar a continuação e finalizar ainda este ano.

BJC – A respeito dos recentes lançamentos de séries japonesas pela Focus, qual o mercado que a empresa está priorizando? O adulto ou o infantil? Por quê?

FUCCINós da Flashstar e da Focus não priorizamos um ou outro mercado, nós lançamos produtos para o público infantil (Clássicos Desenhos Infantis), Juvenil (Yu-Gi-OH! GX) e o adulto (filmes como Coleção Guerra, patrimônios da Humanidade, Tesouros da Humanidade). Em todos os seguimentos existe consumidor e, portanto, temos que atuar em todas as frentes.

BJC – Na semana que passou os colecionadores e fãs de Jiraiya e Changeman ficaram surpresos com a má qualidade da imagem dos respectivos lançamentos, em comparação com Jaspion (que está irretocável). O que aconteceu com estes dois títulos?

FUCCIEstou particularmente empenhado em resolver este problema, já trocamos e-mail com a Toei, que diz que as másteres enviadas “teriam que ter qualidade”. Conversei com o laboratório, que fez o sincronismo do áudio, tanto na época da autoração como agora, não nos passaram que o vídeo estava em má condição. A próxima consulta será com o laboratório que autora os DVDs (estou aguardando um laudo do pessoal do áudio) para ver o que pode ter ocasionado este qualidade inferior da imagem.

BJC – A Toei Company (empresa que detém os direitos das séries japonesas citadas) já se pronunciou através do blog Cross World dizendo que as fontes são as mesmas de Jaspion). Se isso for comprovado, existe a possibilidade da Focus Filmes fazer um recall destes lançamentos? Como isso vai acontecer?

FUCCIA Toei não disse que as fontes são as mesmas, mas sim que fizeram o mesmo trabalho que fizeram com o Jaspion. E ainda alerta dizendo que os seriados são velhos. Como respondi acima estamos tentando verificar onde é que está o problema, assim que tiver uma posição, terei o máximo prazer em divulgar.

BJC – Além do problema da imagem, Jiraya está com erros grosseiros nas legendas, conforme já mostrou o blog Tokuplanet. Quem é responsável pela legendagem dos episódios e o que exatamente ocorreu neste caso?

FUCCINão cabe aqui citar a empresa que fez as legendas. Isto seria uma grande falta de ética de minha parte. O que aconteceu? Descuido desta empresa. Teremos que a partir de agora tomar muito mais cuidado com o que fazemos e pra quem entregamos nossos produtos. Também estamos em cima.

BJC – Por fim, quais são os projetos futuros da Focus Filmes a respeito de alta definição? Existe a previsão de quando a empresa lançará o seu primeiro Blu-ray e/ou qual será o primeiro título?

FUCCIA Flashstar e a Focus continuarão buscando produtos para o mercado brasileiro, seja no seguimento de séries japonesas, como Lost Canvas, que já estamos começando a preparar, como também em outros seguimentos.
Blu-ray estamos comprando os elementos (eu  tenho uma opinião lançar BD com poucos elementos, não dá) para poder lançar alguns títulos, tais como Rambo 4, Em Nome do Rei, 88 Minutos
, entre outros. Talvez Cavaleiros dos Zodíaco – Lost Canvas, mas primeiro estamos avaliando os contratos.

>> Observem que nem todas as dúvidas foram sanadas (seja pelos fatos ainda recentes ou pelas próprias limitações que uma entrevista por e-mail gera), mas é importante ressaltar e elogiar a Focus/Flashstar por ela vir publicamente falar de tais casos, inclusive sobre questões que há tanto tempo afligem nós colecionadores (imaginem se as grandes produtoras fizessem o mesmo, sendo mais transparentes). Só resta agora esperar pelas próximas informações, e torcer para que tenhamos produtos de mais qualidade daqui pra frente (como a própria Focus já provou que pode lançar).

——————

[ad#sub550]

[ad#glad_sub550]