Filmes nacionais disponíveis em Blu-ray apenas no exterior! [Atualizado]

40
2367

O Cinema nacional atualmente vive uma de suas melhores fases. A partir de 1993 o Brasil reaqueceu o seu mercado, no que ficou conhecido como a Retomada do Cinema Brasileiro. Central do Brasil, Cidade de Deus, Tropa de Elite são alguns filmes sucessos de público e crítica.

Porém no Brasil não há quase nenhum filme (com excessão de “Casa da Mãe Joana” da Imagem Filmes) em Blu-ray impossibilitando o consumidor de assistir aos recentes e também os clássicos do cinema nacional no formato azul. Foi cogitado o lançamento em HD-DVD do filme A Moreninha de 1970 com Sônia Braga mas com a morte do formato, a Casablanca Filmes desistiu de lançá-lo e não há previsão do lançamento em Blu-ray.

Curiosamente no exterior a situação é um pouquinho melhor e é possível encontrarmos produções nacionais em Blu-ray. Vamos a elas:

O Beijo da Mulher Aranha. Co-produção Brasil/EUA de 1985. Oscar de melhor ator para William Hurt. Drama dirigido por Hector Babenco que conta a história de dois prisioneiros que dividem a mesma cela: um homossexual e o outro prisoneiro político. Lançado nos EUA o Blu-ray possui áudio original em inglês dolby digital 2.0 (mono) e 5.1, espanhol e francês 2.0 e legendas em inglês e francês.

Extras do BD:

Trivia Track
Original Theatrical Trailer
Manuel Puig Mini-Documentary
Spider Woman On Broadway Mini-documentary
Slide Show Commentary
Photo Galleries

Estranhamente aparece duas versões na Amazon.com: uma em 1.33:1 da WEA Corp DVD por $24,99 e a outra da City Lights em Widescreen e com os extras mencionados por $39,99. Mas em outro site americano, no DVDEmpire consta apenas a versão da City Lights por $31,99… Ver review do filme aqui.

Coisa Mais Linda – Histórias e Causos da Bossa Nova. 2005. Direção: Paulo Thiago. Documentário sobre um dos mais importantes gêneros da música brasileira. Participação de grandes nomes da música como João Gilberto e Tom Jobim. O Blu-ray foi lançado no Japão e apresenta formato de tela 1.78:1 e áudio original em PCM 5.1.

Tropa de Elite. 2007. O polêmico filme de José Padilha conta a história do Capitão Nascimento do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro) que precisa encontrar um sucessor além de garantir a segurança do Papa João Paulo II em visita ao Brasil. O Blu-ray, já noticiado aqui no Blog, foi lançado no Reino Unido pela distribuidora Optimum com áudio DTS-HD MA 5.1 e uma entrevista do diretor e trailer do filme como extra. Infelizmente o BD é travado para região B. Review do disco disponível no Blu-ray.com.

Espera-se que com o crescimento do Blu-ray no país, mas filmes nacionais sejam lançados no formato seja no Brasil, seja no exterior.

[ad#sub550]

ATUALIZADO

demo_ze_

Encarnação do Demônio. 2008. Último da Trilogia do diretor José Mojica Marins cujos filmes anteriores são À Meia-noite Levarei sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). Após 40 anos preso num sanatório, Zé do Caixão é libertado e segue em busca de uma mulher para que possa gerar seu filho perfeito. O Blu-ray do mestre do horror nacional será lançado no Reino Unido no dia 6 de julho pela distribuidora Starz/Anchor Bay. Especificações técnicas neste post exclusivo sobre o Blu-ray do filme.

[ad#amzusa550]

[ad#sub550]