Mais informações sobre as Edições Definitivas da Fox

73
1784

Paixão_de_cristo_requentado

Estes dias estava checando minha coleção de Defintive Edition e os motivos que me levaram a parar de comprá-las, motivos estes realmente “absurdos” do ponto de vista ético pois eu devo ter sido um dos primeiros colecionadores a defender a FOX e sua linha Definitive Edition quando lançada, talvez porque pude conferir conteúdos primorosos como Stigmata ou Guardiões da Noite, como uma qualidade de imagem e som magnifíca.

Apesar de considerar esta linha da FOX a melhor em matéria de áudio e som (superior a Superbit da Sony), depois dos primeiros lançamentos comecei a notar que o contéudo dos DVDs eram exatamente os mesmos. Para não restar duvidas abri a embalagem do Minority Report e me deparei com ambos os discos IGUAIS, sem alteração de rótulo, exatamente os mesmos discos da edição especial lançada anteriormente.

Lendo o BJC, me deparo com o post sensacional do colaborador Bruno Arrienti que lista e informa edições que podem ser consideradas realmente “definitivas” e outras apelidadas de “requentadas” para não dizer coisa pior, rs…

No lançamento, a Fox divulgou aos quatro cantos que se tratavam de NOVAS edições com conteúdo de áudio e video SUPERIORES as edições anteriormente lançadas. Apesar de acreditar que as opiniões sobre qualidade de um DVD divergem entre nós colecionadores, o que JAMAIS poderia ocorrer era a utilização dos MESMOS DISCOS em uma nova embalagem, o REQUENTADO: troca-se a arte da capa, coloca-se os MESMOS DISCOS e COBRA-SE UM VALOR DE LANÇAMENTO quando na verdade o DVD já estava no mercado.

Para quem coleciona, a FOX deveria sim enviar algum tipo de explicação ou mesmo compensação com posibilidade de trocas, pois me parece que os últimos lançamentos estão mais para Edições Requentadas do que Definitivas.

Os destaques por enquanto na minha opinião ficam por conta de Stigmata e Guardiões da Noite que ganhou uma versao com 8 minutos a mais e trilha DTS, está um espetáculo. Stigmata teve uma grande procura devido a trilha de audio em português que não havia na anterior. O mesmo caso vale a para Coração Valente, nao cheguei a notar uma grande diferença na qualidade de imagem, mas para quem gosta de dublagem, vale a compra.

Os outros merecem uma análise individual para que não haja “injustiça” com as verdadeiras edições definitivas.

Uma das edições que desejo conferir em breve é A Paixão de Cristo, mas conforme o Bruno a edição é “requentada” (talvez não seja tão revoltante porque a primeira edição não trazia o disco de extras, a definitive tem, porém SEM o DTS), mas o que chama mais a atenção é o texto da contra capa da edição (que por sinal é meio padronizada em toda a linha Definitive).

“Nesta Edição Definitiva, venha fazer parte da incrível reconstrução de A Paixão de Cristo de maneira nunca antes apresentada: a melhor qualidade de imagem de todos os tempos e recursos de áudio em DVD de última geração que exploram a gama completa de efeitos sonoros em DVD! Além disso, bônus reveladores levam o espectador aos bastidores de maneira ímpar, transformando esta edição de A Paixão de Cristo numa obra digna de colecionador! Um dos filmes mais intensos da história do cinema, A Paixão de Cristo tornou-se um fenômeno aclamado pela crítica e um sucesso de bilheteria mundial. Este filme que marcou a história do cinema inspirou milhões a descobrirem mais sobre suas origens. Esta esperada Edição Definitiva em 2 DVDs apresenta ao espectador horas de material dos bastidores, incluindo detalhados featurettes sobre a produção – do conceito à finalização – cenas excluídas, detalhes do embasamento histórico da obra, comentários do diretor, comentário teológico e muito mais. Mel Gibson, diretor vencedor do Oscar® – narrou uma história profunda de coragem e sacrifício, contando as últimas doze horas da vida de Jesus Cristo.”

Se o disco 1 for exatamente o mesmo da edição anterior, metade do que esta na contra capa é FALSO, valendo-se somente da outra parte sobre os extras. Mas no caso específico deste titulo TUDO É FALSO porque ja havia sido lançado tambem a edição dupla do diretor, que nada mais é do que OS MESMOS DISCOS da edição definitiva (e SEM o DTS da primeira edição simpléx).
Inclusive a própria Fox “se atrapalhou” em seu site oficial, colocando a capa da versão do diretor no lugar da Definitive, observem:
Directors_definitive_fox
Tudo isso eu escrevo com dor no coração porque ainda que não seja a “paixão de Cristo”, eu tenho um carinho especial por estas edições da FOX,  inclusive tinha intenção de importar algumas caso não fossem lançadas por aqui, como seria o caso do Coração Valente ou Clube da Luta, sendo que este ultimo que eu tanto esperava, é lançado em edição “requentada”.

Lista das edições duplas e simples:

ALIEN O 8ª PASSAGEIRO – DUPLO
ALIEN VS PREDADOR – DUPLO
ALIENS, O RESGATE – DUPLO
AMANHECER VIOLENTO, O – DUPLO
CLUBE DA LUTA – DUPLO
COMANDO PARA MATAR – DUPLO
CONAN, O BÁRBARO – DUPLO
CORAÇÃO VALENTE – DUPLO
CRUZADA – DUPLO
DIA DEPOIS DE AMANHÃ – DUPLO
DURO DE MATAR AÇÃO –  DUPLO
EU, ROBÔ FICÇÃO CIENTÍFICA – DUPLO
EXPERIÊNCIA, A  – DUPLO
GUARDIÕES DA NOITE TERROR – SIMPLES
JOHNNY & JUNE DRAMA – DUPLO
MINORITY REPORT – DUPLO
MOULIN ROUGE ROMANCE – DUPLO
NOVA YORK SITIADA – DUPLO
PAIXÃO DE CRISTO RELIGIOSO – DUPLO
PLATOON – SIMPLES
PREDADOR – ED. ESPECIAL – DUPLO
QUARTETO FANTÁSTICO – DUPLO
ROBOCOP – O POLICIAL DO FUTURO – DUPLO
ROCKY UM LUTADOR  – DUPLO
STIGMATA – DUPLO
TOURO INDOMÁVEL – DUPLO
X-MEN – DUPLO

[ad#sub550]