Utilidade pública: meleca nos DVDs em Digipak!

26
3506

a_coisa

Nesta semana que passou diversos colecionadores começaram a perceber que uma estranha “meleca” tomou conta da superfície dos discos de suas coleções. Mas calma! O fenômeno acontece somente em DVDs em embalagens Digipak (sim, justamente nos nossas queridas e belas embalagens Digi)!

A meleca aparece em duas formas:

A primeira, e mais assustadora é como “craca” (uma crosta na borda dos discos). Confiram nas fotos:

craca1

craca2

Na segunda, mais comum, a meleca se apresenta na forma de uma substância “gordurosa”, observem:

gordura1

gordura2

gordura3

É importante salientar que a meleca aparece do nada, até em embalagens que estavam lacradas (ou seja, não foram manipuladas por ninguém fora da replicadora). Se você já correu para ver os boxes e percebeu que também foi vítima da “coisa” e se desesperou, não precisa cortar os pulsos com gilete enferrujada! A solução é simples: apenas lave a superfície do disco com água corrente e detergente neutro em movimentos do centro para fora, que tudo está resolvido.

Mas qual seria a real origem dessa meleca? Ninguém sabe ao certo. Seria uma reação química que leva a esta estranha substância se formar? Calor? Variação de temperatura? Talvez nunca descobriremos.

O importante mesmo é limpar bem os discos conforme aconselhamos, pois não se sabe o que pode acontecer quando o disco rodar no player e o laser entrar em contato com essa “coisa”!

😉

[Agradecimento especial ao Fabrício Lopes (primeiro que detectou a meleca), ao Ricardo Sócio e Rodrigo pelas fotos]